Quais segmentos utilizam Cloud Computing na comunicação digital?

Quer mais agilidade na comunicação digital da empresa? Cloud computing pode ser a resposta. É fato que estamos numa época em que negócios e comportamentos mudam em questão de segundos. Por consequência, as pessoas criaram uma nova necessidade: resposta imediata. A mais rápida possível. Caso não recebam, se tornam impacientes. Isso vale para o atendimento ao consumidor e, inclusive, nas interações entre equipes.

Da década de 90 pra cá muitas opções para atender esta demanda se tornaram responsáveis por ótimos resultados. A adoção de aplicativos, por exemplo, já melhorava a comunicação com os clientes em 2014. De acordo com a Forbe Insights, os aplicativos internos (para os funcionários) e externos (para o público-final) estavam ganhando espaço. O valor principal identificado a partir da tecnologia foi a melhora de atendimento ao cliente, citado por 83% dos entrevistados.

Em grande parte das pesquisas, as empresas que podem se beneficiar com cloud computing na comunicação digital não se restringem a um nicho. Os ganhos conseguem ser adaptados para todos os setores. Isso se dá muito por conta das próprias características da tecnologia, como a flexibilidade e capacidade de customização. Ou seja, se você estiver se perguntando se pode também usufruir das facilidades, pode ficar tranquilo, todos estão aptos a participar desta revolução, desde que se informem e construam uma estrutura para isso.

Perspectivas da utilização de cloud computing

Em 2016, a Gartner apontava que a adoção de serviços de nuvem pública, por exemplo, iria ter um crescimento de 16,5% a mais no movimento financeiro do que no ano anterior. Na ocasião, foi dito que não era apenas uma onda de inovação, mas um ato contínuo. O que isso quer dizer? Cloud computing não irá parar de crescer e o que se espera é que seus usos sejam expandidos, incluindo as aplicações em comunicação digital.

Para visualizar esse panorama em que as empresas estão vivendo, basta pensar no uso de memorandos, fax ou cartas. Parece um pouco ultrapassado? Na verdade, está bastante. Outros meios, como ligações telefônicas e e-mail ainda dão sinais de sobrevivência, com ênfase no mundo corporativo e na comunicação digital do cliente. No entanto, ganharam diversas melhorias, como automatizações e informação instantânea.

Como o uso do cloud computing faz parte desse meio? A partir da adoção de ferramentas de interação, como aplicativos de mensagem rápida, o próprio uso do e-mail, as alternativas oferecidas por serviços como Dropbox e Google Drive e a documentação que passa a sair do papel e vai para a tela do computador.

comunicação e produtividade

Por que os segmentos devem utilizar cloud computing na comunicação digital?

Como falamos, cloud computing traz características que se adequam a diversos tipos de empresa. E, por sua vez, soluciona dores que são um ponto em comum entre todas elas. Na sequência, iremos apresentar possibilidades que atendem desde o pequeno até o grande empresário.

1. Colaboração facilitada

Quando há um repositório de documentos e arquivos, fica bem mais simples das pessoas ficarem na mesma página no quesito “gestão da informação”. Os dados tornam-se transparentes e todos falam uma só língua. A vantagem de ter um ambiente apenas com esse objetivo é que os colaboradores conseguem incluir novas informações e os demais podem ver quem fez uma inclusão e quais foram as modificações e, ainda, replicar ou contribuir simultaneamente.

Quanto mais se usa cloud computing na comunicação digital, mais se ganha velocidade. O tempo que seria gasto trocando e-mails, procurando arquivos físicos ou até mesmo no computador do colega, não é mais necessário. Afinal, a centralização auxilia o acesso.

2. Disponibilidade em qualquer horário e lugar

Não é preciso estar sentado em frente ao seu computador da empresa para acessar uma informação. Todos os funcionários conseguem, por meio de smartphones, tablets, etc., acessar remotamente o que está dentro do ambiente de comunicação digital. Há ainda as possibilidades de ferramentas de interação que podem ser integradas às corporativas, como aplicativos de conversa. Os funcionários conseguem se falar em qualquer situação e têm mais canais para utilizarem. O mesmo é válido com clientes e fornecedores.

3. Produtividade para todos

As pessoas devem estar capacitadas para utilizar as ferramentas e aproveitar de sua transparência e mobilidade. Quando ocorre uma conscientização da equipe, os ganhos, como a produtividade aumentada, acabam vindo naturalmente.

Os gestores conseguem ter acesso aos trabalhos realizados pelo time, identificar gargalos e oportunidades e também contribuir. Com mais canais, é possível ampliar as interações internas, com fornecedores e público-alvo. A equipe pode agir livremente, com as informações necessárias e produzir com mais eficiência. Comunicação é a base de tudo.

Quer saber mais sobre o assunto? Deixe um comentário!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *