Compreender o comportamento do consumidor sempre foi um dos grandes desafios do marketing. Hoje, esse objetivo segue guiando os planos dos gestores que querem atingir melhores resultados com abordagens consistentes.
Para auxiliar nessa missão, a Pirâmide de Maslow tem sido uma das principais metodologias aplicadas. Confira, neste artigo, o que ela é e como pode ajudar você e sua equipe.
Publicada na década de 50 por Abraham Maslow, essa teoria tem como conceito a ideia de que os indivíduos são motivados por determinadas necessidades e momentos. Ele concluiu que as demandas humanas são organizadas em uma espécie de hierarquia, da mais prioritária para a menos.
Veja abaixo como é feita essa separação na Pirâmide de Maslow.
Saber o que o prospect precisa e o momento certo para oferecer seu trabalho torna os esforços da sua equipe mais assertivos. Portanto, a Pirâmide de Maslow funciona como um mapa de necessidades, apontando demandas pessoais até os níveis mais altos de realização.
Geralmente, os times de estratégia das empresas utilizam essa teoria para classificar produtos e soluções nas hierarquias da pirâmide. Logo, eles se encontram em uma etapa específica, como o McDonald's na base para saciar a fome ou artigos de luxo no topo para obter status. Unindo a teoria de Maslow ao marketing, é possível oferecer a comunicação certa para os diferentes perfis que ocupam os níveis da pirâmide.
Para compreendermos como isso tem gerado resultados reais, basta fazermos um simples exercício de branding. Quando você pensa em luxo, qual marca vem em sua mente? Chanel? Rolex? Armani? Estes são exemplos de produtos no nível quatro da pirâmide. Feitos para um público que busca soluções que lhe gerem a sensação de reconhecimento, a mensagem deve seguir de acordo, usando gatilhos que elevem a autoestima.
De acordo com o relatório “State of Connected Consumer”, da Salesforce, 56% dos clientes esperam que seu contato com as empresas seja personalizado. Portanto, para quem busca expandir o negócio, fidelizar o seu cliente e oferecer uma boa experiência para o consumidor, o Interact, certamente, é a opção ideal.
Para o marketing, é fundamental entender as preferências de cada cliente. E para isso é preciso interpretar os dados gerados para que o consumidor seja amparado de maneira individualizada e dinâmica. Oferecendo, assim, uma experiência fluída e agradável.
O Interact da Dígitro possibilita, em suas diversas funções, a visualização do histórico do perfil do cliente. Isso permite, por exemplo, que o vendedor possa identificar o momento correto de fazer uma proposta.
Como vimos, através do estudo e do entendimento da Pirâmide de Maslow, é possível prever o comportamento do consumidor. Mas, para oferecer uma experiência personalizada e única aos clientes, é preciso contar com a ferramenta certa. Ela deve auxiliar no processo de obtenção e interpretação de dados gerados para tornar a comunicação final mais assertiva.
Saiba mais sobre o Interact e como essa solução completa e multicanal irá auxiliar o atendimento e o relacionamento com o seu cliente clicando aqui.