Publicado: 06/06/2022Tempo de leitura: 8 min.

5 boas práticas de endomarketing para potencializar suas vendas

Publicado por

Marketing Dígitro

Marketing Dígitro

Conteúdos Especiais

Páscoa, Dia das Mães, Natal, aniversários. Sabe aquelas ocasiões em que você chega no trabalho e tem uma surpresa te esperando? Esses são alguns exemplos das ações de endomarketing. Entretanto, essa atuação vai muito além da celebração de datas comemorativas e pode ajudar a alavancar os lucros. Segundo o estudo da Gallup (Companhia de Pesquisas de Opiniões dos EUA), empresas com funcionários engajados geram de 10% a 19% mais vendas, em comparação com outras.

Ficou interessado e quer saber como fazer isso? Confira, neste artigo, algumas práticas do planejamento de endomarketing para potencializar as vendas do seu time. Boa leitura!

O que são ações de endomarketing?

Estudar o mercado, planejar o produto, testar, elaborar a divulgação para, então, vender. Essa costuma ser a forma como uma campanha funciona. Porém, aqui, uma etapa essencial ficou de fora: as ações de endomarketing. O termo se refere a uma técnica de gestão utilizada para tornar o seu setor mais satisfatório para a equipe. Então, veja só, enquanto a função do marketing é cativar o consumidor final, aqui toda a atenção é voltada para conquistar os colaboradores. 

Quando pensamos em atividades do tipo, lembramos logo das datas comemorativas ou reuniões. Entretanto, um planejamento de endomarketing bem feito deve ir além, ele precisa instigar o sentimento de pertencimento entre funcionário e empresa. Portanto, ele envolve a comunicação e a visão de negócio para o seu público interno.

Práticas assim agregam inúmeros benefícios. Entre eles, temos o aumento da motivação e engajamento, o reconhecimento de talentos, melhoria da comunicação e do clima organizacional. Fora que, sem elas, todo o seu esforço comercial pode ser em vão. Sabe por quê? Quando as pessoas realmente se sentem parte do negócio, todos ganham. 

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia identificou que um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo e três vezes mais criativo. Também, tem vendas 37% superiores em comparação com outros. Logo, um trabalho de fortalecimento da sua cultura interna é indispensável para bons indicadores. 

Ações de endomarketing pós-pandemia

A pandemia de covid-19 impôs uma série de mudanças nas relações profissionais. Uma delas foi a adoção da jornada remota por 90% das empresas brasileiras, conforme mostrou a pesquisa FEEx, realizada pela Fundação Instituto de Administração. Segundo o balanço, 19,2% dos entrevistados reclamaram da comunicação entre as equipes em tempos de crise sanitária. Ainda, na análise, é destacada a necessidade de investir em ações de endomarketing nesse tipo de situação. 

Um posicionamento próximo, mesmo a distância, é capaz de manter a cultura alinhada, fortalecendo a marca junto aos colaboradores. Assim, é possível pensar em dinâmicas lúdicas que promovam, de forma prática, o objetivo que se deseja alcançar.

Quais ações de endomarketing ajudam a vender mais?

Fazer um planejamento de endomarketing eficiente é tão poderoso quanto selecionar os fornecedores certos para o seu negócio. Afinal, é ao lado dos parceiros ideais que você criará um diferencial competitivo em suas vendas. Veja abaixo cinco formas de colocar o marketing interno em prática com o seu time.

1. Ofereça benefícios e prêmios

Alguns benefícios, como o vale-transporte, são direitos legais dos funcionários. No entanto, outros podem funcionar como um bônus da sua gestão. Premiações por desempenho, brindes para comemorar o aniversário de empresa ou até bolsas de estudo e desconto em academias são itens que não serão oferecidos em qualquer lugar. 

Além disso, a estruturação de uma política de compensação por metas alcançadas é fundamental. Isso motivará sua equipe a buscar sempre os melhores números e aperfeiçoar seu desempenho. A Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma das ações de endomarketing mais adotadas nesse campo. 

2. Realize pesquisas e aperfeiçoe processos

Apenas entregar vantagens sem entender quais são as percepções dos funcionários é um erro grave. Por isso, uma pesquisa de satisfação ou clima é primordial para manter a qualidade dos locais. Com ela, será possível avaliar seus pontos fortes, fracos e aprimorar o que for necessário. Ao participar e ver sua opinião sendo colocada em prática, o sentimento de pertencimento da equipe também aumentará. 

Manter um ambiente profissional positivo é essencial, pois as pessoas passam a maior parte dos seus dias dedicadas ao trabalho. Logo, saber ouvir e realizar feedbacks é um cuidado que diminui a possibilidade de intrigas e desentendimentos. Assim, também aumenta a produtividade e zela pelo bem-estar psicológico das pessoas. 

3. Estruture um plano de carreira

Saber que há um espaço para crescimento contribui para que as pessoas se engajem em novos desafios. Portanto, permita que elas realizem atividades cada vez mais dedicadas e planejem seu futuro profissional dentro da empresa. Com certeza, isso melhorará sua taxa de retenção nos recursos humanos e trará sucesso como um todo. 

Um passo importante para começar é pela capacitação das equipes. Além de garantir o desenvolvimento geral a partir da reciclagem dos conhecimentos, isso pode ser apresentado como um benefício. Nem todos investem na qualificação de seus colaboradores, entretanto bons profissionais são sempre necessários.

4. Incentive uma cultura de reconhecimento mútuo

Reconhecer o trabalho, agradecer pela parceria e manter a cordialidade ajudam as pessoas a se sentirem benquistas. Logo, elogiar o colega precisa ser uma prática constante, mesmo em situações corriqueiras. Lembre-se de incentivar esse hábito entre os funcionários. Seja um exemplo praticando com gestores e profissionais em cargos de liderança. 

Algo que pode ser útil nesse processo é a integração dos setores. Dentro das ações de endomarketing, técnicas como o job rotation permitem que todos os colaboradores tenham uma visão abrangente dos processos da instituição. Nesse sentido, a empresa estimula e constrói um ambiente mais  agradável e  integrado com o entrosamento de diversas áreas através da comunicação interna.

5. Estabeleça metas

Criar metas é uma boa estratégia para manter a equipe motivada. Porém, elas precisam ser tangíveis. Afinal, de nada adianta trabalhar para alcançar algo se está totalmente fora da realidade. Com objetivos bem estabelecidos, o funcionário dedicado alcançará bons resultados. 

Mas lembre-se: comemore as conquistas com a sua equipe. Isso é fundamental para que os seus colaboradores entendam a importância que cada ação estabelecida representa. O sentimento de valorização pessoal também será elevado. 

Como podemos ver, as ações de endomarketing são sinônimo de bons resultados para qualquer negócio. Com elas, a sua empresa se torna competitiva e seus colaboradores motivados e capacitados para exercer suas tarefas. Além disso, o ambiente de trabalho fica mais satisfatório e saudável para todos. Portanto, sempre considere seu público interno dentro das estratégias de venda. 

Esperamos que, com essas dicas, você consiga agregar poder ao comercial, atingindo melhores resultados em suas campanhas. Depois de colocar o planejamento de endomarketing em prática, para aprimorar seus índices de verdade é necessário mensurar os números que estão sendo gerados. Você já sabe como fazer isso? No blog da Dígitro, temos um conteúdo sobre as seis principais métricas que o seu time precisa acompanhar. Confira!






 
Fale com a gente (chat)
Preencha as informações abaixo para iniciar o atendimento
Chat by Interact, da Dígitro