Publicado: 18/08/2022Tempo de leitura: 4 min.

Sua empresa está preparada para a chegada da tecnologia 5G?

Publicado por

Marketing Dígitro

Marketing Dígitro

Conteúdos Especiais

Em uma sociedade conectada, negar que as redes móveis assumiram um papel fundamental aproximando pessoas e empresas não é opção. Portanto, o surgimento de uma conexão mais rápida é o tipo de notícia que chama a atenção de todo mundo. Contudo, no caso da tecnologia 5G, a inovação vai além da rapidez para se conectar. 

Mais do que uma velocidade 40 vezes maior na navegação web, ela representa uma revolução no modo como interagimos digitalmente. É a entrada para a expansão de conceitos como Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial – até dentro das casas. Nesse sentido, para ajudá-lo a compreender quais impactos essa novidade gera nas organizações, reunimos, neste artigo, informações relevantes sobre o assunto. Boa leitura! 

Como a tecnologia 5G afeta o dia a dia da empresa? 

Conforme constatações da OpenSignal, atualmente, 15% da população mundial vive nas áreas com tecnologia 5G. Embora ainda não esteja sendo utilizada no Brasil, essa cobertura trará transformações em nossos negócios em breve. A partir dessa inovação, poderemos conectar processos.

Por exemplo, em indústrias, contaremos com sistemas de monitoramento automáticos para medir o desgaste e manutenção das máquinas. Na telemedicina, médicos ganharão agilidade com o acompanhamento dos pacientes feito por sensores em tempo real. 

A quinta geração da internet móvel também fortalecerá a prática do trabalho remoto. Os softwares de gerenciamento e de chamadas de videochat, ganharão maior capacidade, ampliando a colaboração entre times. Será possível criar escritórios virtuais colaborativos mesmo a longas distâncias. Ainda, os problemas de conexão e de baixa performance quando muitas pessoas estão conectadas na mesma rede serão diminuídos.

Proporcionando essa qualidade maior, ela será uma excelente aliada da telefonia VoIP, que já utiliza a web para realizar chamadas. Logo, será ainda mais fácil estabelecer ligações pelo IP. Dispositivos como celulares, modens, roteadores e chips deverão ser trocados por uma versão que suporte o uso da tecnologia 5G.

Compreenda: o atendimento digital e a tecnologia 5G

Dentre as muitas áreas a serem impactadas pela tecnologia 5G, uma que merece destaque é a do atendimento digital. A princípio, a chegada da quinta geração de internet móvel ampliará nosso leque de ferramentas para jornadas de compra mais personalizadas. O que significa uma oportunidade para chatbots com recursos de Inteligência Artificial, como o machine learning

Isso representa uma aptidão para não apenas aprender rápido sobre comportamentos, mas para cruzar dados, preferências e otimizar o atendimento. Ao mesmo tempo que oferece experiências mais adequadas para os clientes a cada interação realizada. Tal caminho corresponde aos novos hábitos de consumo. Um estudo da Twilio Segment revelou que 70% das pessoas preferem marcas que as conheçam e ofereçam suporte inteligente. 

Aliado à IoT, o resultado para usuários será compras interativas, carros sem motoristas, comunicação entre aparelhos domésticos e outras automações. Como resultado do perfil do usuário voltado para a experiência, muitas companhias também passarão por mudanças no seu perfil de público. Haverá a chance de ampliar ou excluir partes que antes pareciam relevantes, mas acabaram sendo reinventadas por essa nova interação.

Definitivamente, a entrada da tecnologia 5G é um momento de transição massiva do real para o digital. Para encarar essa inovação, sua empresa precisa contar com ferramentas seguras para gestão de dados e controle de informações. Estar preparado é a melhor resposta. Na Dígitro, oferecemos soluções de inteligência para tornar os negócios aptos para um futuro conectado e seguro. Acesse nosso site e conheça.

como posso te ajudar?
como posso te ajudar?
Chat by Interact, da Dígitro