Conheça o PABX e as vantagens para sua empresa.

Nos últimos anos, as empresas de todo o mundo vêm utilizando a tecnologia para otimizar o desempenho de suas atividades. Ela também é usada para aumentar o alcance e melhorar os resultados. Isso é o que chamamos de Transformação Digital, uma mudança na estrutura da cultura das instituições. Assim, soluções como o PABX ganharam cada vez mais destaque.

Essa ferramenta, além de ajudar a impulsionar operações empresariais, promove uma melhoria na comunicação interna da empresa. E isso é um grande ponto de destaque! Visto que, de acordo com a “Pesquisa de Tendências em Comunicação Interna”, é prioridade para 62,9% das empresas entrevistadas estabelecer indicadores de comunicação interna. O mesmo estudo aponta que o principal desafio para isso é engajar as lideranças (54,9%), seguido pela melhoria da experiência do colaborador (53,1%). Com o PABX, é possível aprimorar esse processo.

Outro benefício que ele proporciona é a redução de gastos com telefonia. Continue a leitura e saiba mais sobre o PABX e suas vantagens.

PABX: entenda o que é, como surgiu e seu funcionamento

PABX é a abreviação de Private Automatic Branch Exchange que, em tradução livre, significa “Troca Automática de Ramais Privados”. Esse é um sistema responsável por controlar as transferências de ligações e articular a comunicação interna da empresa

Ele proporciona total privacidade entre as chamadas, tornando a comunicação mais segura e eficiente. A primeira central telefônica do mundo foi ativada em Paris, em 1879. Porém, era bem simples e havia a necessidade de um operador para realizar a movimentação manual das ligações. Com o passar do tempo, especialmente depois que o setor privado começou a usar essa solução, houveram grandes mudanças no sistema.

Dessa forma, o PABX surgiu para suprir as lacunas deixadas pela telefonia padrão. Antes, precisava-se de uma linha telefônica para cada departamento ou colaborador, para que esses tivessem seus ramais. O custo era muito alto e, às vezes, as ligações eram prejudicadas. Hoje, a plataforma utiliza uma única linha que pode realizar chamadas simultâneas, viabilizar ramais para a comunicação interna e distribuir as externas. 

Seu funcionamento é simples! Para a realização de ligação interna, é preciso que o colaborador digite os números do ramal. Já para as externas, basta digitar o zero e, depois, o número do telefone.

Conheça os tipos de PABX 

Assim como outras soluções tecnológicas, o PABX vem recebendo melhorias e inovações constantemente. Dessa forma, consegue atender às necessidades de diversas áreas do mercado. Também, por esse motivo, há alguns tipos de centrais telefônicas disponíveis atualmente. Confira! 

PABX Analógico

São plataformas com componentes analógicos projetados para receberem linhas convencionais, por meio das operadoras de telefonia fixa. Dessa forma, seus ramais não possuem recursos avançados e sua utilização é básica. É o tipo mais tradicional e mais comum, uma vez que não há demanda de grande investimento.

Entre as funções do PABX analógico, podemos citar:

  • permissão de chamadas diferentes para cada ramal;
  • controle de ligações internas e externas;
  • realização de reuniões por telefone;
  • bloqueio de telefonemas a cobrar;
  • identificador de chamadas;
  • modo de espera.

PABX Digital 

É mais avançado, se comparado ao modelo anterior, por possuir recursos físicos analógicos integrados aos tecnológicos e digitais. Oferece ligações mais otimizadas e com a possibilidade de aumentar o volume do áudio. É um sistema mais utilizado por linhas digitais.

Possui todas as funções do PABX analógico e ainda dispõe de discagem direta para ramal (DDR), conexão entre linhas fixas e entroncamento digital (E1). Isso permite mais números de linhas. Também viabiliza programações avançadas, como limitar a duração das ligações e selecionar automaticamente as linhas ou transferências entre ramais. Pode haver, também, interligação a outros dispositivos como computadores e tablets.

PABX VoIP

Este sistema é mais dinâmico e possui mais recursos. O VoIP, ou Voz sobre Protocolo de Internet, é a transmissão de voz pela internet. Ou seja, os áudios analógicos são transformados em dados digitais e compartilhados pela web, por meio de algum software. Dessa forma, permite a ligação de linhas convencionais por meio de placas, pois o PABX VoIP (ou PABX IP) funciona como um provedor Proxy.

