Data analytics: a análise de dados impulsionando seus negócios.

Com o boom da transformação digital, as soluções tecnológicas estão, cada vez mais, presentes na vida das pessoas. Assim, automaticamente, as empresas estão investindo constantemente em inovações para otimizar processos e tarefas. Com isso, as informações e análise de dados (Data Analytics) precisam receber atenção. 

Tanto que, de acordo com a Gartner, até o final de 2024, 75% das empresas terão iniciativas de testes-pilotos para novas maneiras de uso da Inteligência Artificial (I.A.). Isso aumentará em 5 vezes as infraestruturas em Data Analytics. Ainda, conforme a empresa de consultoria, até 2023, mais de 33% dos grandes negócios terão analistas utilizando inteligência de decisão (Decision Inteligence) para realizar suas escolhas. Também, informa que até 2022, 35% das companhias serão comerciantes e compradoras de dados on-line. 

Para que você possa compreender melhor sobre o assunto, preparamos este artigo. Continue a leitura e descubra por que sua empresa deve investir nessa estratégia.

Data analytics: o que é e como funciona a análise de dados

Basicamente, o Data Analytics, ou análise de dados, é o método de examinar informações com uma finalidade preestabelecida. Ou seja, é uma estratégia que investiga dados brutos, objetivando achar padrões, insights e chegar às deduções com os resultados extraídos. Dessa forma, tanto por meio de algoritmos, métricas, quanto por processos mecânicos, como feedbacks e pesquisas de satisfação, consegue um material mais preciso. 

Assim, com diferentes fontes e grande volume de dados, consegue-se identificar qual o próximo passo que sua empresa pode dar. Além disso, a análise de dados permite estudar o comportamento do consumidor e suas expectativas que, principalmente no último ano, mudaram consideravelmente. Também possibilita observar as tendências do mercado. 

Embora seja possível aplicar Data Analytics em qualquer banco de dados, o seu conceito está vinculado ao Big Data. Este foi criado pela NASA nos anos 1990 com o objetivo de fazer uma avaliação de diversos tipos de informações das bases da organização. O intuito era criar uma inteligência que extraísse e interpretasse esses dados, mas, como a tecnologia da época não era avançada, essa implementação não foi realizada.

Entretanto, hoje temos à disposição muitas inovações, assim, a análise de dados está sendo, cada vez mais, otimizada. Atualmente, com a computação em nuvem e aceleração da transformação digital, pode-se realizar cálculos complexos de estatística, probabilidade, engenharia, entre outros. 

Afinal, como realizar o Data Analytics?

Normalmente, a análise de dados segue uma sequência com as seguintes etapas: coleta, organização, avaliação, desenvolvimento de algoritmos, visualização e tomada de decisão. Assim, para ter mais precisão em todos os processos, funciona por meio de softwares e hardwares. Estes seguem os passos citados em uma velocidade e volume que as demandas do seu negócio necessitam.

Como mencionamos, o objetivo do Data Analytics é otimizar processos e auxiliar na tomada de decisões mais assertivas. Isso até pode parecer algo simples, mas, muitas vezes, acaba demandando muito trabalho e tempo, especialmente em empresas com grande quantidade de dados. Por isso, é indispensável o uso de plataformas que façam essa função.  

Análise de dados para empresas: confira as áreas onde ela pode ser realizada

Utilizada para melhorar a performance das empresas, a análise de dados melhora diversos setores de uma instituição, tais como desenvolvimento de projetos, cultura organizacional e marketing. Inclusive, pode ser aplicada em negócios de diferentes áreas. Separamos alguns exemplos de como isso pode ser aplicado. 

Saúde

Pode ser utilizada para extrair dados geográficos e demográficos, de prontuários e demais processos que ajudam o médico a obter um diagnóstico preditivo. Também permite a avaliação de dados genéticos, assim como viabiliza a descoberta de doenças, fazendo que o profissional sugira um tratamento mais eficaz.

Outras possibilidades que o Data Analytics garante para esse setor é obter um mapa da saúde, com base no histórico do paciente, além de efeitos de medicamentos. Um ponto de destaque importante é que essa ação, inclusive, facilita a previsão de epidemias e a combatê-las. E isso já se mostrou uma realidade na pandemia de Covid-19. 

