Mitos e verdades sobre telefones IP em empresas consolidadas

A necessidade de reduzir custos e tornar a operação como um todo mais eficiente exige que as empresas repensem seus processos internos — e a telefonia é um dos pilares dessa mudança. Com o avanço da banda larga e a melhora na qualidade das conexões, os telefones IP são uma alternativa cada vez mais utilizada. A pesquisa TIC Empresas, produzida pelo Centro regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), mostra que eles já representam 25% do mercado de soluções por voz. Em 2010, esse percentual era de apenas 15%.

A expectativa dos especialistas é que esses números sigam uma curva crescente nos próximos anos, com a popularização da tecnologia e a capilaridade das conexões telefônicas. Segundo dados da pesquisa da MarketsandMarkets, o setor terá um crescimento de 27,5% até o fim de 2019, com investimento de US$ 17 bilhões de dólares.

Um dos principais motivos dessa tendência positiva é o fato de esse tipo de solução permitir fazer ligações utilizando a internet para números IP, o que reduz o custo das chamadas e facilita a comunicação entre ramais e entre empresa e cliente.

Apesar de ser uma solução cada vez mais adotada no universo corporativo, ainda há muito desconhecimento sobre sua aplicação e quais são seus reais benefícios. Para esclarecer as principais dúvidas com relação à comunicação IP, nossos especialistas prepararam esse artigo exclusivo. Continue a leitura e saiba mais sobre os mitos e verdades desse tipo de tecnologia.

O que são os telefones IP

 

Os telefones IP são equipamentos dotados de uma tecnologia que possibilita a comunicação por meio de protocolos de internet. Isso significa que as pessoas podem falar com interlocutores localizados em qualquer parte do mundo sem a necessidade de adquirir uma linha telefônica. A voz é capturada e convertida em pacotes que podem ser transmitidos por protocolo TCP/IP.

Essa solução permite que a transmissão de dados seja realizada entre dois computadores ou de um computador para um telefone. Seu funcionamento é praticamente igual ao VoIP (Voice over Internet Protocol, ou Voz sobre o Protocolo de Internet), sendo que a única diferença é que o segundo não requer um aparelho específico, apenas o software.  

7 mitos e verdade sobre os telefones IP

 

As ligações IP são de baixa qualidade

 

Mito.

Esse é um dos mitos mais difundidos com relação à telefonia IP no Brasil, mas que, de certa maneira, tem como base uma verdade. Quando a telefonia IP começou a ser implantada no país, entre os anos 1990 e 2000, era fato que as empresas não dispunham de links de internet de qualidade. Isso fazia com que as ligações apresentassem vários problemas, como interrupções, quedas e uma demora muito grande entre o que era falado e o que se escutava. Mas o problema não eram os telefones IP, e sim a conexão com a internet. Hoje, com a banda larga e a melhora contínua dessa tecnologia, a comunicação IP evoluiu muito, podendo ser usada até mesmo fora do ambiente organizacional graças ao benefício da mobilidade.

As ligações feitas por telefones IP são gratuitas

 

Depende.

Para as ligações realizadas dentro da empresa, a frase é verdadeira. Isso significa que quando as chamadas são internas, por ramais, o custo da chamada é realmente zero. Mesmo se a matriz, as filiais e os escritórios estiverem localizados em cidades diferentes, não há cobrança de tarifa. Isso é possível porque as ligações utilizam a rede para fazer a comunicação e trafegar a voz. Porém, para as chamadas externas, em que é preciso de uma operadora, há custo (mais baixos que na telefonia tradicional, como veremos a seguir).

A comunicação IP gera economia para a empresa

 

Verdade.   

Embora não existam dados oficiais, estima-se que a comunicação IP possa reduzir em até 70% os custos relacionados à telefonia. Em ligações interurbanas, por exemplo, que costumam ter um preço bastante elevado, é muito mais vantajoso utilizar o VoIP, uma vez que o preço fixado é o mesmo independente da distância e do horário. Outro ponto positivo é que ela é adaptada aos dispositivos móveis, podendo gerar grandes economias nas contas de celular.