Originalmente, serviu como uma alternativa para chamadas de longa distância e internacionais. Com a maior presença da internet e a ascensão da banda larga, essa tecnologia ganhou mais notoriedade e relevância no mercado. E, claro que a melhor qualidade de navegação tem responsabilidade nisso, além da transmissão de dados com mais velocidade e eficiência.

Uma característica muito importante é a mobilidade. Por meio da telefonia VoIP, é possível manter contato com sua equipe de onde eles estiverem, em casa ou na empresa. Essa vantagem se tornou essencial durante o período de home office. Afinal, para fazer ligações com essa tecnologia, basta ter conexão com a internet e o software instalado em seu dispositivo. Seja ele um computador ou telefone. 

Além dos recursos disponíveis no modelo anterior, o PABX VoIP ainda possibilita a customização, conforme a necessidade da empresa, e a interligação de computadores e outros PABX. Também possui configuração fácil e ramais ilimitados.

PABX Híbrido 

Une as tecnologias analógicas e digitais, como o nome sugere, e implementa a telefonia VoIP. Isso permite interligar filiais sem custo, reduzindo o gasto com telefones. O PABX Híbrido utiliza a estrutura de telefonia que já existe na empresa. Permite, assim, que cada ligação use a tecnologia mais adequada para o momento e garante mais qualidade nas chamadas. 

Confira os benefícios do PABX

Um sistema PABX oferece diversas vantagens para seu negócio. Um dos pontos mais significativos é a redução de custos. Destacamos essa informação, visto que, conforme o “Relatório de nível de carga tributária e custo de cestas de serviços”, edição 2021, feito pela Anatel, o Brasil é o 5º país que mais gasta com telefonia fixa e o 6º com a móvel.

Assim, por meio de um sistema PABX, é possível ter um menor tempo de ligações e custo zero entre chamadas internas. Além disso, elimina as tarifas da operadora para chamadas entre as unidades distantes da empresa. Também, exclui as linhas por cada ramal, gerando uma baixa manutenção mensal. Outros pontos que favorecem menos gastos são: 

  • controle de gastos individuais em ligações telefônicas;
  • administração do tempo de duração das chamadas;
  • gerenciamento de equipe a partir de relatórios e gravações;
  • visualização do destino das ligações.

Outro benefício é a mobilidade. Com a configuração de ramais nos aparelhos celulares, é possível atender às ligações onde quer que a pessoa esteja. Junto a isso, há um aumento de produtividade e otimização dos processos que ele oferece para sua equipe. Por meio de Unidades de Resposta Automática – URA, pode-se realizar a automatização de correio de voz, menu de transferência para os ramais e gestão de atendimento.

Além disso, o sistema permite a instalação em aparelhos telefônicos (analógicos e IPs), e em computadores e outras plataformas. Isso permite que o colaborador atenda às ligações mesmo em home office.

Veja como identificar o melhor PABX para sua empresa

Para escolher qual o sistema ideal para sua empresa, além de verificar os benefícios acima, você deve considerar as demandas e realidade do seu negócio. Para isso, atente-se a pontos como:

  • perfil dos processos operacionais da sua empresa;
  • orçamento disponível para o serviço de telefonia;
  • número de ligações simultâneas;
  • quantidade de colaboradores;
  • capacidade de atendimento;
  • qualidade das chamadas.

Após ter essas informações, analise cada modelo de PABX, identificando quais os prós e contras que oferece. Também é importante incluir sua equipe de TI nessa escolha. Eles conseguirão apontar qual a melhor solução para a realidade do seu negócio.

Além disso, é preciso contar com um software para implementar o sistema na sua empresa. Um exemplo que reúne todas as facilidades apontadas neste artigo é o PABX da Dígitro.

São muitas as possibilidades disponíveis e diversas vantagens em implementar uma central de telefone. Hoje trouxemos alguns pontos que devem ser considerados para escolher o melhor tipo de PABX. O importante é saber a necessidade do seu negócio, sempre considerando sua realidade e planejamento financeiro.

Para continuar a receber informações sobre soluções inovadoras que ajudam sua empresa a ter mais produtividade e economia, visite regularmente nosso blog.