O uso do WhatsApp na comunicação com as empresas.

Dentro de qualquer organização, há a preocupação em estabelecer e melhorar continuamente a comunicação empresarial. E isso vale tanto para a interna, entre os colaboradores, quanto para a externa, que estabelece conversas com os clientes. Inclusive, esse é um ponto que merece atenção contínua, afinal, o perfil do público vem se modificando cada vez mais rápido. 

Um fato é que, especialmente depois da eclosão da pandemia da Covid-19, o comportamento do consumidor mudou. Tanto que, conforme a pesquisa “Shopping During the pandemic”, 43% dos entrevistados de todo mundo estão realizando mais compras on-line que antes da crise sanitária. O número é ainda mais chamativo quando olhamos apenas para o nosso país: 47% dos brasileiros estão comprando pela internet. 

Assim, com as pessoas ficando mais no ambiente virtual, as empresas precisam prestar um atendimento em diversas plataformas. Por isso, a comunicação corporativa, cada vez mais, utiliza ferramentas e aplicativos onde seu público está, como é o caso do WhatsApp Business. 

Então, para ajudar você a compreender melhor a importância do uso dessa solução na comunicação empresarial, criamos este artigo. Continue a leitura e confira!

Importância de ferramentas na comunicação empresarial

Em um ambiente corporativo, a comunicação empresarial une duas ou mais pessoas, sejam elas colaboradores ou consumidores. Desse modo, é fundamental contar com estratégias, ações e processos que ajudem a promovê-la. 

Dentro da empresa, a comunicação empresarial elimina ruídos que possam existir, otimizando processos, conversas e auxiliando a estreitar o relacionamento entre pessoas. Além disso, aproxima líder e liderado, gerando confiabilidade e segurança nos profissionais. Ou seja, quando uma equipe conta com um plano de comunicação, consegue desenvolver o trabalho de forma mais assertiva.

Outro lado onde a comunicação empresarial é importante é na relação da empresa com o consumidor. Afinal, ajuda a cuidar da reputação da marca, aumenta a credibilidade e a destaca no mercado. Também, consegue melhorar o relacionamento com os clientes, otimizando a experiência do consumidor. 

São diversas as ações de comunicação que o seu negócio pode adotar. E cada época conta com soluções diferentes, como esta que em que vivemos. Como mencionamos, o perfil de consumo está mudando e, portanto, as ferramentas de comunicação devem acompanhar essa mudança. Com o aceleramento da Transformação Digital, o virtual ganha destaque no dia a dia das pessoas.

Sendo assim, os recursos on-line para a comunicação e atendimento ao consumidor estão cada vez mais sendo utilizados. Plataformas multicanais são, inclusive, uma tendência. Outro destaque está no uso de chatbots. E, claro, as redes sociais e aplicativos como WhatsApp Business. 

WhatsApp Business: confira alguns dados e conceitos

O WhatsApp é um dos aplicativos mais famosos. Tanto que 61% dos usuários não lembram mais como era a vida antes do app. É o que diz um levantamento da Opinion Box, realizado em janeiro de 2021, com 1.992 pessoas. O estudo diz que 98% responderam que têm o aplicativo e 86% relataram que o utilizam todos os dias. Outro número importante é que 40% mencionaram que hoje utilizam mais do que há 12 meses. 

Bom, o WhatsApp é um aplicativo para mensagens entre pessoas e grupos. Atualmente, existem dois tipos de conta: convencional e business. A primeira opção permite a troca de mensagens de textos, áudio, imagens, vídeos, documentos, links, figurinhas, contatos e localização. Também permite a realização de chamadas telefônicas e videochamadas. O download e utilização são gratuitos. Para isso, basta ter um número de telefonia móvel para fazer o cadastro. Provavelmente, você tem esse app instalado no seu celular pessoal.

Já a segunda opção é destinada às empresas. Possui todas as funcionalidades da versão anterior. Mas dispõe de mais recursos para que as organizações proporcionem um melhor atendimento aos seus clientes. Assim, permite exibir catálogos de produtos e serviços, inclusive, é possível realizar a venda diretamente por essa opção. Ainda, possibilita a criação de etiquetas para classificar mensagens e contatos. Outro ponto importante é a automatização de mensagens como saudação, apresentação e informação de horário de funcionamento. 

Esses conceitos justificam outros números encontrados no estudo que citamos. Quando questionados sobre a comunicação com empresas pelo WhatsApp Business:

  • 76% dos entrevistados disseram que se comunicam com marcas pelo app;
  • 75% usam como canal para tirar dúvidas e pedir informações;
  • 52% compram produtos ou contratam serviços;
  • 43% já contrataram serviços mais de uma vez;
  • 63% utilizam para receber suporte técnico;
  • 53% recebem promoções pelo aplicativo.

Benefícios do WhatsApp Business 

Muitas empresas vêm adotando o WhatsApp Business pelos seus diversos benefícios. Primeiro que ele permite a proximidade com o público. Afinal, conforme o painel contínuo “Mobile Trend”, da Croma Insights, o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado para fins profissionais. Tanto que 60% dos brasileiros o usam. 

Assim, é possível conversar com seus clientes em um ambiente confortável e que ele já está familiarizado. Além disso, o consumidor pode acessar a conversa tanto pelo seu celular, quanto pelo computador. Na sua empresa, o WhatsApp Business também pode facilitar a comunicação interna. Isso porque o colaborador poderá trocar mensagens via app sempre que precisar. 

Outro benefício é a agilidade na comunicação empresarial. O tempo de resposta vale tanto para a sua equipe quanto suas conversas com os clientes. Como o contato é mais dinâmico, já que a pessoa está com o smartphone em mãos, o diálogo acontece muito mais rápido. Assim, também permite uma melhor experiência do usuário, especialmente quando o atendimento é personalizado e automatizado. 

Esse é outro ponto que queremos destacar: a possibilidade de integração do WhatsApp Business e a sua automatização. Caso sua empresa possua um CRM, é possível integrar as conversas do app com sua base de dados. Dessa forma, quando um membro do seu time precisar consultar o histórico daquele consumidor, terá acesso a ele e poderá realizar uma conversa com mais chances de acertos.

Além disso, o WhatsApp Business permite a automatização com chatbots. Essa tecnologia visa agilizar o atendimento, pois ele permite respostas automáticas, tirar dúvidas mais simples e faz uma pré-seleção para que o atendimento seja melhor direcionado. 

Comunicação empresarial interna mais otimizada

Como mencionamos ao longo deste artigo, o WhatsApp Business é uma excelente ferramenta para o atendimento ao cliente. Ele permite uma comunicação mais fácil, ágil e assertiva. Além disso, também funciona para melhorar a comunicação interna da sua empresa.

Esse é um ponto que merece bastante atenção, especialmente agora que o trabalho híbrido está em alta. Mas, é importante mencionar que somente o WhatsApp Business não irá resolver os problemas que você encontra na comunicação empresarial. É preciso contar com outras ferramentas que ofereçam recursos mais avançados para realizar a troca de informações. Ao procurar uma solução para isso, analise se ela tem integração com o esse aplicativo e demais redes sociais. Uma excelente opção é o UNA da Dígitro.

Conseguiu entender mais sobre a importância de usar o WhatsApp Business no seu negócio? Caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário aqui para nós. E continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre as tendências de comunicação corporativa.