Por quais motivos é tão importante investir no mercado de comunicação para escalar?

O mercado de comunicação acompanha as transformações e necessidades das empresas em diferentes aspectos. Atualmente, a parte técnica não está sozinha. É preciso que a evolução tecnológica em soluções de comunicação tenham também como foco o Customer Success, ou Sucesso do Cliente. De acordo com a publicação “Customer Success”, de Dan Steinman, Lincoln Murphy e Nick Mehta, isso significa se tornar um dos responsáveis por uma porção bastante relevante da saúde financeira das organizações.

Como o mercado de comunicação focado em Customer Success funciona? Potencializando a captação de novos clientes, aumentando a produtividade e reduzindo custos. Um exemplo é instigar e facilitar a comunicação com o “cliente do cliente” por meio de tecnologias de contact center multicanal que tornam o atendimento mais agradável e efetivo. Pode-se também aumentar a capacidade de atendimento ao consumidor por meio de automatizações, como URA (Unidade de Resposta Audível) e chatbots. Adicionalmente, a comunicação unificada é utilizada pelos colaboradores para ampliar a produtividade, propiciando maior cooperação entre os mesmos.

Soluções em nuvem no mercado de comunicação

O mercado de comunicação deve possibilitar que as empresas cresçam mantendo o foco no seu core business, no que é de fato o seu negócio. Em outros termos, o cliente deve ter as soluções de comunicação sem precisar se preocupar na manutenção e na disponibilidade dela. Ou ainda sem ter custos com equipamento e equipe de suporte.

No mercado de comunicação, as soluções em nuvem fazem com que as empresas possam ter acesso a inovações, como a comunicação unificada ou o contact center multicanal. Tudo isso sendo disponibilizado através de uma simples conexão de Internet. Neste caso, o provedor é quem irá cuidar de tudo: a manutenção, o SLA (Service Level Agreement ou Acordo de Nível de Serviço) que garantirá que não haverá falhas como, por exemplo, ficar sem o serviços de telefonia e as atualizações tecnológicas.

Além disso, com as soluções em nuvem promovidas dentro do mercado de comunicação, a escalabilidade é totalmente facilitada. Se a empresa precisar expandir a solução, basta solicitar ao provedor a ampliação de posições de atendimento do contact center ou do número de usuários da comunicação unificada. Do lado da empresa que está utilizando os serviços, a infraestrutura por trás é completamente transparente, como qual o porte do equipamento que está na nuvem um dos recursos que são de responsabilidade do provedor.

Cloud Computing ou On Premise: modalidades comerciais para escalar

Cloud computing, como falamos, é sinônimo de flexibilidade imediata. Mas, em determinadas ocasiões, existem negócios que preferem manter as soluções dentro da própria instalação, utilizando um serviço ou produto físico mais convencional, o que chamamos de on premise. Neste caso, as empresas de comunicação podem auxiliar nas diferentes modalidades comerciais que são oferecidas. Não só com tecnologia, mas também na parte financeira, um parceiro de confiança pode contribuir bastante com o crescimento.

Empresas de comunicação preocupadas com o sucesso do cliente pensam fora do conceito tradicional de fazer negócios, ofertando amplo leque de modalidades comerciais. É possível escolher entre diversas formas de adquirir uma solução: comprar, alugar, financiar ou por leasing (arrendamento mercantil).

A locação, similar a contratar um serviço, é uma modalidade que gera muito interesse para as empresas, pois não é preciso negociar contratos de manutenção e atualização tecnológica. Também, quando precisar ampliar a estrutura, não precisará se preocupar se irá perder investimentos realizados em cima da aquisição de equipamentos.

Em sua opinião, quais requisitos não podem faltar nas empresas de comunicação que pretendem ajudar os negócios a escalar? Deixe um comentário!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *