Transcrição de áudio de alta qualidade: como fazer?

A documentação de reuniões, entrevistas, atendimentos ao cliente e outras formas de interação no ambiente corporativo ou governamental é cada vez mais fundamental. Ela garante a eliminação de erros de interpretação, ajuda a tirar dúvidas sobre compromissos assumidos e a esclarecer situações que, com o passar do tempo, podem representar algum tipo de desafio a ser superado.

Tão importante quanto gravar a voz dos participantes para consulta futura é conseguir localizar trechos das falas. Essa possibilidade deve atender a uma premissa indispensável: os trechos das gravações precisam ser encontrados com rapidez e exatidão. Isso só é possível quando se faz uma transcrição de áudio de alta qualidade.

De fato, uma série de recursos tecnológicos — inclusive de baixo custo — disponíveis no mercado oferecem a capacidade de gravação. São celulares (desde os mais simples até os smartphones), computadores e até equipamentos dedicados como gravadores, que oferecem níveis diferenciados de captação e registro da voz humana. Alguns têm microfones embutidos, outros aceitam a conexão com esse periférico por meio de um fio, mas a maioria peca por não oferecer um grau de pureza do áudio condizente com a proposta final: a constituição de um registro oficial de uma reunião que possa facilmente ser ouvido e entendido por quem precisar consultá-lo.

Isso acontece porque a maioria dos dispositivos não é desenvolvida para um tipo específico de ambiente. Eles são gravadores de amplo uso ou simplesmente itens que possuem outras funções. Logo, o fabricante não precisa dedicar grande parte dos recursos de pesquisa e desenvolvimento para atender a esta demanda específica. O resultado são eletrônicos que, para oferecerem bons resultados, precisam ser usados em situações específicas. Por exemplo: uma sala bastante silenciosa, distantes de outras fontes produtoras de ruídos e perto do que se quer captar.

Você sabe que esse tipo de ambiente ideal nem sempre está disponível — e não é possível comprometer o armazenamento de informações importantes para a empresa por conta de uma limitação espacial. Felizmente, a tecnologia evoluiu e pode ajudar neste sentido.

Plataforma oferece transcrição de áudio de alta qualidade a partir de qualquer dispositivo

 

Soluções baseadas na computação em nuvem e em algoritmos de processamento de linguagem natural levaram a tarefa de transcrição de áudio a outro nível. Diferentemente do que acontece com os ouvidos humanos, que por vezes não conseguem distinguir sons que estejam poluídos ou apresentem falhas de captura, há sistemas especialmente desenvolvidos para “entender” o que é dito, mesmo sob as mais severas condições.

Isso é possível porque a voz humana gravada em formato digital tem mais de cem elementos de identificação que podem passar despercebidos pela audição das pessoas, mas não pelos “ouvidos” altamente treinados das máquinas. Essa característica permite inclusive usar a própria voz como elemento de identificação biométrica, dando a possibilidade de reconhecer 97 identidades diferentes a cada universo de 100 pessoas. A acuracidade é válida inclusive para quem tem o mesmo DNA, como gêmeos.

Tamanha confiabilidade pode ser atribuída ainda ao desenvolvimento constante dos sistemas que fazem o reconhecimento, de modo que plataformas multinacionais como a criada e operada pelo Google consiga ter uma taxa de precisão superior a 95% de tudo o que “escuta”. Isso habilita os sistemas a serem classificados como detentores da capacidade de entendimento do mesmo nível humano.

Identificação precisa

 

A capacidade de reconhecer diferentes padrões vocais faz com que plataformas já existentes no mercado façam a transcrição de áudio não só em tempo real, mas com separação por falante e identificação ao longo do texto. Isso significa que ao ser usado em uma reunião que se estendeu por duas horas e contou com seis participantes, por exemplo, é possível localizar a fala de cada um deles (que já aparecerá transcrita no documento indicando quem falou) no momento em que ela aconteceu.

Além de converter em palavras escritas o que foi dito oralmente, o usuário pode selecionar os trechos que gostaria de ouvir da gravação, selecionando o interlocutor e o momento exato de interesse, eliminando a necessidade de ouvir longos arquivos e fazer a interpretação subjetiva do que foi dito.

Para falar sobre tudo isso e outros aspectos fundamentais da transcrição de áudio de alta qualidade, nós convidamos você para participar conosco do webinar que faremos sobre esse assunto. Elaboramos uma pauta completa de questões, informações e respostas para dúvidas sobre como essa tecnologia funciona e de que maneira você pode utilizá-la na sua organização.

Para acompanhar e interagir conosco no dia do webinar, que será ao vivo, basta se inscrever por meio desta página e ficar atento. Será imperdível!

Para saber mais sobre esse assunto, também disponibilizamos conteúdos no nosso blog e no nosso site. Acesse e aumente o nível de compliance da sua empresa por meio das últimas tendências em soluções de transcrição de áudio de alta qualidade.

transcrição de áudio de alta qualidade


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *