SaaS: O que é e como as empresas podem utilizar

SaaS é a sigla em inglês para Software como um Serviço — ou Software as a Service. É a utilização de programas por meio de tecnologias de computação na nuvem, ou seja: ferramentas conectadas à internet que criam soluções remotas para os processos internos das empresas, aumentando a produtividade da equipe e reduzindo custos. Esse movimento tem ganhado cada vez mais destaque no mundo corporativo, principalmente no Brasil. Conheça, neste artigo, como funciona e quais os benefícios que o SaaS traz para as organizações.

Apesar do conceito ser popular, nem sempre o entendimento sobre como ele opera é tão democrático assim. Funciona basicamente como um recurso bastante popular: o Google Documentos. A plataforma surgiu como uma alternativa online para programas de edição de textos, planilhas e apresentações, criando recursos inteligentes de integração e colaboração pela internet que se mostraram uma ótima solução para as empresas. Ela foi capaz de integrar os processos, reduzindo gastos com a compra de softwares físicos e manutenção de servidores.

Mas este é somente um exemplo de SaaS. Os softwares como serviço estão ganhando cada vez mais espaço e se tornando protagonistas da efetivação da transformação digital nas empresas — independente do tamanho ou ramo de atuação. A expansão do SaaS é também observada no Brasil, uma vez que o cenário nacional beneficia os microempreendedores que, por sua vez, dependem de soluções acessíveis, descomplicadas e eficientes para conquistar mercado e se destacar da concorrência.

O Brasil SaaS Landscape 2017 — primeira pesquisa sobre o mercado SaaS nacional — revela que nosso país é destaque na utilização desses serviços, com 92% das empresas adotando pelo menos uma solução de software online. A pesquisa foi realizada com 400 startups e concluiu que o setor atingiu um estágio de inflexão onde, a partir de agora, é inevitável que a expansão do SaaS aconteça nas organizações.

Por que SaaS é a melhor opção para as empresas?

A modernização e otimização dos processos internos é uma das maiores vantagens do SaaS, visto que armazenam os dados e informações em um servidor seguro e permite a atualização remota dos sistemas, excluindo a necessidade de comprar as atualizações para os programas e evitando a obsolescência dos softwares.

O SaaS possibilitou uma série de benefícios, tornando-se um modelo de negócio sustentável e essencial para as empresas. Entre as vantagens de adotar o SaaS nas empresas estão:

  • redução de custos de aquisição;
  • atualizações automatizadas;
  • acessível de qualquer lugar;
  • integração entre os sistemas;
  • automatização dos processos;

A contratação de um software como serviço dispensa uma série de investimentos iniciais com infraestrutura, licença e manutenção. Para utilizar um SaaS, geralmente basta baixar o aplicativo ou se cadastrar no site da plataforma para ter acesso à todos os recursos.

Por se tratar de um serviço oferecido por empresas terceirizadas, o cliente irá adquirir o serviço através de assinaturas ou planos periódicos para ter o direito de usufruir das plataformas e programas, dispensando a compra de discos de instalação ou licenças. Além disso, em alguns casos é possível personalizar o produto ou serviço de acordo com a necessidade da empresa ou dos funcionários.

Dica: os SaaS, normalmente, oferecem uma grande variedade de pacotes, cada um com funções e recursos diferentes para o usuário. Isso permite ao contratante escolher qual plano tem o melhor custo benefício de acordo com suas necessidades e orçamento.

Outra vantagem de implementar o SaaS é que a manutenção e o suporte técnico são facilitados, pois o provedor do serviço é quem fica responsável pela manutenção dos produtos em casos de mau funcionamento, solucionando o problema de maneira remota. O armazenamento dos aplicativos e dados em servidores na nuvem torna mais ágil e fácil o trabalho do pessoal de TI, que poderá priorizar outras tarefas e pensar em soluções que possam, de fato, agregar valor à companhia.

Gostou do conteúdo? Em nosso Blog você confere uma série de artigos sobre soluções corporativas inteligentes para a sua empresa. Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários e não se esqueça de acompanhar a Dígitro no LinkedIn e Facebook.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *