Como a transcrição de áudio vai auxiliar a sua empresa?

Até uns anos atrás, a transcrição de áudio era uma tecnologia muito distante da realidade. Tanto que se via apenas em livros, séries e filmes de ficção. Hoje, é um serviço indispensável e que já está sendo utilizado por diversas mídias digitais, como é o caso do YouTube. Você pode assistir a um vídeo e optar pelas “legendas automáticas” onde a plataforma mostra, de forma textual, o que está sendo falado. 

Dessa forma, como o nome sugere, é a transcrição do que foi dito para o formato de texto. Isso, da forma mais fiel possível ao que se ouve. Assim, ao contrário das legendas de filmes, por exemplo, não adapta o texto ao idioma. Ela faz a transcrição ― ou tradução, para mídias em outra língua ― fiel ao conteúdo.

Neste artigo, apresentaremos a importância da utilização e como a transcrição de áudio e vídeo ajudará a sua empresa. Mas, antes, demonstramos de forma simplificada, como é o funcionamento desse serviço. Acompanhe!

Transcrição de áudio: confira como funciona 

Atualmente, há várias plataformas que oferecem esse serviço para empresas de todos os segmentos do mercado. De modo geral, elas funcionam de maneira parecida e utilizam Inteligência Artificial para agilizar os processos. Normalmente, são realizados os passos a seguir.

  1. Contratar e instalar a plataforma no seu dispositivo.
  2. Carregar o arquivo na interface do aplicativo e configurar a transcrição. Você pode precisar escolher a qualidade de áudio, correções, prazos, entre outras opções. 
  3. A transcrição acontece de forma automática. Algumas plataformas enviam o texto para revisores humanos.
  4. Após esses passos, o documento estará disponível para download nos principais formatos de arquivo.

A transcrição ocorre de forma simples e rápida. É uma solução que faz com que sua equipe deixe de passar horas digitando o que está sendo falado nas gravações de áudio e vídeo

Você viu que o funcionamento do serviço é simples. E, mesmo com essa característica, é de grande importância para o mercado, ainda mais em tempos de aceleramento da Transformação Digital. Confira, a seguir, o porquê a transcrição de vídeo é essencial nos dias atuais.

A importância da transcrição de áudio para o mercado 

Com a Transformação Digital, o comportamento do consumidor mudou. Ele está mais on-line e as empresas também. Dessa forma, com mais usuários na internet, é de grande importância fornecer alternativas que melhorem a experiência do consumidor. E o que muitas organizações não se dão conta é de que há diversos clientes que possuem algum tipo de deficiência. Assim, é necessário promover a inclusão digital dessas pessoas. 

Para mostrar como está o cenário atual, trouxemos dados da pesquisa “Acessibilidade e tecnologias: um panorama sobre acesso e uso de Tecnologias de Informação e Comunicação por pessoas com deficiência no Brasil e na América Latina”. Segundo o documento, aproximadamente 7% das pessoas latino-americanas possuem alguma deficiência. São cerca de 34,5 milhões de indivíduos. Ainda, o estudo aponta que entre essas pessoas, 48% é economicamente ativa. 

Dessa forma, faz parte das práticas de acessibilidade virtual oferecer alternativas para que todos tenham uma boa experiência digital, por exemplo. É o que dizem as “Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) 2.1”. Este é um documento com as recomendações para os desenvolvedores de materiais para web. Ele visa tornar acessível os conteúdos para o maior número de pessoas com deficiência. Tais como cegueira e baixa visão, surdez e baixa audição, limitações de movimentos, incapacidade de fala, fotossensibilidade e combinações dessas características, entre outras necessidades. Ele ainda indica que sejam fornecidas alternativas textuais para os conteúdos de mídias. 

Afinal, qual o impacto da transcrição de áudio para as empresas?

Como mencionamos, a transcrição de áudio se faz importante para todo o mercado. E não só para ajudar a incluir digitalmente usuários com deficiência. Essa solução é uma excelente ferramenta para os serviços que necessitam gravar reuniões, por exemplo. É o caso da área médica. 

