Em 2012, recebemos o Prêmio Expressão Ecologia na categoria Construção Sustentável, considerado pelo Ministério do Meio Ambiente como a maior premiação ambiental do Sul do Brasil. Em 2013, a empresa foi novamente contemplada, desta vez na categoria “Conservação de Insumos de Produção – Energia”, em razão do seu Programa de Eficiência Energética.
Esse reconhecimento deve-se às práticas sustentáveis desenvolvidas no edifício matriz, em Florianópolis, baseado no conceito Green Building (Construção Verde). O projeto arquitetônico, da implantação no terreno à escolha de materiais, foi cuidadosamente planejado para oferecer conforto térmico e acústico aproveitando ao máximo recursos naturais de luminosidade, ventilação e insolação.
Outro ponto de atenção ao assunto sustentabilidade, envolve a nossa relação com comunidade local. A empresa disponibiliza um posto de coleta de óleo de cozinha usado, além de contêineres disponíveis para os colaboradores para depósito de resíduos tóxicos (lâmpadas fluorescentes, eletroeletrônicos, pilhas e baterias). Junto aos resíduos sólidos produzidos dentro da sede, o material é encaminhado para descarte adequado, evitando a contaminação do meio ambiente. Todo o lixo reciclável é doado a uma instituição assistencial, que converte resíduos em recursos financeiros. Com a associação ao programa ReÓleo, da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), o óleo coletado é trocado por produtos de limpeza, doados a instituições assistenciais.
Células fotovoltaicas que convertem energia solar em elétrica.
Sensores de presença nos corredores e nos banheiros.
Aquecimento da água dos chuveiros e torneiras proveniente de painéis de aquecimento solar.
Vidros insulados que retêm 70% do calor, diminuindo o consumo de energia do sistema de ar-condicionado.
Manutenção preventiva periódica do sistema de ar-condicionado, que contribui para a detecção de eventuais defeitos e o consumo exagerado de energia. Isso assegura o pleno funcionamento dos equipamentos.
Cobertura adicional do telhado, com a função de ventilação e menor transmissão de calor.
Adoção de notebooks, pois consomem menos energia do que os desktops comuns.
Telhados brancos e paredes revestidas com cerâmica, de cor clara, refletem a luz solar evitando a transferência de calor.
Captação e armazenamento de água da chuva para fins não-potáveis.