Publicado: 04/05/2021Tempo de leitura: 9 min. - Última atualização: 21/09/2021

As tendências de comunicação corporativa para o trabalho híbrido em 2021.

Publicado por

Marketing Dígitro

Marketing Dígitro

Conteúdos Especiais

comunicação corporativa é um dos pilares das empresas bem-sucedidas. Bom, de modo geral, seria impossível convivermos com outras pessoas sem a comunicação, pois ela é um dos elementos-chave para a criação da sociedade. Tanto que a origem da palavra (que vem do latim communicare) significa compartilhar entre todos/tornar comum. Ou seja, é uma troca de informações, ideias, conceitos, comportamentos e muito mais.

Atualmente, ela faz parte do conjunto de habilidades subjetivas, as softs skills. Dessa forma, a comunicação corporativa, como mencionamos, sempre teve um papel indispensável no sucesso de qualquer negócio. Tanto a externa quanto a interna. A primeira opção visa a gerar um relacionamento da sua empresa com todo o mercado. Assim, ajuda a criar a imagem que ela transmite aos fornecedores, potenciais investidores, concorrentes e, claro, seus clientes. 

Já a comunicação corporativa interna tem como objetivo promover um ambiente de trabalho mais agradável e produtivo. E é sobre esse ponto que falaremos neste artigo! Especialmente sobre as tendências para a nova modalidade de trabalho que vem ganhando cada dia mais adeptos: o híbrido. Continue a leitura e saiba mais!

Entenda o que é o trabalho híbrido

Como o nome sugere, o trabalho híbrido mescla a jornada mais flexível, dividida entre produção presencial e virtual. Em outras palavras, o profissional tem a possibilidade de executar suas tarefas de qualquer lugar: seja nas dependências da empresa ou em casa. Seu funcionamento pode ser definido de acordo com as regras do seu negócio. 

Existem muitas vantagens na aplicação dessa forma de trabalho, tanto para a companhia, quanto para os profissionais. Podemos citar:

  • melhora a qualidade de vida: oferece mais comodidade, mais horas livres, permite a prática de atividades físicas na hora que o colaborador achar melhor. O profissional também tem menos situações de estresse, como o trânsito, custos com alimentação, gasolina, entre outros;
  • flexibilidade no trabalho: pois possibilita que o colaborador mude de ambiente, trabalhe como achar mais confortável e cumpra sua jornada nos horários que se considera mais produtivo;
  • fortalece a cultura organizacional: por meio de ações que aumentam a integração e engajamento entre a equipe, cria um relacionamento agradável e um mindset mais motivador;
  • maior produtividade: com a mudança de ambiente de trabalho, há mais estímulo de criatividade e, consequentemente, de motivação e de produção;
  • redução de custos: menos pessoas ficam no escritório, o que diminui gastos com energia elétrica, insumos, entre outros.

Confira dados de como o trabalho híbrido se implementou 

Para falar sobre essa questão, não podemos deixar de mencionar outra modalidade de trabalho que ganhou destaque nos últimos anos: o home office. Essa prática já vinha ganhando adeptos, porém, em 2020, teve sua ascensão, por conta da pandemia do novo coronavírus

Tanto que, conforme os dados da “Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios” (PNAD), realizada pelo IBGE, em novembro do ano passado, 7,3 milhões de trabalhadores exerciam suas atividades de forma remota. O que corrobora com o “Índice de Confiança Robert Half”, divulgado em fevereiro de 2021. No relatório, 76% dos profissionais entrevistados começaram a trabalhar remotamente por conta da Covid-19

home office, mesmo aderido às pressas por muitas empresas, trouxe um impacto positivo para os trabalhadores. Conforme a pesquisa “Os efeitos do home office integral na produtividade”, nas empresas que utilizam o trabalho remoto, a produtividade dos colaboradores se manteve em 62%. Um número que chama a atenção positivamente, visto que esses precisaram adaptar seus domicílios para realizarem suas funções. 

