Por que as soluções de comunicação IP são o futuro do mercado?

São diversos os cenários em que a utilização da comunicação IP já se faz presente – e com muita eficiência. O que se dá, justamente, pela importância das interações entre os colaboradores do mesmo time, em setores da empresa, com os fornecedores e, principalmente, com os clientes. Com a adoção da comunicação IP, todos esses contatos podem ser otimizados e gerenciados, o que se traduz em redução de custos, aumento de produtividade e elevação dos níveis de satisfação do atendimento e relacionamento, tanto interno quanto com o público.

Quando se visualiza a comunicação interna de maneira macro, percebe-se que ela é tão fundamental quanto o contato com os consumidores. Os setores precisam desenvolver atividades específicas, mas muitas delas estão correlacionadas e, por isso, precisam conversar entre si. E, tudo isso, deve acontecer de forma ágil e em qualquer momento.

A comunicação IP é que permitirá uma eficiência na integração, garantindo o desempenho de toda a empresa. Isso, em diversas ocasiões, reflete na ponta, pois os clientes recebem melhores produtos e serviços, atendimento e suporte. Todos estão conectados e em sintonia.

Comunicação IP: quais são as desvantagens de não utilizar?

Estamos vivenciando um período de transição. Hoje, existem empresas que têm investido de forma robusta em infraestrutura de telefonia. Por exemplo, no cabeamento de rede, em plataforma de comunicação (PABX) e terminais. Diante disso, a decisão de migrar para comunicação IP precisa ser acompanhada de um estudo que aponte as necessidades e vantagens competitivas que podem ser geradas a partir dessa iniciativa. Entre os principais motivadores, estão:

  • no caso da abertura de um novo escritório ou sede, vale começar direto com comunicação IP no ambiente;
  • se o tipo de operação da empresa exige mobilidade de diversos usuários, é importante considerar a comunicação IP;
  • se a organização deseja reduzir seus ativos imobilizados e tratar a infraestrutura de telefonia como um serviço, migrar para o ambiente IP pode ser uma boa escolha; afinal existem vários fornecedores de PABX como serviço. Os PABX tradicionais utilizam hardware proprietários, demandando equipes de manutenção específicas.

O que acontecerá no futuro de quem não utiliza comunicação IP? Com a evolução no parque de telefonia, essas empresas ficarão restritas apenas aos recursos do qual dispõem agora. Lembrando que estamos numa era de rápida evolução das tecnologias e de como é imprescindível acompanhá-la. Sem comunicação IP, não só perderão em inovação e benefícios, como também terão que manter uma infraestrutura de cabeamento e equipamentos que no decorrer dos anos se tornarão bastante custosos.

O que a comunicação IP traz de vantagem para as empresas?

A comunicação IP, de acordo com as necessidades do empreendimento, é capaz de oferecer vantagens que podem ser decisivas numa tomada de decisão –  com outros fornecedores e com seus clientes. Selecionamos alguns dos pontos em que a comunicação IP pode se tornar uma diferencial:

  • ao proporcionar mobilidade aos usuários de ramal, já que eles podem utilizar seu próprio smartphone como ramal;
  • por permitir a contratação de operadoras de telefonia IP que podem oferecer custos menores na comunicação com a rede pública de telefonia;
  • por permitir contratar um PABX como serviço e visualizá-lo na nuvem, podendo centralizar toda a administração dos equipamentos em um único ambiente;
  • ao descentralizar módulos fisicamente e administrá-los de forma centralizada;
  • por disponibilizar recursos de redundância geográfica e alta disponibilidade.

As vantagens são bastante atrativas. Porém, um adendo que deve ser feito, é de que a comunicação IP não é uma receita de bolo, em que apenas um investimento trará retorno. É preciso que exista um entorno que colabore para isso. Por essa razão, as condições de operação da empresa, os seus planos de expansão, custos de operação e investimentos em infraestrutura, entre outros elementos, é que vão determinar o melhor momento para se investir em telefonia IP.

Esses são apenas alguns dos motivos que fazem com que a comunicação IP seja o futuro do segmento. Há ainda funcionalidades que atendem as diferenças que existem entre empresas de diferentes mercados. Por possuir tantas possibilidades e suprir demandas específicas, é que ela deve estar presente num planejamento de otimização dos negócios.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *