Publicado: 13/11/2020Tempo de leitura: 7 min. - Última atualização: 21/09/2021

Chatbots: como eles podem ajudar sua equipe a aumentar as vendas.

Publicado por

Marketing Dígitro

Marketing Dígitro

Conteúdos Especiais

Os chatbots são um assunto recorrente aqui no blog da Dígitro. E, visto os números que essas soluções têm alcançado, não poderia ser diferente! Para se ter uma ideia do boomde acordo com entidades do setor, o aumento por auxílio da inteligência artificial foi de 200% nos primeiros meses de 2020. Essa é uma ótima notícia para quem vê nos robôs uma forma de aumentar as vendas.

É comum encontrar quem acredite que os chatbots possam vir a substituir o atendimento humano, mas adiantamos que isso não é verdade. Mesmo que as ações dos robôs estejam surpreendendo, até mesmo, especialistas da área, os agentes do contact center podem ficar tranquilos! A tecnologia é como uma força complementar, não excludente. Ou seja, trabalhar essas duas frentes ― digital e humana ― é o que, de fato, será capaz de diferenciar uma empresa das demais.

Neste artigo, vamos mostrar ações práticas que irão trazer esses resultados. Você entenderá como os chatbots podem ir além das respostas simples e ajudar a sua equipe a aumentar as vendas! Acompanhe!

Quer dar o próximo passo? Baixe nosso material gratuito: 15 métricas para coordenar uma equipe de atendimento ao cliente.

Chatbots e o seu papel dentro do funil de vendas

Antes de ir para a prática, é bom entender o que são e qual o papel dos chatbots no ciclo de vendas da sua empresa. Esses robôs já são usuais em muitos sites (você encontra o nosso no canto inferior direito desta página) e são ótimos para realizar o primeiro contato com o seu prospect. Eles se utilizam da inteligência artificial para fornecer respostas rápidas ao usuário. 

Sabe aquela aba comum a muitos sites, a Perguntas Frequentes? Agora, ela conversa com o consumidor, consegue tirar dúvidas e prestar um suporte mais personalizado. E, claro, vai além: os chatbots são ótimos para agendar atendimentos, captar informações e contatos. Ou seja, eles servem como um ótimo filtro de oportunidades, onde as mais promissoras são encaminhadas para o contact center.

Bom, mas você deve estar se perguntando o que o funil de vendas tem a ver com isso. A resposta é simples: tudo! Como os chatbots fornecem respostas rápidas e, frequentemente, são o primeiro contato do cliente com a sua empresa. Dessa forma, eles se encontram como uma ação de topo de funil, que é aquele momento em que o prospect tem o intuito de se informar sobre uma solução e comprar ainda não é o objetivo.

Para dar uma explicação rápida, o funil de vendas é dividido em três etapas e assume que nem todo cliente está pronto para comprar. Por isso, sugere que ele vá sendo “convertido”, aos poucos e com ações estruturadas, até chegar ao fundo, onde o negócio tem real possibilidade de acontecer. 

Se você quiser entender melhor como isso funciona e quais os detalhes das etapas que o englobam, acesse o nosso infográfico Funil de vendas: entenda as etapas e como conduzir o seu cliente.

O que fazer para que os chatbots ajudem a aumentar as vendas 

Certo, agora que você já entendeu o básico sobre chatbots e funil de vendas, podemos seguir mostrando as maneiras de aumentar as vendas usando a inteligência artificial. Então, para começar, vamos ao ponto mais importante.

1. Chatbots devem ser uma solução integrada

De nada adianta disponibilizar um chatbot em seu site que não gere relatórios ou capte dados. Assim como qualquer ferramenta tecnológica, os robôs são uma via de mão dupla: visam a facilitar a vida do consumidor e, também, a angariar dados importantes para a tomada de decisão do negócio. 

Dessa forma, ele precisa gerar informações que possam ser analisadas quanto aos serviços ou produtos mais procurados dentro da plataforma, por exemplo. A partir disso, novas soluções são desenhadas sobre uma base concreta. Também é possível programá-los para realizar pesquisas de satisfação sobre o atendimento. As possibilidades são muitas. 

Por isso, é imprescindível que os chatbots sejam acompanhados de outras ações que permitam explorar esse potencial. A integração com o contact center é uma maneira de garantir que os prospects filtrados pela inteligência artificial recebam a atenção humana na resolução de suas demandas.

Quer dar o próximo passo? Baixe nossa planilha gratuitamente: Acompanhe os indicadores de desempenho das suas ações de comunicação interna.

2. Agentes com funções mais estratégicas

Com as perguntas frequentes sendo respondidas por chatbots, certamente, o contact center sentirá um desafogamento nas suas demandas. Um operador que, antes, respondia várias vezes as mesmas questões banais, agora se concentra em atender verdadeiros potenciais clientes. Dessa forma, o gestor tem em mãos uma excelente forma de capacitar ainda mais a sua equipe, voltando as ações para tarefas mais estratégicas e menos operacionais

Ao oferecer treinamento em atendimento, a respeito do produto ou serviço ofertado e em negociações, por exemplo, esses agentes têm mais poder de argumentação com um cliente que já mostrou interesse na sua solução. Assim, não há dúvidas de que as chances de conversão, ou seja, do fechamento da compra, aumentam consideravelmente.

3. Invista na humanização

Não faz muito tempo que os chatbots ofereciam respostas desconexas, que deixavam claro que aquela era uma conversa entre uma pessoa e uma máquina. Mas esse cenário vem mudando! Tanto que, de acordo com uma pesquisa da PwC, 27% dos entrevistados não sabiam afirmar se a sua última interação com uma empresa foi com participação humana ou não. Números como esse corroboram com a previsão da empresa de consultoria Gatner. De acordo com ela, até 2022, 70% da comunicação entre marcas e consumidores serão completamente conduzidas por robôs ― em 2018, esse percentual não passava de 15%.

Então, mesmo que o seu chatbot seja voltado às demandas rápidas, a humanização é fundamental. Atente à linguagem e apresentação. Não esqueça: ele pode ser a primeira impressão que um prospect terá do seu negócio.Ao longo deste artigo, você pôde entender melhor qual o papel dos chatbots na estratégia da sua empresa e como eles ajudam a sua equipe a aumentar as vendas. Agora, conheça uma ferramenta que, além do atendimento por texto automatizado, oferece recursos que irão revolucionar o seu contact center. Clique e conheça o Interact.

Fale com a gente (chat)
Preencha as informações abaixo para iniciar o atendimento
Chat by Interact, da Dígitro