O uso de telefones IP não é para todas as empresas

 

Mito.

 Muitas pessoas acreditam que a telefonia IP é algo exclusivo para grandes empresas ou, ao contrário, para startups que já nascem atreladas às soluções tecnológicas. A verdade é que essa plataforma pode ser utilizada por qualquer tipo de organização. Desde aquelas com centenas de funcionários ou as que possuem apenas cinco ou seis ramais. Há diferentes tipos de projetos voltados às pequenas corporações ou multinacionais. Você pode escolher o formato que melhor se adequa à sua situação, seja adicionando recursos mais elaborados ou limitando-se às funcionalidades mais básicas, como siga-me, transferência de ligações, URA e relatórios gerenciais.   

Não é preciso uma linha fixa para funcionar

 

Verdade.

Essa tecnologia pode funcionar somente com sinal de internet (4G) ou internet banda larga.   

Os telefones IP oferecem mais recursos que a telefonia tradicional

 

Verdade.

Os equipamentos IP são muito mais complexos e avançados. Eles permitem a integração com soluções de gravação de chamadas e podem receber ligações de diversas origens (via SIP ou entroncamentos E1 (por meio de gateway). Os dispositivos associados, que eram chamados de ramais, agora podem ser substituídos por eficientes dispositivos SIP (aplicativos para iOS e Android; desktop; telefones IPs).

A implantação do sistema é cara e demorada

 

Depende.

Isso vai depender muito de quanto a empresa precisa ou quer mexer na sua infraestrutura. A migração completa, com troca dos cabos e equipamentos, pode envolver sim altos custos, porém não é a única saída para quem deseja modernizar seu parque de telecomunicações. Hoje em dia existem soluções como as centrais híbridas que unem o melhor dos dois mundos: instalam a nova tecnologia sobre a rede já existente. Assim não é preciso fazer grandes mudanças ou comprometer o orçamento para se beneficiar de todas as vantagens oferecidas por essa tecnologia.  

Quais são as vantagens da telefonia IP

 

O principal benefício de investir em telefones IP é a economia que eles proporcionam às empresas. Como vimos, as chamadas por ramal são realizadas a custo zero e mesmo as ligações que são cobradas possuem tarifários muito mais baixos se comparados aos valores praticados pela telefonia tradicional. Isso garante uma redução de custos significativa para organizações de todos os setores e tamanhos.

A mobilidade é outro ponto positivo. É possível fazer ligações por meio de telefones IP, celulares, computador utilizando um mesmo ramal, seja dentro ou fora da empresa. Basta ter uma boa conexão com a internet. Além disso, os módulos e funcionalidades podem variar conforme a necessidade do cliente, fazendo com que essa seja uma tecnologia bastante flexível, que se adapta perfeitamente a qualquer projeto.

É possível ainda adicionar ou remover ramais e gravá-los muito rapidamente, garantindo escalabilidade. Podemos destacar ainda a facilidade de comunicação entre as equipes de trabalho, mesmo aquelas distantes fisicamente, e a possibilidade de fazer reuniões durante os períodos de viagem.     

Em resumo, com a tecnologia IP você pode:

  • Fazer chamadas gratuitamente entre os ramais;
  • Realizar ligações externas a um preço reduzido;
  • Encaminhar a reencaminhar chamadas;
  • Identificar chamadas;
  • Realizar conferências por voz ou vídeo;
  • Ter acesso a relatórios gerenciais;
  • Filas de atendimento, permitindo que seu cliente aguarde em linha;
  • URA (Unidade de Resposta Audível).

Os telefones IP são uma excelente opção para as empresas que desejam evoluir sua comunicação corporativa, mas antes de tomar qualquer decisão, não esqueça de avaliar a sua rede e a qualidade da conexão de internet da sua empresa. Não se esqueça de que esses são fatores fundamentais para que a mudança tenha resultados positivos.

Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de todas as novidades do mundo das telecomunicações. Para conhecer melhor os produtos e soluções da Dígitro acesse o nosso site. Você também pode solicitar um orçamento gratuito na nossa página de contato.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *