Pioneira em tecnologia, a empresa Dígitro completa 40 anos

Internacionalmente conhecida por suas belezas naturais, foi apenas durante os anos 70 que Florianópolis começou a descobrir as suas verdadeiras vocações. Foi somente nesta década que começaram a surgir os primeiros turistas. Nascia aí o embrião do que chamamos hoje de IT, indústria de turismo.

Paralelamente a este movimento, na mesma época, projetos pioneiros de incubadoras fizeram nascer empresas de tecnologia, formando o que conhecemos atualmente como TI, tecnologia da informação. A Dígitro, empresa 100% nacional pioneira no desenvolvimento de soluções de inteligência, tecnologia da informação e telecomunicações, nasceu neste ambiente, em 1977.

Para comemorar os 40 anos, a empresa prepara uma série de eventos, novos serviços e produtos. O marco inicial foi a colocação de uma faixa de 28 metros na fachada da sede da empresa. Estampando o lema “Criando tecnologias para um mundo melhor”, a faixa deixa explícito a missão da companhia brasileira para suas próximas décadas.

Em um ano marcado por recessão e retração do PIB de 3,6%, a empresa encerrou 2016 com crescimento da receita líquida de 5%. Além disso, a saúde financeira da companhia foi fortalecida e a margem EBITDA atingiu 19%, seguindo índices do setor de tecnologia.

Tais indicadores demonstram a resiliência do negócio, com os patamares de receita mantidos e os custos ajustados, apesar das condições adversas de mercado. Com isso, a empresa iniciou o ano de suas quatro décadas com estrutura de liquidez que permitirá novos investimentos e mais ofertas de produtos.

Do analógico ao digital
Poucos anos depois de sua criação, no início dos anos 80, a Dígitro já se consolidava como importante fornecedora de serviços de telefonia. Além de produtos, como distribuidores de chamadas, robôs para testes de centrais e máquinas de mensagem, a empresa se mostrava inovadora, desenvolvendo sistemas que automatizaram e melhoraram significativamente a qualidade de alguns serviços das operadoras.

Foi o caso do 134 (despertador automático) e do 102 (auxílio à lista), utilizando recursos avançados de texto e voz que observavam as características do português brasileiro.

Durante anos, essas soluções tiveram sua qualidade comprovada por milhares de usuários

Pioneira, o salto para a era digital também foi um movimento desbravador. A Dígitro foi uma das primeiras empresas de tecnologia do mundo a implantar o conceito Computer Telephony Integration (CTI, ou Integração entre Computador e Telefonia, em português) em seus produtos, apostando que a informática, tratada à época com desconfiança, seria a base para o desenvolvimento de soluções na área de comunicações. Com isso, uma mesma plataforma pode gerir organizar serviços como PABX, distribuidor de chamadas para call center, gravador, entre outras funções.

DNA inovador
Para obter esses avanços, a empresa sempre deu especial atenção ao seu capital humano, estabelecendo forte cooperação com laboratórios de universidades e centros de pesquisa. A constante inovação está no DNA da Dígitro.

No final dos anos 90, a companhia ingressou no segmento de inteligência e desenvolveu um sistema de monitoramento para a segurança pública, hoje conhecido em todo o Brasil como o Sistema Guardião. Esta inovadora solução tecnológica representa hoje um dos fundamentos das principais operações de investigação dos últimos anos no Brasil.

Com mais 2.500 clientes, a empresa se orgulha de ter sido participante ativa da concretização das vocações de Florianópolis, IT e TI. E, com a experiência de 40 anos de mercado, a companhia está pronta para criar tecnologias para um mundo melhor.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *