Por que um parceiro de tecnologia na comunicação deve ser inovador?

Há cerca de 15 anos, os serviços de e-mail ofereciam no máximo 5MB de armazenamento na caixa de entrada. Até que, em um determinado dia de 2004, veio ao mundo uma proposta revolucionária: o Gmail, um dos produtos mais populares do Google. Na época, o destaque ficava por conta da sua capacidade de guardar mensagens: 1GB! O que isso prova? Que a evolução da tecnologia na comunicação é muito rápida.

Não faz tanto tempo, a geração anterior aos millennials, tinha acesso apenas ao telefone fixo. Hoje, é imprescindível estar atento aos usos do mobile. No começo, o envio de mensagens por SMS era uma grande novidade. Apesar de ainda ser utilizado, principalmente comercialmente, há outras formas de comunicação por aplicativo que têm se disseminado cada vez mais. Se pensar na tecnologia na comunicação, não há como negar que qualquer um pode carregar um computador potente no bolso: o seu próprio smartphone.

Em qual parte entra um parceiro inovador? Justamente na hora de garantir que a tecnologia na comunicação presente na sua empresa seja a mais atualizada. Ou, melhor, pioneira. Com uma evolução tão acelerada, o enorme poder computacional de um smartphone e novas opções em curtos espaços de tempo, é fundamental acompanhar para não ficar para trás. Sem uma parceria dessas, com foco em inovação, o seu negócio pode estar deixando de usufruir benefícios.

Como acompanhar a evolução da tecnologia na comunicação?

O parceiro inovador é o ponto de partida. Se os concorrentes estiverem aliados com empresas que focam em soluções de vanguarda, eles estarão sempre atualizados. Se você não estiver fazendo o mesmo, certamente perderá não só os benefícios da evolução da tecnologia na comunicação, mas também cedendo espaço de mercado.

A evolução na tecnologia na comunicação permite ainda que outro ponto seja desenvolvido com mais eficiência, a preocupação com o atendimento ao cliente. Para tanto, é necessário que exista um parceiro inovador apoiando e fazendo com que o negócio atendido consiga conquistar a todos os objetivos comunicacionais estabelecidos. Ou seja, é alguém que está preocupado com  o seu sucesso. O que é chamado de customer success, ou sucesso do cliente.

A preocupação com o sucesso do cliente é um conceito importante que tem acompanhado as empresas que pretendem se tornar mais do que fornecedores, mas verdadeiros aliados. Da mesma forma que a tecnologia na comunicação deve servir para sua empresa ser atendida pelo seu parceiro da melhor forma possível, o mesmo vale para quando realizar a interação com seus próprios consumidores.

Quando se fala em tecnologia, principalmente na interação entre pessoas ou na relação empresas-clientes, é preciso que a inovação seja uma constante. Por esse motivo, que o parceiro certo deve se preocupar com seu sucesso, pois assim irá conseguir ajudá-lo a gerar um excelente atendimento em diferentes canais – novos e antigos.

A imersão do parceiro inovador no seu negócio

Os parceiros de tecnologia da comunicação precisam estar 100% por dentro do seu core business. Por qual motivo? Por estarem concentrados em fazê-lo alcançar o sucesso. A satisfação com um serviço ou produto de comunicação acontecerá apenas se a empresa obtiver uma solução que permita gerar resultados. Então, para conseguir que isso aconteça, é recomendável contar com alguém que o conheça profundamente, acompanhando seu dia a dia.

Por sua vez, além do parceiro inovador estar por dentro do que acontece internamente, a própria empresa deve replicar o comportamento com seus próprios clientes. Como isso é possível? Acionando as tecnologias na comunicação que permitam conhecer o público-alvo: quais são seus canais preferidos de interação, qual o tempo médio em que esperam ser atendidos, quais são as solicitações que fizeram anteriormente, entre outros.

Em ambos os casos é primordial que exista uma solução de comunicação para que os contatos sejam feitos da forma mais tranquila possível. Você conseguirá falar sem problemas com seu parceiro e seus clientes terão o mesmo benefício para interagir com sua empresa, seja por telefone, redes sociais, chat ou em sua plataforma preferida. A inovação consiste em permitir que se esteja cada vez mais perto do público-alvo. Esse é o verdadeiro papel de um parceiro que se preocupa com o sucesso da sua empresa.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *