Publicado: 13/12/2021Tempo de leitura: 7 min.

Como usar bots para gerar mais leads.

Publicado por

Marketing Dígitro

Marketing Dígitro

Conteúdos Especiais

Os leads são o objetivo de grande parte dos profissionais que trabalham com marketing digital. Em outras palavras, esse termo refere-se àquelas pessoas que demonstraram algum interesse no mercado em que sua empresa atua. A ideia é trazê-los para a base e nutri-los até que estejam preparados para uma compra. Para isso, são utilizadas diversas estratégias: conteúdos ricos, blogs, webinars e, o foco do nosso texto hoje, os bots

Um estudo da Content Marketing Institute traz dados que ajudam a ter uma ideia da importância desses contatos. 85% das empresas B2B (Business to Business), afirmam que a geração deles é a principal meta de suas organizações. Então, como fazer para aumentar o número de pessoas atraídas pela sua marca? Neste conteúdo, explicaremos mais como a tecnologia pode ajudar, além de suas vantagens e como utilizá-la. Acompanhe!

O que são os bots? 

Praticamente todo mundo já usou um caixa eletrônico ou fez uma pesquisa no Google. E quem realizou uma dessas ações já utilizou um bot. Isso porque essa é uma ferramenta programada para executar uma série de funções, como se fossem a mente humana. Inclusive, muitas vezes, realizam tarefas até impossíveis para o nosso cérebro. 

Então, quando você faz uma busca na internet, por exemplo, é ele quem vasculha os sites a procura do seu resultado. Também é essa tecnologia que facilita a conversa entre máquinas e humanos, como na hora de sacar dinheiro de forma automática em uma instituição financeira. A inteligência artificial é utilizada para tornar esses robôs eficientes, seguros e ágeis. 

A versatilidade de uso dos bots é surpreendente. São competentes em análises complexas de banco de dados que permitem que gestores tomem decisões mais assertivas e enxerguem pontos de melhoria. Além disso, se tornaram indispensáveis em companhias que se preocupam com a qualidade do atendimento. Para você ter uma ideia da importância, uma pesquisa da Hibou mostrou que 91,3% das pessoas consideram agilidade sinônimo de um bom suporte ao cliente.

Com essa tecnologia no contato com os consumidores, além da rapidez, é possível aumentar a produtividade, minimizar erros e diminuir custos. Se quiser saber mais sobre a sua eficácia nesse setor, confira nosso conteúdo que mostra por que automatizar o atendimento ao cliente é importante. Por fim, ela é igualmente fundamental na hora de gerar leads qualificados. Para entender como funciona na prática, leia o próximo tópico. 

Por que um bot ajuda a gerar mais leads?

O bot é uma das tecnologias mais indicadas para iniciar a conversa com potenciais clientes. Além disso, já é tendência no país. O Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots mostra que, no ano passado, já haviam mais de 24 mil sendo utilizados. Isso acontece pois os robôs apresentam diversas vantagens. 

Em primeiro lugar, está a captação de leads de forma quase instantânea. Aqui, quando um cliente inicia uma conversa com o bot, ele já capta os dados de contato. Assim, você não perde nenhuma pessoa interessada por não ter um software eficiente de captura.

Além disso, facilita a obtenção de informações, essenciais para conhecer seu público e tornar a comunicação com ele mais eficaz. Afinal, quanto mais você sabe, mais assertivos serão os argumentos. Com essa ferramenta, é possível adquirir os dados de uma forma simples e objetiva.

Conhecendo bem os contatos, o bot consegue indicar os melhores conteúdos e adequar a linguagem. Assim, acelera o caminho do lead no funil de vendas, facilitando a conversão. Por exemplo, suponha que sua companhia atende outras empresas de diversos segmentos e o robô identificou que está falando com um gerente do ramo alimentício. Ele pode indicar conteúdos relacionados a essa área, personalizando a conversa e direcionando o vendedor na hora da negociação.

Por fim, ele também inicia os bate-papos, dispensando a necessidade de atendimento humano logo no início. Assim, quando sua equipe recebe o lead, já tem as informações necessárias para trabalhar a venda. Ainda é possível direcioná-los para tarefas mais estratégicas, deixando as operacionais de forma automática. As perguntas frequentes são um ótimo exemplo disso.

No último tópico deste conteúdo, conheça ideias para utilizar o bot na prática. Confira!

Como utilizar um bot na captura de leads?

Existem diversas estratégias para utilizar os bots para gerar mais leads, afinal, ele é versátil e adaptável. Para mostrar o que você pode fazer no dia a dia, separamos algumas ideias abaixo. Confira!

  • Respostas automáticas: utilize um chatbot no seu site para responder perguntas frequentes e entregar respostas instantaneamente. Dessa forma, o cliente é respondido de forma ágil e evita o uso de equipe para essa função. 
  • Captação de informação para venda: configure a ferramenta com perguntas que identifiquem a etapa do funil do lead. Com isso, você consegue enviá-lo ao time de vendas com mais informações em mãos, facilitando a conversão. 
  • Click2chat: sabe quando clicamos em um link e somos direcionados para o WhatsApp para iniciar uma conversa,mesmo sem salvar o número? Esse é o Click2chat! O bot também ajuda nessa comunicação, tornando ainda mais direto o contato entre a marca e um potencial cliente. 
  • Landing page: o bot pode ser utilizado como uma landing page. Isso mesmo! É possível captar o lead diretamente na janela da conversa, sem precisar de outros formulários. 
  • Disponibilidade 24 horas: independentemente do canal, deixe-o disponível por 24 horas em casos que não precisará de contato humano. Assim, nenhum contato é perdido e ainda não obriga o cliente a esperar o horário comercial. 

Bom, agora que você já entende melhor o que é um bot e suas vantagens, é hora de iniciar a estratégia com essa ferramenta. A Dígitro tem soluções eficientes para pequenas, médias e grandes empresas, além de trabalhar focada na tecnologia, segurança e transparência. Entre em contato com nossos especialistas para saber mais. 

Fale com a gente (chat)
Preencha as informações abaixo para iniciar o atendimento
Chat by Interact, da Dígitro