Planilha Gratuita: Acompanhe os indicadores de desempenho das suas ações de comunicação interna.

Um dos maiores desafios na adoção e implementação de ferramentas para melhorar a comunicação dentro da empresa é medir os indicadores de desempenho e apresentar resultados concretos oriundos desses investimentos.

Em nossos artigos anteriores trouxemos técnicas e ações que você pode implementar dentro da empresa para melhorar o desempenho da comunicação de forma geral. São ações práticas, como sistemas de mensageira interna, assim como dinâmicas para engajar e colocar todos os colaboradores em sintonia, que visam acima de tudo, melhorar o desempenho e a produtividade da empresa.

Como acompanhar a melhoria do desempenho oriundas dessas ações?

Criamos uma planilha que irá lhe ajudar a dar o próximo passo no acompanhamento e análise das suas ações de comunicação interna. Com esta planilha basta você definir quais serão seus indicadores de desempenho principais, quais são as métricas que precisam ser analisadas e apontar a meta esperada para cada indicador. A planilha irá organizar as informações automaticamente e lhe permitirá ter uma visão mais abrangente sobre o desempenho das suas ações de comunicação.

Como acompanhar a melhoria do desempenho oriundas dessas ações?
Visão geral dos indicadores principais

É importante destacar que esta é uma planilha modelo e contém algum dos indicadores mais comuns, dos quais já falamos em nossos artigos anteriores, porém cada negócio possui características próprias e é possível que seu setor possa precisar de outros tipos de indicadores.

Indicadores de desempenho para medir a comunicação empresarial

Produtividade

Existem diversas formas de medir a produtividade e cada empresa pode utilizar aqueles que melhor facilitam a análise dentro das regras do negócio. Separamos três métricas de produtividade para você analisar dentro da sua empresa.

  • Negócios fechados por vendedor
  • Atendimentos realizados por colaborador
  • Receita gerada por colaborador

O objetivo aqui é acompanhar o volume de trabalho realizado por cada colaborador e a receita gerada por ele em um trimestre. Estas informações irão lhe permitir ter uma compreensão melhor de como está a produtividade e o desempenho dentro da empresa ou do seu setor.

Comunicação

A comunicação dentro da empresa muitas vezes é negligenciada, mas a sua otimização tem o potencial de influenciar positivamente na produtividade, controlar gastos e diminuir erros da equipe como um todo. Uma comunicação empresarial bem estruturada, pode evitar que informações sigilosas sejam acessadas por pessoas não autorizadas, além disso pode tornar o ambiente interno mais colaborativo. Por isso acompanhar indicadores de comunicação tem grande importância para qualquer coordenador, seja ele de vendas, atendimento ao cliente ou até mesmo de áreas que envolvam a gestão de pessoas.

Acompanhe seus indicadores de comunicação interna utilizando nossa planilha gratuita e prove o retorno de investimento das suas ações.

Algumas métricas para acompanhar o desempenho da comunicação dentro do ambiente de trabalho:

  • Número de Reuniões Presenciais
  • Número de Reuniões Video Chamada
  • Número de Ligações telefônicas

Acompanhar informações quantitativas podem lhe auxiliar a manter o controle de gastos, a produtividade e o foco nas questões mais importantes. Diminuir o volume de reuniões presenciais por exemplo, e aumentar o volume de reuniões em chamadas de vídeo, além de impactar diretamente nos custos, irá tornar o processo mais rápido e produtivo.

Satisfação

Acompanhar o indicador de satisfação dos membros da sua equipe também é essencial, inclusive para fazer com que seu investimento seja aplicada naquelas ações que são prioritários e emergenciais para o bom desempenho da empresa.

Algumas métricas para você começar a medir a satisfação dos colaboradores dentro da empresa:

  • eNPS
  • Engajamento
  • Nível de ESI (Employee Satisfaction Index)

Entender como este indicador evolui ao longo do tempo é essencial para o bom desempenho da empresa e para entender o clima organizacional.

Retenção

Assim como acontece no ambiente externo, criar ações para melhorar a satisfação e a produtividade é essencial para reter talentos no ambiente empresarial. Por isso acompanhe também:

  • Turnover
  • Tempo médio de empresa
  • Absenteísmo

Acompanhar de perto métricas como taxa de turnover (rotatividade) e absenteísmo (ausências no processo de trabalho)  é importante para entender a satisfação e a cultura dentro da empresa, além disso é essencial para que você possa realizar os investimentos necessários na retenção dos talentos da empresa.

Acompanhe seus indicadores desempenho utilizando nossa planilha gratuita

Primeiramente defina quais são os indicadores principais para acompanhar pela planilha. Em nosso modelo de exemplo definimos que os indicadores principais são:

ProdutividadeComunicação
SatisfaçãoRetenção

Feito isso, defina quais os indicadores de desempenho secundários que irão compor os indicadores principais e estipule as metas que você deseja atribuir para cada métrica.

Acompanhe seus indicadores utilizando nossa planilha gratuita
Defina as metas para o trimestre

 A planilha atribui classificação “A” quando a meta é superada, “B” quando a métrica está dentro da meta e “C” ou “D” para quando a métrica está abaixo da meta. Em nosso modelo, por exemplo, definimos que para o indicador secundário “Número de Reuniões em Vídeo Chamada” nossa meta desejada será de até “20” reuniões desse tipo no trimestre.

Evolução das suas métricas

Acompanhe a evolução dos indicadores de desempenho ao longo do tempo e registre as métricas no campo correspondente, na aba “métricas” da planilha modelo. Uma nota será atribuída automaticamente e os gráficos principais serão atualizados também de forma automática.

Acompanhe a evolução das suas métricas
Acompanhe diariamente seus indicadores secundários

Apresentar resultados concretos com as ações de comunicação interna não será mais um problema a partir do momento em que você conseguir acompanhar o desempenho de suas ações ao longo do tempo e poder tomar atitudes preventivas para melhorar algumas áreas.

Espero que tenha gostado deste material!

Caso tenha dúvidas, escreva um comentário no formulário abaixo. Teremos o maior prazer em responder as suas dúvidas.