5 benefícios do modelo aaS (as a service) para o seu negócio

Que o modelo aaS ou as a Service é uma realidade mundial, ninguém pode negar. Ofertas de SaaS (Software as a Service), PaaS (Platform as a Service), CaaS (Communication as a Service), CCaaS (Contact Center as a Service) e IaaS (Infrastructure as a Service) surgem todos os dias em um ciclo virtuoso decorrente da crescente demanda por soluções baseadas nesse modelo.

Porém, não se pode deixar se levar por modismos. Antes de escolher por essa opção, você deve ter claros, quais os benefícios sua organização ganhará se optar por esse modelo.

Resumimos cinco benefícios:

1.Confidencialidade, integridade e disponibilidade
Quando você escolhe um arcabouço de recursos tecnológicos que instrumentalize os processos da sua corporação, certamente você espera altíssima disponibilidade de uso e integridade desse ativo intangível: o conhecimento, bem como e sobretudo, confidencialidade dos seus dados e informações. Se um desses pilares ruir, sua operação sofrerá sérios abalos e sua empresa ficará vulnerável. Alguns requisitos do modelo aaS podem garantir esse trinômio: processos instrumentalizados ininterruptamente, confiabilidade dos seus dados, informações e conhecimentos.

2. Redução dos custos
Em tempos onde os ambientes mercadológicos estão muito instáveis, pelas mais variadas razões, seus investimentos devem ser certeiros e focados na sua atividade-fim. Via de regra, as soluções baseadas nas tecnologias da informação e da comunicação (TICs), se posicionam como atividade-meio nas organizações e, portanto, não estão no centro das suas atenções. As ofertas pelo modelo aaS figuram como solução para essa constatação pois você só paga pelo uso dos recursos, não imobilizando capital em hardwares e licenças de softwares básicos e aplicativos. Outro ponto que merece destaque é o fato de, se você utilizar soluções pelo modelo aaS, além da redução dos seus custos com infraestrutura, você também reduz custos com capital humano, já que as soluções tecnológicas serão mantidas e atualizadas pelo prestador dos serviços.

3. Tecnologias sempre atualizadas
Outro benefício que merece destaque reside no combate às altas taxas de obsolescência as quais às TIC estão submetidas. Se você adota o modelo aaS, isso deixa de ser um problema seu e passa a ser do seu prestador de serviços. Ele é quem tem de manter a tecnologia que instrumentaliza seus processos, devidamente atualizada e isso inclui treinamento e capacitação para seus colaboradores.

4. Escalabilidade, dinamicidade e versatilidade
Em determinados segmentos de mercado a sazonalidade é fator importante. Nesse sentido, as ofertas aaS superam em muito as demais alternativas pois você pode aumentar a capacidade de uso por determinado período e depois retornar para fazer frente a sua realidade atual. Essa realidade facilita, também, as organizações que possuem recursos humanos trabalhando em campo ou home office pois basta ter o link de acesso e, dependendo do contrato, um software client de VPN (Virtual Private Network) que lhe permita ter acesso aos instrumentos.

5: Resultados concretos em curto espaço de tempo
Como tudo está na nuvem, você não precisa preparar infraestrutura para hospedar seu parque computacional. Além de reduzir o investimento e os custos, você também ganha tempo para ativar sua solução e, mais importante, para migrar de fornecedor. No modelo aaS, o que vale, de fato, são os dados, informações e conhecimentos que, aliás, são de sua inteira propriedade. Todo o resto é periférico e só lhe traz custos e dependência de novos investimentos se considerada a obsolescência.

Em tempos de instabilidade nos mercados, seja por razões macroeconômicas, seja por razões políticas e seja pela natural saturação em face à globalização, reduzir custos da operação empresarial se tornou condição sine qua non para o crescimento sustentável da sua empresa.

Hoje em dia já não basta focar na qualidade dos bens e serviços oferecidos aos segmentos alvo, é preciso praticar preços agressivos para fazer frente à concorrência e, ao mesmo tempo, ter rentabilidade suficiente para reinvestir no seu negócio.


Uma resposta para “5 benefícios do modelo aaS (as a service) para o seu negócio”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *