Publicado: 08/02/2021Tempo de leitura: 7 min. - Última atualização: 21/09/2021

Gestão OKR: como empresas do Vale do Silício usam essa metodologia.

Publicado por

Marketing Dígitro

Marketing Dígitro

Conteúdos Especiais

Todos os setores de uma empresa têm alguns desafios, seja alcançar suas metas, integrar a equipe e, até mesmo, garantir a produtividade do seu staff. Dessa forma, é necessário ter uma gestão que saiba como planejar e executar as ações para garantir bons resultados. E, por meio da Gestão OKR, o Vale do Silício já vem conseguindo isso.

Criado pela Intel, esse conceito é um grande aliado de empresas de todos os tamanhos, tanto que foi disseminado pelo Google, quando a empresa nem era tão grande, sendo utilizado até hoje pela instituição. Se você quer conhecer mais sobre essa metodologia, continue lendo este artigo. Nele compartilharemos informações que farão você querer adotá-la o quanto antes.

Conheça a metodologia OKR

OKR é o acrônimo de Objectives and Key Results, que, em tradução livre, significa Objetivos e Resultados-chave. Os “Objetivos” referem-se a uma definição concisa de onde a empresa quer chegar. Sendo que, para ser considerado bom, eles devem ser descritos de forma que todos os envolvidos consigam entender o quão importante é atingi-los. Ainda, é importante dizer que eles são qualitativos. 

Já os “Resultados-chave”, diz respeito às metas impactadas diretamente quando o objetivo é alcançado com sucesso. Elas são quantitativas, ou seja, são mensuráveis, e, geralmente, define-se de 2 a 5 KR para cada objetivo.

Como exemplo de um objetivo de um contact center, podemos citar: propor o melhor customer experience aos clientes da empresa. Já como resultados-chave para ele, são: fechar 50 novos contratos por semana e reduzir 30% das reclamações do público em 3 meses.

Antes de continuarmos, é muito importante dizer que os OKRs não são a criação de uma lista de alvos a serem alcançados. Eles possuem uma sequência que deve ser respeitada: o propósito transformador (missão ou visão); a estratégia empresarial (desafio a ser superado); e, por último, os objetivos e resultados-chave. Sendo assim, nada de confundi-los com os KPIs (Indicadores-chave de Desempenho). Estes ajudam a avaliar os resultados da sua instituição. Para saber mais sobre eles, acesse este link.

Dessa forma, o OKR nada mais é que uma metodologia de gestão com o intuito de definir metas, criando um alinhamento e engajamento. Tudo isso para obter resultados mensuráveis para uma instituição ou setor. Ou seja, por meio do OKR, define-se onde o negócio quer chegar, calculando o desempenho até cumprir o objetivo. Esses podem ser alcançados tanto de forma individual quanto coletiva. 

Para isso, é papel do gestor deixar bem especificada qual a meta de cada colaborador e como ele deve alcançá-la. Também, os colaboradores não precisam fazer esforços desnecessários.

É por isso que a Gestão OKR é caracterizada por elevar a produtividade e, até mesmo, reduzir o estresse em ambiente corporativo. E isso aumenta a motivação das equipes, um ponto muito importante para qualquer profissional. Afinal, conforme o estudo feito com 400 instituições, pela Leadership IQ, apenas 15% dos trabalhadores acham que ajudam, diretamente, a empresa a alcançar seu objetivo.

Assim, essa é uma metodologia de gestão fácil e simples de ser implantada e pode ser utilizada em qualquer empresa, tanto pequena quanto grande. É uma das mais utilizadas pelas organizações do setor de tecnologia e criatividade. 

Veja alguns benefícios dessa metodologia

Além da simplicidade de implementação, a Gestão OKR tem baixo custo e é muito dinâmica, pois pode ser aplicada em qualquer setor de uma instituição, desde os cargos mais estratégicos até os operacionais. Há outros benefícios dessa metodologia, tais como os a seguir:

  • Engajamento de colaboradores: para determinar as metas, o OKR utiliza uma abordagem top down, ou seja, de baixo para cima. Assim consegue interligar os membros da equipe com os objetivos da empresa ou setor, aumentando o envolvimento entre pessoas.
  • Metas definidas em menos tempo: como simplicidade é uma das suas características, permite que os objetivos a serem alcançados sejam determinados em menos tempo.
  • Agilidade: possui períodos mais curtos para realizar as metas, permitindo ajustes mais rápidos e mais adaptação às mudanças. 
  • Transparência: melhora a colaboração entre staffs diferentes, integrando iniciativas, por meio de OKRs compartilhados.
  • Responsabilidade e autonomia: o gestor dá a direção, mas cada time tem a liberdade de escolher como alcançar um objetivo. 
  • Disciplina e foco: como as metas são claras, há mais foco para alcançá-las.

Como se aplica a gestão OKR

Assim, para implantar uma gestão OKR em seu negócio ou departamento, é muito importante seguir a ordem abaixo.

  1. Definir os objetivos principais da instituição: essa delimitação deve ser trimestral e dividida em top down (de cima para baixo, ou seja, olhando o macro em direção ao micro) e bottom up (olhando o micro para o macro, basicamente). Isso é necessário para que se saiba quais são os objetivos geridos pelos líderes e gestores e quais serão repassadas para o resto do time.
  2. Apresentar o conceito: essa ação é importante para que todos fiquem por dentro das metas e prazos. Aqui é quando são definidos os objetivos e resultados-chaves para cada colaborador.
  3. Definir objetivos das equipes: esse terceiro passo pede a reunião dos funcionários. Nesse momento, é ideal que seja realizado um brainstorming para o levantamento de ideias e sugestões, que também são estabelecidas de acordo com as skills da equipe.
  4. Determinar os resultados-chave: eles devem ser mensuráveis, não se esqueça!
  5. Revisar: aqui é realizada a avaliação dos objetivos e resultados-chaves.
  6. Otimizar as estratégias: estude os dados e relatórios, assim será possível melhorar os pontos negativos identificados. 

Percebeu como a gestão OKR é uma excelente opção para a sua empresa crescer ainda mais? Então, que tal começar a implementar essa metodologia com a sua equipe? Sua participação na implantação desse modelo de sucesso é muito importante. E, com certeza, seus colaboradores contam com a sua liderança para atingir todos os objetivos.

Fale com a gente (chat)
Preencha as informações abaixo para iniciar o atendimento
Chat by Interact, da Dígitro