Publicado: 21/06/2021Tempo de leitura: 8 min. - Última atualização: 06/07/2021

Como usar análise de dados para aumentar a produtividade.

Publicado por

Marketing Dígitro

Marketing Dígitro

Conteúdos Especiais

análise de dados pode impulsionar os seus negócios de diversas formas. Uma delas é ajudando a aumentar a produtividade da sua equipe. De fato, a tecnologia é uma aliada, não só do atendimento direto ao cliente, mas também da otimização de processos internos das organizações. E isso é indicado no estudo “Transformações digitais no Brasil: insights sobre o nível de maturidade digital das empresas no país”. Ele foi realizado com 124 empresas de médio e grande porte. 

De acordo com a pesquisa, 84% das participantes que iniciaram sua transformação digital, têm consciência que o digital e o analytics impactam todo o modelo de negócio. Porém, apenas 12% dos entrevistados executam bem a captação e análise de dados. Ainda, o documento diz que esses pontos são potencializadores de estratégias em diferentes dimensões.

Por isso, no artigo de hoje, abordaremos um dos itens que podem ser otimizados com a aplicação da análise de dados: a produtividade da sua empresa. Continue a leitura e saiba mais!

Análise de dados: confira o que é 

Cada vez mais presente no dia a dia das empresas, a análise de dados é uma excelente ferramenta para melhorar diversas atividades. Tanto que, ao contrário do que muitos pensam, ela vem para ajudar a melhorar a produtividade da equipe e não para substituir a mão de obra dos profissionais. 

Análise de dados, ou Data Analyticsé uma estratégia que investiga dados brutos. Isso, visando a encontrar padrões, insights e chegar a conclusões com as apurações obtidas. Para ter um resultado mais preciso, utiliza tanto algoritmos e métricas, quanto feedbacks e pesquisas de satisfação.

Com ela, é possível estudar a concorrência, aprimorar processos e ajudar a tomar decisões. Apesar de parecer algo simples, é bastante trabalhoso. Por isso, o Data Analytics é realizado por meio de um software. Este é responsável em fazer tarefas complexas, como a coleta, armazenamento e extração dos dados internos e externos. Com isso, é possível realizar o cruzamento de informações e ordená-las conforme a sua necessidade.

Existem diferentes tipos de análise de dados, como você vê na sequência.

  • Descritiva: conhecida como mineração de dados. É comumente usada pela Tecnologia da Informação, onde o profissional extrai insights em tempo real.
  • Preditiva: retira dados de ambientes internos e externos da empresa para captar as tendências de consumo e hipóteses futuras.
  • Diagnóstica: é exata e mede o resultado de ações, respondendo às perguntas: “o quê?”, “quando?”, “onde?” e “como?”.
  • Prescritiva: é uma análise mais completa e, como está em evolução contínua, tende a ser a mais utilizada.

Descubra como a análise de dados aumenta a produtividade da sua empresa

Agora que você entendeu o que é a análise de dados, trouxemos um ponto de grande importância que essa ferramenta proporciona à sua empresa. Ela ajuda a melhorar a produtividade da sua equipe.

Como mencionamos, o Data Analytics possibilita acompanhar diferentes tipos de informações em tempo real. Assim, também é possível observar gargalos dentro da própria empresa. Dessa forma, utilizar um software que permita obter essa análise de dados, auxilia o gestor a ter decisões mais assertivas. Além disso, poderá modificar recursos e pessoas.

Tudo isso permite evitar atrasos, problemas e otimizar tempo, processos e, claro, aumentar a produtividade da equipe. Com os resultados de Data Analytics, o gestor poderá ter uma visão estratégica. Assim, pode identificar quais rotinas estão tendo um processo ineficiente, com etapas em excesso ou quais estão precisando de mais tarefas. Tendo esse olhar, será possível agilizar os fluxos e, assim, permitir que os colaboradores se concentrem em realizar o que é mais produtivo e que está mais alinhado aos objetivos da empresa.

Por isso, cada vez mais, a análise de dados é uma ferramenta indispensável para impulsionar o time. Além de, claro, ampliar a eficiência de todos os profissionais. Inclusive, com os relatórios de informações, as empresas podem reter melhor os talentos e, até mesmo, realocá-los em departamentos onde se encaixam melhor. Com o uso de ferramentas de Data Analytics, também é possível aumentar a motivação da equipe, como o treinamento interno. Ainda, diminuem o turnover.

Análise de dados irá substituir o trabalho humano?

Como falamos no início deste artigo, há quem acredite que a tecnologia vem para substituir a mão de obra humana. Entretanto, as inovações que já estão disponíveis no mercado, como é o caso dos softwares de Data Analyticsvêm para somar e otimizar processos. Atualmente, as informações se concentram no digital. Isso acontece porque o consumidor está cada vez mais na internet e, claro, a frequência de dados é muito mais rápida. 

Imagine, um profissional tendo que captar, organizar e analisar dados de todas as pessoas que acessem um e-commerce. Seria muito trabalho e as chances de erros seriam enormes. Com uma ferramenta que faça isso, o colaborador já consegue obter as informações e, a partir delas, dar sequência às estratégias da empresa.

Benefícios do Data Analytics para sua empresa 

Com o uso de sistemas que realizam análise de dados, as empresas podem ter à disposição todo tipo de informação. Estas, ajudam a delimitar o perfil do cliente, por exemplo. Podemos citar alguns exemplos: conteúdo de mídias sociais, BI e CRM, metadados, arquivo de log de servidores web, e-mails de consumidores à empresa, pesquisas de satisfação, estatísticas coletadas pela Internet das Coisas (IoT), base de dados de cartão, entre outros.

Assim, por meio dessas informações, o Data Analytics proporciona alguns benefícios às empresas. Como mencionamos, eles ajudam a tomar melhores decisões e a entender os clientes e o mercado. Mas existem muitos outros benefícios. Aqui, separamos mais 3 exemplos. Confira!

1. Ajudam a resolver problemas

Identificar as razões de problemas do dia a dia não deve ser baseada na intuição do gestor ou em experiências já vividas. Acompanhar e rever processos e decisões são indispensáveis para entender os obstáculos. 

Com o Data Analytics é possível observar todas as etapas de uma tarefa rotineira, mensurando o desempenho dela. Assim, será mais fácil otimizá-la. 

2. Mensurar desempenho

Já que estamos falando de desempenho, este é outro benefício que a análise de dados proporciona. Com ela, é possível medir a performance de cada setor da empresa e, até mesmo, de cada membro do seu staff

É muito importante medir como o seu negócio desempenha suas atividades. Por meio dessa métrica, será possível identificar quais áreas necessitam de mais recursos. Ou, ainda, quais profissionais terão melhor performance em certa atividade.

3. Auxiliam na otimização de processos

Esse item, automaticamente, promove outros benefícios. Afinal, com processos melhorados é possível reduzir gastos e evitar desperdício de tempo, dinheiro e mão de obra. 

Por meio da análise de dados, é possível identificar o que traz retorno para o seu negócio. Além de observar, em tempo real, o que é uma dificuldade, para que os objetivos e processos da empresa sejam atingidos. 

Viu como a análise de dados é importante para a produtividade da sua empresa? Continue acompanhando nosso blog para receber mais informações sobre esse e outros temas.

Fale com a gente (chat)
Preencha as informações abaixo para iniciar o atendimento
Chat by Interact, da Dígitro