Planejamento Financeiro: Como prever os custos com comunicação interna?

Empresas de todo tipo e tamanho precisam crescer na direção certa a fim de alcançar os seus objetivos, mas o que pouca gente sabe é que apesar de existirem diversos fatores envolvidos, o planejamento financeiro merece sim, uma atenção especial.

Como diz Ed O’ Brien, CEO da eMoney Advisor: “O planejamento financeiro é crucial para um negócio de sucesso”. Até porque uma empresa que não utiliza bem os seus recursos e não os emprega de maneira inteligente não chegará tão longe.

E ele ainda afirma:“O planejamento financeiro pode fornecer um mapa das suas metas de negócios. Isso ajuda você a priorizar as despesas e avaliar com eficiência as áreas de negócios onde seria uma boa ideia concentrar recursos”

Refletir sobre essa frase, não é uma tarefa fácil, principalmente diante das tantas necessidades a serem supridas dentro da empresa. Na verdade, é um grande desafio para o gestor financeiro, que se vê dividido entre os investimentos prioritários de longo prazo e a cobrança por redução e controle de gastos no curto prazo. 

E a comunicação interna? Quanto destinar e como esse investimento pode impactar nos resultados e no sucesso na empresa?

Concentrar recursos em comunicação interna compensa

Comunicação é uma área na qual vale a pena concentrar recursos. Por meio dela, é possível criar um ambiente mais saudável e otimizar a interação entre empresa e colaboradores.

Sem contar que pode resultar em um aumento de 40% na satisfação do cliente, 30% de lucratividade e 36% a mais de desempenho na empresa.

Desse modo, criar e executar um plano de comunicação dentro da empresa irá impactar diretamente na produtividade dos colaboradores e nos resultados do negócio.

Fazer uma boa análise antes de escolher as ferramentas e ações que serão implementadas é essencial, além disso é importante considerar quais serão as métricas de sucesso e também o benefício esperado com a aplicação de cada uma delas, para assim poder apresentar resultados práticos obtidos com este tipo de investimento.

Para ajudar neste processo criamos um material gratuito com 22 ações para melhorar a comunicação interna na sua empresa. Descubra neste ebook, como pequenas mudanças podem trazer grandes resultados no desempenho da sua equipe.

Também vale considerar quais ações são prioritárias mediante uma pesquisa interna com os funcionários. Pois assim a empresa atende ao que eles realmente sentem necessidade e enxergam como prioritário.

São diversas vantagens e vale a pena destacar algumas. Veja abaixo:

  • Fortalece a cultura da empresa
  • Garante maior produtividade
  • Reduz os efeitos de uma crise
  • Mostra o impacto do trabalho
  • Aumenta a transparência
  • Minimiza boatos e fofocas
  • Diminui a rotatividade
  • E outros benefícios

Ao pensar nessas iniciativas e diante desses benefícios todos, você deve estar pensando: Quanto a empresa deve prever em seu planejamento financeiro para investir nessas ações?

Planejamento financeiro: quanto devo investir em comunicação interna?

A verdade é que isso depende. A quantidade do seu orçamento destinado para comunicação interna depende das ações e ferramentas que foram escolhidas para serem implementadas. Assim, se a sua empresa deseja realmente ter sucesso é importante saber primeiro quais dessas iniciativas se adequam a necessidade interna. Quais são prioritárias e o que se espera obter com cada uma.

Algumas ações abaixo não necessitam tanto de altos recursos financeiros e podem melhorar significativamente o ambiente organizacional:

  • Ter menos reuniões: em vez disso, a empresa pode adotar um aplicativo interno de mensagens ou conversas em vídeo. Neste sentido é importante sempre lembrar de escolher ferramentas que priorizem a segurança da informação;
  • Adotar uma abordagem mais integrada: Um quadro de avisos ou um mural de recados, por exemplo, pode ser uma boa ideia para tornar a comunicação mais transparente sem gastar muito.
  • Utilizar tecnologia para tornar a comunicação mais produtiva: Adotar soluções de telefonia VOIP, por exemplo é uma ótima forma de tornar a comunicação simples e ao mesmo tempo reduzir gastos.
  • Rede social corporativa: Implementar uma rede social corporativa ou um aplicativo de comunicação interna irá tornar o ambiente mais colaborativo.
  • Incentivar a prática de feedback de líderes e liderados: Uma prática de certa forma simples e barata, mas com grande impacto nos resultados do negócio.

A comunicação geralmente é vista como um overhead ou custo indireto dentro da operação financeira, outras vezes até ignorada por completo, porém mesmo que seu orçamento seja limitado, é importante avaliar estrategicamente quais ações são prioritárias e irão gerar maior impacto no negócio, seja no curto ou até no longo prazo.

Empresas se destacam ao investir em comunicação interna

Aqui estão alguns exemplos de empresas como Citibank, Fiat, Toyota, PortoBello e outras que investiram em endomarketing ou comunicação interna e, com isso, tiveram mudanças reais em seus cenários de alta rotatividade, demissões constantes, procrastinação, falta de engajamento, entre outras interferências negativas da empresa e seus funcionários.

1 – Citibank

  • Ação: criação do projeto “Sou Mais Citi” (fotografou os colaboradores e utilizou as fotos como material publicitário e na comunicação interna da empresa);
  • Resultado: Colaboradores animados e sentindo-se mais importantes;

2 – Fiat

  • Ação: Desenvolveu uma plataforma virtual para comunicação interna, oferece festas de debutantes e bodas de casamentos para os colaboradores e eles ainda são os primeiros a fazerem o test-drive dos carros novos na empresa;
  • Resultado: Mais engajamento e alto valor de pertencer ao grupo Fiat;

3 – Toyota

  • Ação: Colaboradores sugerem ideias e novas propostas que são implementadas anualmente, investe em palestras e treinamentos motivacionais como incentivo. Além disso, oferece treinamento de capacitação para engajar cada vez mais os seus colaboradores;
  • Resultado: Transformou-se em uma referência mundial quanto ao relacionamento positivo entre a empresa e seus colaboradores;

4 – PortoBello

  • Ação: Desenvolveu o seu plano de carreira chamado de Programa de Desenvolvimento e Crescimento;
  • Resultado: Aumentou o engajamento de seus funcionários;

Um outro exemplo é este estudo de caso feito na empresa de massas e biscoitos, de Santa Maria/RS, onde constatou que mais de 80% dos colaboradores considera a comunicação interna de suma importância.

São inúmeras empresas que ao investir em um plano de comunicação obtiveram melhores resultados (Confira aqui a lista completa das organizações que obtiveram melhores resultados com a aplicação de ações que visam uma melhor comunicação interna).

Como apresentado neste artigo, a comunicação interna na empresa é um tema que deve ser abordado no seu planejamento financeiro e pensado estrategicamente. Um ambiente onde os colaboradores não se sintam bem afeta diretamente no clima organizacional e na produtividade.

O primeiro passo é realizar uma pesquisa interna a fim de sondar como se encontra a satisfação dos colaboradores dentro da empresa. Feito isso, defina as ações mais prioritárias, implemente e acompanhe o desenvolvimento e o desempenho das ações dia após dia.

Quais são ações estão sendo implementadas dentro da sua empresa para melhorar o engajamento da equipe? Deixe sua opinião aqui nos comentários.