Outro dado importante sobre o home office está no estudo “Satisfação e desempenho na migração para o home office”, realizado pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA). Ele informa que 86% dos entrevistados se sentem capacitados para trabalhar em home office e que 75% gostam desse novo cenário. Ainda, 70% desejam permanecer assim, mesmo depois da pandemia. 

home office continuará fazendo parte da rotina de muitas empresas. Porém, de forma mesclada com o trabalho presencial. É o que mostra o estudo “Demanda por talentos no cenário da atual”, realizado em novembro de 2020 de forma on-line com 1.500 executivos de 5 países. Para 95% deles, o trabalho híbrido será permanente

Veja as mudanças e tendências para o trabalho híbrido

A principal mudança que o trabalho híbrido provocará é em relação à rotina de ações na empresa. Cada organização poderá definir quantos dias o colaborador ficará em casa e quando ele terá que comparecer ao escritório. Claro que essa transformação resultará em outras modificações, como é o caso da comunicação corporativa. 

Ela deve se manter de forma natural e constante, afinal a interação entre os colaboradores é indispensável para se obter resultados positivos. Também, com o trabalhador estando mais fora da empresa, é por meio da troca de informações que eles se sentirão unidos e fazendo parte de um grupo.

Um dado interessante é que na pesquisa realizada pela FEA-USP e FIA, 69% dos entrevistados se sentem satisfeitos com a comunicação com os demais colegas. Esse número é muito positivo, especialmente porque muitas das empresas não se prepararam para essa nova realidade. Apenas utilizaram os recursos digitais e tecnológicos que tinham à disposição para manterem diálogo entre a equipe.

Outro ponto que não podemos deixar de mencionar é sobre os clientes. Com a nova realidade, houve uma mudança no comportamento do consumidor, sendo que esse se manteve mais presente de forma on-line. Dessa forma, muitas empresas conseguiram, até mesmo, aprimorar seu atendimento com o uso de soluções tecnológicas.

Assim, com a consolidação dessa mudança de cenário, podemos destacar duas tendências obrigatórias para a comunicação corporativa no trabalho híbrido. São elas:

Automação de processos

Com o uso de Inteligência Artificial, métricas e softwares de atendimento, diversos processos internos poderão ser otimizados. Especialmente no que se refere à comunicação corporativa. 

De forma externa, uma aposta é o uso de chatbots. Eles interagem com os usuários por meio de respostas automáticas, reduzem o tempo de resposta e de solução das dúvidas do consumidor. Também, quando o atendimento precisar de intervenção de um colaborador, este terá recebido informações completas para dar sequência ao suporte. E isso, é claro, irá melhorar o customer experience da sua empresa. Uma solução excelente que permite tudo isso é o Persona, da Dígitro.

Outra ação importante é aderir ao uso de plataformas de comunicação integrada, que permitem a troca de informações por diversos canais. É o caso do Interact, que, além disso, ajuda a aumentar a produtividade e os resultados da sua equipe.

Segurança contra ciberataques

O digital já está presente no dia a dia das empresas, portanto é preciso garantir a segurança dos dados e informações. Tanto no escritório, quanto em casa, o colaborador precisa contar com soluções seguras, caso sofra um ciberataque

Isso foi muito comum em 2020, pois as companhias não estavam preparadas para migrar para o home office. Assim, informações de clientes e das organizações ficaram expostas a ataques invasivos e criminosos. 

Para isso, é preciso estar de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Dessa forma, ao utilizar plataformas de comunicação integrada, por exemplo, verifique se elas estão adequadas às medidas de segurança impostas pela legislação. 

Existem muitas outras aplicações que sua empresa poderá implementar no dia a dia para melhorar a comunicação corporativa. Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre as tendências de comunicação corporativa.

Fale com a gente (chat)
Preencha as informações abaixo para iniciar o atendimento
Chat by Interact, da Dígitro