Quais as vantagens dos serviços de computação em nuvem para comunicação?

Os serviços de computação em nuvem estão em expansão no Brasil. Diversas empresas, de diferentes portes, têm adotado e se beneficiado com a inovação. Entre eles, a utilização da comunicação cloud computing.  A evolução do que antes era baseado em data center e hardware veio para ficar e, é claro, melhorar os processos internos e externos dos negócios. Como tudo que se transforma positivamente, as organizações estão recebendo agora uma opção mais fácil e intuitiva.

O mercado que engloba os serviços de computação em nuvem tem se mostrado como uma ótima oportunidade para investimento. Os empresários têm visualizado um cenário bastante promissor para a tecnologia cloud computing. Com isso, o cloud computing, que abraça segmentos variados, ganha ainda mais relevância. Qual o significado disso? Se os especialistas estão vendo um campo positivo para apostar é porque há muitas vantagens por ali.

Em 2017, um levantamento apontou que os serviços de computação em nuvem cresceram 20% somente no primeiro semestre quando comparado com 2016. Independentemente da situação econômica do Brasil, o interesse e investimentos ultrapassaram qualquer barreira e a procura por cloud computing tem se tornado ainda maior. A mesma pesquisa destaca o País como um centro importante na entrega de resultados e motivador das buscas por soluções em nuvem.

O que as empresas ganham com serviços de computação em nuvem para comunicação?

Quais os ganhos de uma empresa que investe em comunicação cloud computing? Em primeiro lugar no ranking: economia. O que acontece por não ser mais necessário fazer uma aquisição física, ter custos com a manutenção de equipamentos e mão de obra especializada para manter uma infraestrutura de comunicação própria. Com os serviços de computação em nuvem também pode-se contar com uma infraestrutura independente, segura e com total privacidade dos dados.

O uso prático das vantagens dos de serviços de computação em nuvem é exemplificado na reportagem do portal Pequenas Empresas e Grandes Negócios. A matéria relata o caso de uma grande franquia de café que precisava usar um servidor próprio para centralizar o gerenciamento de todos os processos da operação. Era necessário utilizar muitos recursos, principalmente em datas comemorativas, e o hardware não conseguia dar conta. Sempre que isso acontecia, acabava gerando demora no atendimento e processamento. Para expandir, a organização optou por adotar cloud computing.

A mesma aplicação pode ser replicada na comunicação com serviços de computação em nuvem. Basta pensar em como escalar e manter um bom atendimento com o consumidor. Porém, a lista de benefícios não acaba. Com o suporte cloud computing, a economia é realmente um destaque, mas ainda se ganha algo imprescindível: a mobilidade. Pois a estrutura de comunicação não ficará somente restrita em um ambiente fechado, como os tradicionais data centers, mas estará acessível em qualquer lugar do planeta por meio da Internet.

Descartar ou ignorar o potencial dos serviços de computação em nuvem para comunicação pode resultar em perdas estratégicas, principalmente para os departamentos de Tecnologia da Informação (TI). Cloud computing não é uma tendência, mas parte de um presente em constante evolução. Por esse motivo, estar atento às evoluções e inovações da tecnologia irá garantir que a empresa não ficará para trás ou que terá de enfrentar dores de cabeça mais adiante, quando a empresa precisar de algo que a estrutura antiga não oferece mais.

Adotar os serviços de computação em nuvem para comunicação não é complexo. Na verdade, é um acréscimo de facilidades para a atuação da T.I. dentro da empresa. Sem cloud computing, perde-se agilidade na comunicação e, por consequência, na produtividade. Em determinadas ocasiões, deixa-se sob risco o controle de informações estratégicas e há um aumento de custos com manutenção e infraestrutura próprias.

Como as soluções de cloud computing podem ser aplicadas na comunicação?

Entre os casos de aplicação dos serviços de cloud computing na comunicação, podemos citar os atendimentos e processos automatizados. A automatização de processos, fazendo com que os colaboradores foquem mais no core business e que se possa fazer o operacional de forma intuitiva, faz com que a organização aumente sua produtividade e capacidade de especialização estratégica dos times.

A automatização traz agilidade e, muitas vezes, termina em satisfação para todos. Por quem está solicitando uma comunicação e por quem está do lado contrário, oferecendo a informação. Tudo feito de forma rápida, simples e sem desperdiçar tempo dos profissionais com processos burocráticos. As automatizações podem ocorrer em prestadores de serviços e assistência técnica. Mais aplicações: auxílio no controle de logística e comunicação segura e de baixo custo entre times e projetos.

Quer saber mais das vantagens que uma empresa consegue obter a partir da aplicação de cloud computing na comunicação? Deixe sua pergunta ou sugestão!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *