Como encontrar a tecnologia IP correta para a comunicação da sua empresa

A tecnologia IP está presente numa série de soluções utilizadas para várias finalidades: nos chamados circuitos fechados ou circuitos internos de televisão IP (CFTV IP), que monitoram residências, empresas e até locais públicos, como também em ferramentas comuns na rotina das pessoas, como os serviços de troca de mensagens. Por exemplo, no WhatsApp e Telegram. Por conta da diversidade de opções é comum que surjam dúvidas como: qual é a melhor escolha para a empresa? Quais os direcionamentos que os fornecedores devem oferecer? Quais são as minhas principais opções?

O importante é que esses questionamentos sobre tecnologia IP trazem um ótimo sinal: você está enxergando o valor agregado que está por trás de todas as soluções que citamos acima e muitas outras. A utilização de uma comunicação IP é prova de que a empresa está de olho no futuro e pretende viabilizar constantes inovações. Tudo isso só traz benefícios, pois poderá resultar no uso de funcionalidades que facilitam as interações, aumentam a produtividade e a satisfação para os usuários.

Entre as principais opções de tecnologia IP que têm se destacado no mercado – e obtido uma procura significativa por empresas de setores distintos, podemos citar:

  • comunicações unificadas: capacidade de se relacionar com diferentes pessoas em qualquer plataforma ou meio (voz, texto, arquivo);
  • contact Center: capacidade de atender diversas mídias, inclusive mídias sociais, em um centro de atendimento, com informações consolidadas;
  • redes convergentes: consegue aproveitar de sua capilaridade geográfica para fazer o pagamento de chamadas externas como sendo locais, mesmo ligando de outras regiões e DDDs.

Neste sentido, é fundamental que exista um fornecedor parceiro que irá direcionar para a melhor escolha de tecnologia IP.

O papel do fornecedor na escolha da tecnologia IP

Para responder todas as dúvidas da empresa e ajudá-la a selecionar a tecnologia IP que irá trazer resultados concretos, é imprescindível ter um fornecedor parceiro desde o momento do planejamento de implantação. O fornecedor irá atuar além da “escolha da tecnologia IP” em si, pois precisará verificar fatores como infraestrutura e quais elementos irão impactar nos resultados esperados a partir da aquisição das soluções.  

Um fornecedor de tecnologia IP que pode ser considerado um verdadeiro parceiro irá verificar com os gestores e responsáveis qual o tamanho do investimento que estão dispostos a realizar. A infraestrutura é essencial para garantir que a escolha adequada seja realizada, pois atuará em conjunto com a solução para gerar todos os benefícios dos recursos IP para comunicação. A partir disso, da análise da infraestrutura, do ambiente e das expectativas, é que irá direcionar para uma decisão.

Nisso, o fornecedor entrará com configurações e funcionalidades da tecnologia IP que, dentro do cenário da empresa, irão trazer redução de custos e ganhos na produtividade. Neste último caso, é esperado que as soluções integrem equipes, pois ao trazer mobilidade, os colaboradores poderão utilizar desde voz até chats e outras formas para se comunicar internamente. Em qualquer hora e em todos os lugares.

Pensando em todos esses motivos e possibilidades de benefícios, o papel do fornecedor está embasado em: ouvir o cliente. Por exemplo, saber quais as necessidades das empresas e requisitos de infraestrutura. E, somente com base nisso, irá oferecer uma solução de comunicação IP baseada em produtos ou serviços (Software as a Service ou software como um serviço – SaaS) que atendam principalmente os seguintes requisitos:

  • mobilidade: como exemplificamos, consegue-se disponibilizar um ramal dentro do celular, disponibilizando todos os recursos do (Private Automatic Branch eXchange) PABX em um aplicativo;
  • integração com outras mídias: a comunicação de voz passou a ser mais um recurso. A comunicação por chat, a troca de arquivos e a integração com outras mídias sociais amplia as capacidades do colaborador;
  • economicidade: redução de custos com telefonia.

Na hora de encontrar a tecnologia IP correta, faça questão de contar com um fornecedor que irá oferecer os diferenciais competitivos acima para sua comunicação. Ele deve dar ênfase nos benefícios que a solução apresenta, mas sempre de acordo com as necessidades e demandas do cliente.

produtividade ebook


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *