Trabalhando em casa? Dicas para manter o alto padrão de atendimento da sua equipe

Se você está trabalhando em casa, bem como os colaboradores de sua empresa, é essencial que saiba quais passos seguir para que o padrão de atendimento da sua equipe continue com a mesma qualidade ou, até mesmo, seja ainda mais proveitoso.

O que é o Home Office

O “home office” é um conceito muito conhecido e perpetuado na atualidade, nele as pessoas trabalham em suas casas ou em locais mais alternativos, utilizando-se da tecnologia para cumprir com as funções que antes eram realizadas presencialmente, nos escritórios da empresa.

Segundo uma pesquisa realizada pela ADP Research Institute, cerca de 29% dos funcionários com atuação remota dizem que estão completamente engajados ao trabalho, em contrapartida apenas 18% dos que trabalham em escritórios, assumem estar engajados com suas atividades. Esse estudo foi realizado em 19 países e reuniu depoimentos de quase 20 mil pessoas e acaba por comprovar a força que esse método de trabalho vem ganhando nos últimos anos.

Trabalhando em casa: Desafios

Embora o trabalho remoto pareça bem mais agradável para as pessoas que estão realmente trabalhando em casa, ainda é preciso falar sobre os desafios a serem enfrentados nessa nova modalidade.

Um desses desafios está diretamente relacionado ao modo como os colaboradores irão reagir diante do novo regime de trabalho, principalmente quando já estavam adaptados ao ambiente anterior, interagindo entre si e seus colegas, além de ter o supervisor ao lado para retirar dúvidas ou pedir algum auxílio.

Outro desafio muito comum ao se trabalhar em casa é o monitoramento das atividades que, querendo ou não, acaba ficando descentralizado e difícil de acompanhar.

Por esses motivos faz-se necessário o uso de uma ferramenta capaz de realizar essa descentralização e também ajude na adaptação e suporte a equipe.

Tendo isso em vista, para manter a qualidade do serviço, mesmo trabalhando em casa, é necessário que uma maneira de controle e organização seja encontrada para que tudo flua do modo adequado e esperado, perpetuando um bom trabalho realizado tanto dentro da empresa como virtualmente.

A utilização de ferramentas facilitadoras para atendimento

A utilização de ferramentas se faz muito importante nesse processo de adaptação do colaborador com relação ao trabalho em home office. Além disso, para quem está trabalhando em casa, a necessidade de ferramentas apenas aumenta para que as atividades realizadas não fiquem soltas e sem qualidade.

É por isso que a ferramenta Interact, da Dígitro, mostra-se extremamente completa, atendendo tanto as necessidades do cliente quanto as da empresa. Atualmente, as pessoas desejam se comunicar pelo método que escolheram e, principalmente, ter uma resposta rápida e precisa para a solução de seus problemas.

Pensando nisso, o Interact acaba por oferecer uma otimização da operação com um atendimento multicanal, ou seja, há muitas opções para que a comunicação seja estabelecida com o chat, a voz, o vídeo ou o e-mail em uma única tela. Desse modo, a operação se torna ainda mais ágil e eficiente, o que gera um alto padrão de atendimento.

Além disso, a ferramenta traz versatilidade para atender e gerenciar, bem como descentraliza as operações, permitindo um gerenciamento da operação feita ao cliente em tempo real, independente do local ou do sistema operacional que esteja sendo utilizado.

Versatilidade que une atendimento e gerenciamento

Para realizar um bom atendimento ao cliente, é necessário que o colaborador seja versátil e consiga gerir as suas atividades de maneira positiva e eficiente. Desse modo, a ferramenta Interact surge como facilitador para o gerenciamento das posições de atendimento, utilizando-se de relatórios customizados como principal meio de auxiliar o coordenador.

Com essa ferramenta, além do multicanal em uma única tela, que facilita o atendimento, existem meios para que haja avaliações de qualidade na prestação de serviços da equipe do contact center, o que, consequentemente, garante o sucesso do atendimento, e um feedback para que a gestor monitore sua equipe.

Outra característica relevante, principalmente diante da atividade home office, é a flexibilidade e a liberdade da aplicação da ferramenta, com configurações simples e administráveis, sem que haja a necessidade de um suporte técnico especializado na área.

Satisfação do cliente

Seja trabalhando em casa ou nas instalações da empresa, o atendimento ao cliente é um dos pontos mais importantes de todo o serviço, afinal, a qualidade desse contato é o principal objetivo a ser atingido.

Com uma maior quantidade de canais disponível, os clientes irão se sentir mais satisfeitos pela sensação de autonomia passada antes mesmo de o atendimento acontecer, fazendo com que as chances de venda sejam ainda maiores. Além disso, uma troca de informações internas de maneira mais ágil facilita, e muito, em uma tomada de decisão.

Quer saber mais? Leia tambémGestão de risco: a tecnologia no atendimento pré-hospitalar

Registro das atividades

Para finalizar, os colaboradores precisam ter um registro de todas as suas atividades, principalmente por estarem trabalhando em casa e necessitarem de um controle maior acerca desse fator.

Com a ferramenta Interact, será possível manter, utilizar e programar as gravações das mídias, sejam elas chamadas de voz, chats ou e-mails em um ambiente exclusivo da web. Além disso, os arquivos de gravações serão encontrados de modo mais ágil, utilizando-se de filtros avançados com pesquisas capazes de identificar ramais, duração das chamadas, hora ou outras informações disponibilizadas por outros softwares integrados ao sistema.

Dados os fatos, o home office pode ser um verdadeiro facilitador para as empresas e colaboradores, mas é preciso estar atento aos desafios e tomar as devidas precauções para que se mantenha um alto padrão de atendimento. Por isso, estar atendo as ferramentas que poderão auxiliar nestas atividades é muito importante.