Especialmente depois de 2020, ano em que o mundo todo foi afetado pela crise sanitária ― e econômica ― desencadeada pelo novo coronavírus. Uma alternativa para os médicos foi a telemedicina, regulamentada no Diário Oficial da União. Com as consultas sendo realizadas de forma virtual, a transcrição de vídeo se tornou uma ferramenta importante para o profissional de saúde. Com a permissão de quem será atendido, ele pode gravar esse momento e, posteriormente, utilizar uma plataforma que faça a transcrição. Há também, as opções que fazem isso de forma simultânea, durante a própria conversa com o paciente. 

Mas essa ferramenta serve para todo o mercado! Por exemplo, você fez uma reunião on-line com fornecedores ou com sua equipe em regime home office. Para isso, gravou a conversa. É possível, pela transcrição de áudio e vídeo, fazer a ata desse momento com muito mais precisão. É uma grande facilidade que, além de tudo, pode aumentar a produtividade dos seus colaboradores. Afinal, eles poderão realizar outras tarefas enquanto uma plataforma faz a transcrição dos seus áudios e vídeos. 

Confira outros benefícios da transcrição de áudio

Se mesmo sabendo da importância da transcrição de áudio e vídeo, você ainda não se convenceu de adotá-la, leia com atenção esta seção do artigo. Trouxemos outros benefícios que essa ferramenta pode oferecer à sua empresa. Claro que o primeiro deles é a inclusão e acessibilidade digital. Isso tanto para seus clientes, quanto para colaboradores que possuam alguma deficiência. Além disso, como falamos, é possível fazer atas de reuniões por meio desse serviço. Na sequência, separamos mais algumas vantagens, confira.

Compartilhamento do conteúdo 

Ao transcrever os áudios e vídeos da sua empresa, é possível compartilhar o conteúdo com todos os membros da equipe. Seja na íntegra ou em fragmentos importantes. Assim, por exemplo, aquela conversa que você teve com um fornecedor pode virar um e-mail a ser disparado para o seu staff

Também pode ser utilizado para o seu departamento de Recursos Humanos. Em seleções, os profissionais poderão, com autorização, gravar as entrevistas dos candidatos. Depois, compartilhar apenas as informações relevantes com quem, de fato, irá decidir pela contratação. 

Auxilia na realização de cursos e treinamentos

Se você já acessa o nosso blog, sabe que valorizamos muito o treinamento das equipes. Afinal, manter o time informado e atualizado é muito importante. Não só para a motivação pessoal, mas para melhorar o atendimento aos seus clientes. 

Assim, o recurso de transcrição de áudio é indispensável para cursos e palestras pré-gravados, pois facilita as anotações acerca do conteúdo. Também, caso o seu colaborador não consiga ouvir o material por estar em algum lugar ou situação onde precisa manter silêncio, ele poderá acompanhar o treinamento por meio dos textos.

Outra dica é compartilhar o conteúdo que foi falado em formato de texto, como PDF, ODT, entre outros. Dessa forma, o profissional poderá realizar o download e ter acesso ao conteúdo na íntegra.

Melhora o SEO da sua página

Algumas ferramentas possibilitam exportar as transcrições para um formato web. Assim, você pode publicá-las sincronizadas a players de vídeo, áudio e também como textos no seu site. 

Inclusive, isso demonstra para os buscadores que seu conteúdo segue as práticas de SEO. Afinal, possibilita que todos os usuários tenham acesso ao seu conteúdo. Uma plataforma que oferece esse e outros benefícios é o Retextoar, da Dígitro. Além dos itens citados, a solução viabiliza arquivos e scripts para a exportação HTML (que inclui JavaScript, CSS e Arquivos de Mídia) e podem ser customizados e adaptados com grande facilidade. Também, conta com revisores humanos, para garantir a qualidade dos textos.

Esperamos ter lhe ajudado a perceber como uma ferramenta de transcrição de áudio e vídeo é importante para sua empresa. Caso tenha ficado dúvidas, deixe seu comentário. E para continuar recebendo conteúdos sobre comunicação e tecnologia, acompanhe regularmente o nosso blog