Conforme um artigo da revista “Panorama setorial da Internet”, as interações entre profissionais de saúde e essa tecnologia permitiram o desenvolvimento de modelos preditivos. Isso aconteceu por meio de soluções que ajudaram a definir pontos de risco à pessoa que está doente. Além disso, vêm ajudando nas decisões sobre os cuidados médicos de enfrentamento ao novo coronavírus. Os algoritmos, inclusive, são capazes de aprender padrões referentes às interações das particularidades do paciente e evolução do quadro.

Financeiro e econômico

Essa área é favorecida porque pode obter dados como: lista de ativos com custos, histórico de transações e índices micro e macroeconômicos. Por meio deles, é possível a identificação de custos de compra de ativos com variáveis, determinar tendências nos valores dos mesmos, entre outros.

Recursos humanos

Possibilita a geração de relatórios com dados exatos, auxiliando o setor a realizar diversas rotinas. Entre elas, a contratação de pessoas com perfil ideal para a empresa, assim como ao cargo oferecido. Também a criação de estratégias para melhorar o bem-estar, satisfação e motivação dos colaboradores. 

Além disso, é possível melhorar os índices de produtividade, alcance de objetivos, promoção ou desligamento de profissionais. Inclusive, permite definir quais pessoas têm mais potencial para a liderança

Varejo

Por meio da análise de dados, os varejistas têm acesso a informações que podem aperfeiçoar suas decisões de modo contínuo. Também, é ideal para avaliar os itens e estratégias de venda e de atendimento que possam melhorar a experiência do consumidor. Um exemplo de empresa que não pode deixar de utilizar o Data Analytics são os e-commerces. Já que o perfil do consumidor mudou, especialmente no último ano, e as compras estão crescendo na internet.

5 benefícios da aplicação do Data Analytics 

Se você ainda não se convenceu de que a análise de dados é indispensável para impulsionar o seu negócio, criamos uma lista com 5 benefícios que ela proporciona. Confira!

1. Redução de custos

Investir em soluções que promovem a redução de custos é um dos pontos que mais chamam a atenção de gestores das mais diversas empresas. Afinal, com essa ação é possível destinar verba para outros projetos.

Assim, com a análise de dados feita de forma correta, pode-se, entre outras coisas, decidir o que fazer para cumprir os objetivos da empresa de forma efetiva, sem desperdiçar recursos. 

2. Tomar decisões mais assertivas

Afinal, quanto mais dados corretos você tiver, mais será possível escolher opções assertivas para suas tarefas. Assim, com as métricas, tendências e demais informações que o Data Analytics fornece, pode-se medir a eficiência, identificar desafios e oportunidades. Dessa forma, sua empresa poderá ter ações com mais embasamentos e realizar processos mais certeiros. 

3. Reduzir riscos e fraudes

Por meio de relatórios, é possível prevenir fraudes em sua empresa. Além disso, proporcionam mais segurança organizacional. Ou seja, seu negócio pode rastrear informações de identificação de desvios não esperados, detectando rapidamente atividades potencialmente fraudulentas, inclusive detectando criminosos. Também ajuda a prevenir os ciberataques aos bancos de dados e vazamento de informações de seus clientes. 

4. Melhora a experiência dos seus clientes

Possibilita que as interações com seus clientes se baseiem na personalidade deles, entendendo suas atitudes. Para isso, considera fatores como localização em tempo real, o que auxilia, também, nos atendimentos omnichannel.

Além disso, permite projetar, controlar processos e otimizar operações. Inclusive, garante que melhorias contínuas sejam implementadas no que diz respeito à experiência do cliente.

5. Ajuda a encontrar melhores estratégias de marketing

Com os resultados da análise de dados, é possível encontrar estratégias melhores de marketing. Isso porque você conseguirá acompanhar a concorrência, comportamento do consumidor e definir ações, até mesmo, de endomarketing para todos os setores da empresa. Também, avaliar o desenvolvimento da imagem da empresa no decorrer do tempo, encontrar clientes potenciais e adequar a marca e produtos ao público. 

Conseguiu entender como funciona a análise de dados e como ela pode melhorar o seu negócio? Caso tenha alguma dúvida, deixe-a aqui nos comentários. E continue acompanhando nosso blog para ter acesso a conteúdos sobre tecnologias para sua empresa.