O que é VoIP? Entenda as vantagens para sua empresa.

Apostar em ferramentas e tecnologias que possibilitem o aperfeiçoamento da comunicação de uma empresa deveria ser prioridade para todos os gestores. E não falamos apenas nos diálogos internos! Investir em uma solução como a telefonia VoIP pode mudar, também, a visão que o cliente tem do seu negócio.

Conforme o relatório “Estado do Atendimento ao Cliente”, feito pela Neoassist, 68% dos entrevistados aceitariam pagar mais por um produto ou serviço, desde que sejam bem atendidos. Dessa forma, muitas empresas já fazem uso da telefonia VoIP na otimização da comunicação corporativa. 

Para entender mais sobre essa inovação, continue a ler este artigo. Além de explicarmos o que é a telefonia VoIP, mostraremos algumas vantagens para a sua empresa. Confira!

Telefonia VoIP: o que é e de onde surgiu

Do inglês, Voice Over Internet Protocol, VoIP significa Voz sobre Protocolo de Internet, em sua tradução literal. Nada mais é que a transmissão de voz pela internet. Ou seja, os áudios analógicos são transformados em dados digitais e compartilhados pela web, por meio de algum software

Originalmente, serviu como uma alternativa para chamadas de longa distância e internacionais. E, com a internet cada vez mais presente na vida das pessoas e com a ascensão da banda larga, essa tecnologia ganhou mais notoriedade e relevância no mercado, uma vez que possui uma melhor qualidade de navegação. E, claro, transmite os dados com mais velocidade e eficiência.

A primeira empresa a desenvolver a telefonia VoIP criou um aplicativo chamado Internet Phone. Com simplicidade em sua funcionalidade, possibilitava que um usuário chamasse o outro, desde que ambos tivessem um microfone e uma caixa de som. Com o passar do tempo, a telefonia foi sendo aprimorada, tanto que hoje é possível a realização de chamadas de vídeo. Não só entre duas pessoas, mas, até mesmo, entre grupos. 

Como funciona o VoIP para empresas

Mencionamos anteriormente que a telefonia VoIP transforma os sinais de áudios analógicos em digitais por meio da internet, mas para isto, é necessário a instalação de um software que faça esta ação.

Muitos dos serviços VoIP ofertados permitem apenas que você ligue para outras pessoas usando o mesmo serviço. Já empresas especializadas, fornecem uma solução em que possibilita ligar para qualquer pessoa que tenha um número de telefone – incluindo números locais, de longa distância, móveis e internacionais. Além de permitir integração da tecnologia VoIP com a sua solução tradicional analógica.

É muito importante habilitar a comunicação não só entre os dispositivos iguais, como computadores, mas, também, permitir a ligação entre eles e os telefones. Isso permite que usuários que não estejam na empresa, por exemplo, possam se comunicar sem limites de distância. Confira, na sequência, as formas de conexão do VoIP.

  • Computador: para isso, basta instalar o software e ter um headset, fone de ouvido, microfone ou placa de som, para ser possível a comunicação via internet.
  • Telefone IP: já vem com entrada para cabo de rede e se adapta à internet, possibilitando a transmissão de mensagens.
  • Telefone fixo: será necessária a instalação de um ATA, ou seja, um adaptador/conversor de telefone analógico, que irá transformar os analógicos em digitais.
  • Celular: por meio da conexão 3G/4G (em breve 5G), é possível fazer as chamadas, desde que haja um aplicativo instalado no aparelho.
  • PABX Digital: oferece mais praticidade para empresas e permite a transmissão dos dados digitais.

Afinal, quais as vantagens que ela oferece?

A telefonia VoIP pode oferecer muitas vantagens para a sua empresa se comparada à telefonia tradicional. Na sequência, listaremos alguns benefícios que essa tecnologia promove no seu negócio. 

Redução de custos

Talvez essa seja uma das maiores vantagens da telefonia VoIP para a sua empresa. Principalmente, se o seu negócio paga contas telefônicas altas. Há registro de empresas que chegaram a ter uma economia de até 80% em ligações após aderirem ao VoIP.

Isso é possível porque não há necessidade de comprar equipamentos para realizar ligações e nem investir em linhas telefônicas convencionais. Basta escolher um software VoIP e fornecer ferramentas para sua equipe, como os headsets. Afinal, as chamadas são feitas pela internet, logo, seu custo concentra-se no pacote contratado com a operadora. 

Além disso, com o VoIP, sua empresa pode criar ramais internos, possibilitando que uma filial converse com outra, sem gastar com interurbanos. E as chamadas podem ser, inclusive, internacionais. Também dispensa a contratação de planos telefônicos fixos e para os celulares

Mobilidade

Por meio da telefonia VoIP, é possível que seu time mantenha contato com seus clientes, de onde eles estiverem. Essa vantagem se mostrou ainda mais importante no último ano. Conforme a pesquisa “Gestão de Pessoas na Crise Covid-19”, da Fundação Instituto de Administração (FIA), 46% das empresas brasileiras migraram para o home office devido à pandemia do novo coronavírus.

É onde se apresenta esse benefício da telefonia VoIP. Porque, para fazer ligações com essa tecnologia, basta ter conexão com a internet e o software instalado em seu dispositivo. Seja ele um computador ou telefone. 

Gestão on-line centralizada

Possui uma gestão que permite o rastreio de ligações realizadas e recebidas por cada ramal. Essa é uma prática que permite o controle de chamadas pessoais e profissionais

Inclusive, possibilita a audição e gravação das ligações. Assim, o gestor pode monitorar a produtividade da equipe. Possibilita também o bloqueio de números inconvenientes, sigilosos e privados.

Ainda, por meio da sua gestão centralizada, oportuniza que a configuração e atualização dos firmwares e terminais IP sejam feitas em lote. Assim, os profissionais de TI não precisam fazer essas tarefas em cada aparelho, o que torna o processo cansativo.

Segurança

O item acima nos leva direto para a outra vantagem da telefonia VoIP: a segurança. Isso porque as ligações são criptografadas. Além disso, a empresa se adequa à nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), pois ela protege as informações dos clientes. 

Esse é um ponto muito importante, visto que, de acordo com o “Panorama de Ameaças na América Latina”, em 2020, o Brasil registrou 56% das invasões virtuais. Portanto, contar com uma solução que permita manter as informações dos consumidores seguras é de grande importância.

Como dizer adeus à telefonia tradicional

A telefonia VoIP possibilita muitas vantagens para sua empresa, aqui citamos apenas algumas delas. Por isso, se você quer dizer adeus, o quanto antes, à telefonia convencional, o primeiro passo é escolher uma empresa que ofereça uma solução completa. Como é o caso da Dígitro, que conta com o VOIP Manager

Após adquirir a telefonia VoIP, você notará, já nos primeiros dias, uma comunicação otimizada na sua empresa. Tanto entre sua equipe, quanto entre seu time e seus clientes.

Conseguiu entender as vantagens dessa telefonia para sua empresa? Para continuar a receber conteúdos como este, acesse regularmente o nosso blog