Quais os objetivos da comunicação empresarial que sua empresa deve buscar?

A comunicação empresarial pode ser vista sob duas óticas. A primeira, externa, lida com os clientes da sua empresa. A segunda, interna, aborda o relacionamento entre os seus colaboradores, fornecedores e parceiros.

Cada uma delas possui características e processos próprios e, por isso, os objetivos da comunicação empresarial que devem ser conquistados são diferentes. Embora o propósito final das organizações possa ser o mesmo, esse é um momento no qual se deve estabelecer expectativas e metas específicas. No final, é possível ver uma conexão dos resultados e impactos que um causa no outro.

Quais são os objetivos de comunicação empresarial que devem, então, servir para os clientes e para a equipe?

Objetivos de comunicação empresarial para clientes

É fundamental investir numa boa comunicação com seus clientes e parceiros para atrair mais prospects, fidelizar os novos e atuais consumidores e expandir a atuação no mercado. De forma ampla, esse é o pilar dos objetivos de comunicação empresarial com foco externo. Pensando nisso, há muitos pontos que podem ser melhorados nesse sentido, com a intenção de mostrar e esclarecer para os clientes, por exemplo, a história, o propósito e a evolução do portfólio da empresa.

Inicialmente, os objetivos de comunicação empresarial com foco em clientes podem ser divididos em:

  1. Entender a melhor forma de se comunicar com os clientes: saber onde estão, como é seu comportamento e o que esperam receber.
  2. Oferecer canais de comunicação abertos e unificados: o cliente precisa saber que se precisar, poderá entrar em contato com a empresa por diferentes formas. Melhor ainda, ele conseguirá ser atendido e a informação dada em um canal, como o Facebook, estará integrada caso ele resolva utilizar um chat para tirar dúvidas, fazer sugestões ou dar andamento em uma questão.
  3. Bom atendimento em todos os canais: o consumidor ou parceiro jamais deve ter receio de ligar para a empresa e não conseguir resolver alguma questão. O bom atendimento deve ser uma regra em todas as interações. É um dos objetivos da comunicação empresarial mais relevantes para obter resultados positivos e estreitar relacionamentos comerciais.
  4. Atendimento ágil: numa era em que os consumidores estão cada vez mais impacientes e querem receber informações rapidamente, a agilidade tornou-se palavra-chave num atendimento externo. Por esse motivo, a empresa deve estar disponível, evitar burocracias e ser o mais ágil desde o começo até o momento da entrega do que o cliente procura.
  5. Esclarecer estratégia e missão: nem sempre o cliente sabe qual o propósito da empresa e, nos tempos atuais, perde a conexão com valores que poderia ter em comum. Para ficar mais fácil de visualizar, é possível dizer que a Disney não quer apenas trazer milhares de pessoas para os seus parques, mas que pretende criar felicidade e, principalmente, dar um dia mágico para seus visitantes.
  6. Evidenciar os produtos: algumas vezes, por falta de comunicação, o cliente não sabe que a empresa do qual já adquiriu um equipamento também possui mais opções. Por conta disso, ao invés de fazer uma compra numa marca que conhece e faz uso, acaba adquirindo de um concorrente. Evidenciar os produtos da empresa é uma excelente estratégia para cross-selling ou, até mesmo, up-selling.

Objetivos de comunicação empresarial interna

Dentro das empresas, é comum que muita informação se perca ou que existam problemas por conta de falta ou ruídos de comunicação. Não apenas entre colegas, mas otimizar as interações em diversos níveis facilitará bastante a execução de tarefas e as análises dos gestores. Todos precisam saber o que cada um precisa, o colaborador precisa saber o que deve ou não deve fazer.  Os objetivos de comunicação empresarial interna permitem que as estratégias, diretrizes e normas fiquem bem claras.

Construir bons indicadores de comunicação para avaliar corretamente o que está acontecendo no desempenho individual e coletivo da equipe é primordial para qualquer negócio. Porém, mais do que isso, as informações que compõem os indicadores não podem conter qualquer ruído ou serem passadas de forma obscura. Os gestores precisam que a comunicação interna funcione corretamente e que esses dados cheguem até eles para que possam ser analisados.

Num contact center, por exemplo, é fundamental ter indicadores construídos e acompanhados de forma sólida – com as informações internas chegando até os gestores –  para prever gargalos ou investimentos. Alguns deles: quantas chamadas entraram, qual a origem das chamadas, quantas chamadas são por voz, quantas são por e-mail, quantas por chat e demais canais.

Qual a principal função do meu canal de comunicação corporativo interno?

Dentro do canal interno, uma das principais funções realizadas e que deve fazer parte dos objetivos de comunicação empresarial é: informar os funcionários em todos os canais. Nos sistemas específicos, é possível saber o que está acontecendo em tempo real. O profissional conseguirá um conjunto completo de relatórios e extrair históricos de tudo que ocorreu. São fontes de informação que permitem uma comunicação eficaz.

Com os objetivos implementados, as empresas conseguem otimizar o capital humano, mirando em atividades estratégicas com profissionais capacitados e deixando o operacional mais automatizado.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *