A importância de investir no clima organizacional para qualificar resultados

Investir no clima organizacional é uma iniciativa positiva que reflete nos resultados que a empresa pode gerar. Os funcionários que se sentem motivados, satisfeitos e valorizados tendem a ser mais produtivos e apresentam alto desempenho em suas atividades na empresa.

Chiavenato (2005, pg. 52) afirma que “o clima organizacional influencia a motivação, o desempenho humano e a satisfação no trabalho”.

Assim como Luz (2005, pg. 12), o qual declara que o clima “é o reflexo do estado de ânimo ou do grau de satisfação dos funcionários de uma empresa, num dado momento”.

A consequência de um bom clima organizacional fará com que a empresa atinja as suas metas e crie um relacionamento saudável entre colaboradores e clientes. Além disso, a tendência é que ela cresça, se expanda e se torne uma referência por ser um ambiente organizacional excelente para trabalhar.

WEG – Topo da lista das melhores empresas para trabalhar

A WEG, multinacional brasileira que atua na área de engenharia elétrica, automação e energia, com sede em Jaraguá do Sul/SC, é um exemplo que investe no ambiente organizacional.

Ela atingiu a 1ª posição como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil, conforme Revista Você S/A, presente no guia pelo 9º ano. Para se manter crescendo, ela foca na constância de um bom clima organizacional.

Em 12 meses, a satisfação dos colaboradores obteve um índice adicional de 9,5%, o que trouxe resultados significativos como uma das melhores empresas para trabalhar, além do aumento de sua receita.

Para muitas organizações, essas ações implicam em gastos, aumento nos custos que poderiam afetar negativamente o seu crescimento. No entanto, os efeitos são contrários! A empresa cresce muito mais e se consolida no mercado. Poderia citar outras como a Suzano, Electrolux, Kyly e tantas outras. Todas essas apoiam investimentos para manter um bom clima organizacional e, por isso, se destacam dentre os seus concorrentes.

Abaixo listamos a importância desse investimento para qualificar resultados. Mais adiante, apresentamos algumas técnicas, ferramentas que essas empresas de referência utilizam para serem bem sucedidas e permanecerem em constante crescimento.

Impactos ao investir no clima organizacional

O clima organizacional é o termômetro de como a empresa se encontra. Se há empregados insatisfeitos, muita rotatividade, faltas frequentes, acidentes de trabalho constantes, reclamações ou falha na comunicação sua empresa deve ligar o alerta. Todos esses comportamentos dificultam o crescimento na empresa e será necessário preparar um plano de ação para mudar esse quadro.

Investir no clima organizacional pode qualificar os resultados da empresa. Além disso, se existe um cuidado, uma atenção no capital humano é sinal de que a empresa tem maior capacidade de inovar e ser criativa, o que atrai investidores a olhar para ela de maneira diferenciada.
Para demonstrar alguns impactos significativos oriundos do clima organizacional é válido trazer estudos de caso que sustentam isso. Então, acompanhe a seguir alguns dados do Great Place to Work:

  • Empresas que investem no clima organizacional constroem um ambiente propício à inovação e solução de problemas.
  • Ouvir e implementar ideias dos colaboradores trouxe ganhos significativos na geração de receita dentro das empresas analisadas pela GPTW. O que significa que aqueles que investem na gestão de clima, caminham rumo à construção de um ambiente propício à inovação.
  • Rotatividade nas 150 melhores empresas para trabalhar é 3x menor que o restante do mercado por investirem no clima organizacional.
  • Oportunidade de crescimento e qualidade de vida são os principais fatores de engajamento e produtividade dos colaboradores.
  • Funcionários autoconfiantes e felizes são 12% mais produtivos, de acordo com a Universidade de Warwick.
  • Uma cultura empresarial que valoriza a satisfação e confiança gera um desempenho financeiro positivo, inclusive nas ações da empresa.
  • Sobre a comunicação interna, demonstrou-se que quanto maior o número de feedbacks, melhor é a relação de confiança.

Como demonstrado, a importância de investir em um bom clima organizacional é crucial para que a empresa tenha melhores resultados. O impacto é automático e muito perceptível. Então, se há interesse em otimizar resultados, é necessário investir em ferramentas e ações que melhorem o ambiente organizacional.

Técnicas e ações assertivas para um bom clima organizacional

A importância de manter um bom clima organizacional na empresa, fica evidente. No entanto, como essas empresas alcançaram esse resultado? Quais técnicas, ferramentas e ações foram aplicadas para garantir esse êxito?

  • Na Suzano, por exemplo, o colaborador que sugere uma ideia para a melhoria na empresa e tem a sua ideia implementada recebe um bônus em dinheiro. 
  • Na Coats Corrente, ações que envolvam a saúde dos colaboradores são prioridade. Além disso promovem ações como prática de esportes, personal trainer e aulas de dança por um baixo custo mensal, também oferece espaços de interação como biblioteca.
  • Schneider Electric, limitou as reuniões em até 1h30min a fim de manter foco e produtividade.
  • A Parker Hannifin aumentou a licença paternidade para 20 dias e propôs uma folga no aniversário para aumentar o engajamento dos funcionários.
  • A AccorHotels investe na área de treinamento e desenvolvimento e faz avaliação todos os ano para saber como está o bem estar e a satisfação dos funcionários.

Essas práticas criam um clima organizacional favorável e para estas empresas, resultaram no reconhecimento por parte dos colaboradores e das instituições de controle, assim como, um aumento da produtividade e no desempenho interno. A empresa cresce, se solidifica e os funcionários trabalham com muito mais entusiasmo. Os benefícios ocorrem para ambos os lados, colaboradores e organização.

Fontes: 1, 2 e 3


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *