Publicado: 16/11/2021Tempo de leitura: 8 min.

Como a comunicação unificada ajuda a manter a segurança de dados?

Publicado por

Marketing Dígitro

Marketing Dígitro

Conteúdos Especiais

É comum surgirem notícias de vazamento de informações na internet, principalmente em aplicativos de troca de mensagens e redes sociais. Porém, se você pensa que esse risco está somente nas plataformas citadas, não se engane. Os ciberataques, aquelas tentativas de acessar um dispositivo não autorizado, acontecem o tempo todo e causam problemas graves. Alguns deles são a perda de dados, mas também a de dinheiro, já que existem casos de sequestro de informações e é necessário pagar para obtê-las de volta. Nesse cenário, uma das soluções eficientes para a segurança de dados é a comunicação unificada. 

Neste conteúdo, entenda mais sobre o tema e como ela pode ajudar, na prática, dentro das organizações. Ah! Também abordaremos o cumprimento da LGPD. Acompanhe abaixo!

Comunicação unificada: saiba mais sobre a solução que ajuda a manter a segurança de dados

Provavelmente, você já viu empresas terem problemas de comunicação. Seja na hora de fazer uma compra ou dentro do seu trabalho mesmo. Uma situação típica é a que entramos em contato com um negócio por telefone e a ligação cai. Se precisamos retomar o contato por chat, por exemplo, o que foi dito se perde e nenhum atendente sabe o que estava sendo resolvido. Isso acontece com frequência, afinal, são diferentes pessoas trabalhando juntas e, muitas vezes, conversando por diversos canais. Essa é uma das dificuldades que a comunicação unificada visa a resolver. 

Em resumo, ela é um conjunto de ferramentas e ações que têm como objetivo centralizar toda a troca de informações de uma organização. Nesse caso, vale tanto as conversas entre colaboradores, como entre marca e cliente. Dessa forma, tudo que acontece no dia a dia estará reunido em uma plataforma específica. É possível utilizar para videoconferência, chats, telefonia e até softwares para gerir as equipes.

Dentre seus objetivos estão a otimização de processos e estratégias, a integração entre os times, a assertividade com os clientes e a segurança de dados. Abaixo, entenda como ela impacta diretamente nesse último item. Confira!

Entenda como a comunicação unificada auxilia na segurança de dados

Dentro de uma empresa circulam diversas informações importantes e sigilosas. Planejamentos, custos, novos produtos, salários e mudanças de equipe são alguns dos exemplos. Isso acontece porque fazem parte de uma estratégia e podem ser utilizadas como diferencial competitivo ou até serem alvo de chantagens, no caso de hackers. Assim, com tantos meios de contato online, a segurança de dados é um assunto que deve ser entendido a fundo e questionado sempre. Inclusive, quando for necessário investir em novas ferramentas. Afinal, os aplicativos que usamos atualmente já se mostraram vulneráveis a esse problema.

Para você ter uma ideia, somente em 2020, no Brasil, ocorreram mais de 8,4 bilhões de tentativas de ataque cibernético. Por isso, é essencial a cautela nesses casos, e a comunicação unificada é uma aliada contra essa situação. Por trabalhar com somente um banco de dados, tudo que é registrado fica salvo de maneira segura e inteligente. Além disso, permite que backups e cópias de arquivos aconteçam automaticamente e frequentemente. Assim, todos os itens ficam a salvo. 

Também é importante garantir a utilização de criptografia. Ela é, basicamente, uma forma de se certificar que apenas pessoas autorizadas terão acesso às conversas realizadas. Agora, outro ponto fundamental é o cumprimento da LGPD. A partir dela, é preciso que as empresas tenham mais atenção no tratamento de dados dos clientes e, principalmente, no vazamento dessas informações. Nome, telefone, endereço e CPF, por exemplo, devem ser confidenciais. Utilizando um sistema centralizado, é possível protegê-los e, também, disponibilizá-los aos proprietários sempre que necessário, como cita a lei. Esses cuidados são fundamentais para evitar autuações e multas de valor alto, que ficam em torno de 2% do faturamento. 

No próximo tópico, entenda mais motivos para aplicar a comunicação unificada na sua rotina. Veja mais!

Conheça as vantagens da comunicação unificada

A centralização é essencial para a segurança de dados. Mas essa não é sua única vantagem. O primeiro ponto que gostaríamos de ressaltar é a redução de custos, principalmente, em despesas operacionais. Em um só sistema, os valores gastos com telefonia e internet diminuem. Isso porque as chamadas serão gratuitas para os dispositivos cadastrados por meio da rede. Sem contar que o número de viagens para reuniões pode ser menor utilizando as videoconferências.

Outro item essencial é a simplificação do trabalho da equipe de TI. Ao invés de precisar monitorar diversas plataformas diferentes, eles precisarão acompanhar somente uma. Assim, diminui-se o desperdício de tempo e aumenta-se a eficiência.

Agora, o benefício principal é o crescimento da produtividade. Já imaginou todos os colaboradores da empresa utilizando uma mesma interface com as mesmas informações nesse mesmo local? Esse tipo de ação aumenta a integração entre as equipes, pois permite que elas se comuniquem de qualquer lugar, sem erros ou achismos. 

Além disso, as possibilidades de negociação são maiores, pois você oferecerá mais agilidade e confiabilidade ao público contatado. O tempo de espera diminui e, consequentemente, a satisfação do cliente aumenta. Sem contar que terá acesso às estratégias de forma mais simples. Por fim, ela também facilita o trabalho remoto, já que pode ser utilizada de casa e com as mesmas informações e segurança do que no modelo presencial. 

Na última parte deste conteúdo, conheça a solução de comunicação unificada da Dígitro. Confira!

UNA: a solução de comunicação unificada e segurança de dados da Dígitro

Neste momento do conteúdo, você provavelmente já percebeu o quão benéfico será para uma organização diminuir os ruídos e interferências nos processos internos. E foi pensando em ajudar nesse quesito que a Dígitro criou o UNA. Um software que traz inúmeras funcionalidades para aplicar a comunicação unificada nas empresas, auxiliar na segurança de dados e no cumprimento da LGPD. 

Tudo aquilo que comentamos acima esse sistema oferece. Criação de grupos internos para realizar conferências on-line, possibilidade de acesso de qualquer lugar, recepcionista digital e centralização das informações são algumas das opções. Outra solução, muito necessária nos últimos tempos, é a gestão descentralizada. Com ela, os líderes podem acompanhar e administrar a equipe de perto, sem precisarem estar ao seu lado fisicamente. Por fim, é compatível com sistemas variados, como Android e iOS, além de ser utilizado tanto em desktop como em mobile

Sua organização precisa de um time remoto ou representantes externos? Existe a preocupação com a segurança de dados? Tem como objetivo melhorar o atendimento  e diminuir os gastos? Então, o UNA é a melhor opção. 

Solicite uma demonstração gratuita e sem compromisso com a Dígitro. Assim, você entenderá na prática como o software pode ajudar. Esperamos você!
Fale com a gente (chat)
Preencha as informações abaixo para iniciar o atendimento
Chat by Interact, da Dígitro