Publicado: 05/08/2021Tempo de leitura: 7 min. - Última atualização: 31/08/2021

Saiba como um assistente virtual contribui para a redução de custos.

Publicado por

Marketing Dígitro

Marketing Dígitro

Conteúdos Especiais

O uso de assistente virtual já é uma realidade para muitas empresas no mundo. Isso porque essa tecnologia proporciona muitas vantagens, como a redução de custos para os negócios. E isso ocorre não só para as organizações, mas para os clientes também. De acordo com a pesquisa “O valor da tecnologia de agente virtual”, 99% dos participantes relataram uma diminuição de gastos nos contatos com as instituições

Claro, esse não é o único benefício que a adoção de um bot no atendimento proporciona. Ainda, conforme o estudo citado, 99% dos entrevistados também disseram ter um aumento de satisfação no contato com o assistente virtual

Neste artigo, iremos explorar um pouco mais sobre como o uso de um assistente virtual pode promover a redução de custos para uma empresa. Além disso, traremos outros pontos positivos que a utilização dessa inovação traz para os negócios. Então, continue a leitura e saiba mais!

Saiba agora o que é um assistente virtual 

Os assistentes virtuais são serviços de atendimento automatizados, com base em Inteligência Artificial. Ou seja, são robôs (bots) desenvolvidos especialmente para interagir com as pessoas na internet. Eles podem funcionar por meio de comando de voz ou mensagem de texto, ou, até mesmo, integrando os dois. 

De modo geral, o assistente virtual responde dúvidas do usuário de acordo com aquilo que é programado. Assim, pode ser um sistema de diálogo, um avatar ou um sistema que fornece informações. Também há aqueles que conseguem executar tarefas e conversas, como é o caso da Alexa, da Amazon. Ela, além de responder os questionamentos das pessoas, consegue controlar televisores, lâmpadas e outros dispositivos inteligentes. 

Eles entregam respostas personalizadas e automáticas aos clientes, mantendo uma conversa fluida por meio do Processamento de Linguagem Natural (Natural Language Processing – NLP). Isso faz com que o atendimento prestado seja preciso, rápido, interativo e de confiança, sem perder a sua “humanidade”.

Assim, esses bots são de grande importância para as empresas, pois ajudam a melhorar a experiência dos clientes. Por meio deles, é possível identificar as necessidades dos seus consumidores e, claro, trabalhar para oferecer as melhores soluções. Também, por realizar um primeiro atendimento, consegue direcionar um melhor suporte, caso necessite de um atendente humano. 

Como o assistente virtual promove a redução de custos 

Um dos principais motivos para as empresas investirem em um assistente virtual é, talvez, o seu maior benefício: a redução de custos. E isso se dá continuamente desde sua implementação. 

Embora haja quem acredite que o uso da tecnologia irá substituir o trabalho humano, na verdade, ela irá otimizá-lo. Os bots fazem o primeiro atendimento ao cliente, resolvendo as principais dúvidas recorrentes e, quando realmente o suporte precisar de um colaborador, irá direcioná-lo para tal. Então, com essa dinâmica, os profissionais podem prestar um contato melhor e mais focado ao consumidor. Também, dedicam-se a realizar outras atividades que não podem ser feitas pelas inovações.

Além disso, o uso do assistente virtual proporciona a redução de custos porque extingue as filas de atendimento e o tempo médio de conversa. E, claro, os gastos excessivos com telefonia e internet também diminuem. Inclusive, diminui consideravelmente as falhas humanas que poderiam acontecer nos suportes e, assim, evitam as despesas com retrabalho. Ainda, os bots conseguem minimizar os gastos de cada contato, pois conseguem atender centenas de usuários simultaneamente.

A redução de custo é apenas uma das vantagens de se adotar um assistente virtual para o atendimento da sua empresa. Na sequência, destacamos outros pontos positivos que essa implementação pode proporcionar ao seu negócio.

Descubra outras vantagens de utilizar um assistente virtual 

O uso de um assistente virtual é uma realidade que tende a crescer cada vez mais. A Gartner prevê que até 2025, 50% dos profissionais de educação usarão essa tecnologia sendo que em 2019, apenas 2% a utilizavam. Assim, as empresas que hoje já usam um assistente virtual, além de saírem na frente da concorrência, veem seu negócio impulsionado. 

Visto o cenário atual, onde as pessoas estão cada vez mais conectadas, contar com um bot é garantir mais praticidade, celeridade e, claro, otimizar o tempo de conversa com o usuário. Mas esses não são os únicos pontos positivos de se adotar um assistente virtual. Conheça, agora, outras 3 vantagens de contar com um assistente virtual. 

  1. Agilidade para os clientes: seus consumidores podem receber um suporte fora do horário comercial e sem passar por processos burocráticos. Esse item, com certeza, contribui para a satisfação dos seus clientes.
  2. Atendimento personalizado: como mencionamos, um assistente virtual pode ser configurado para falar uma linguagem que seja a mesma do seu público. Por isso, é possível oferecer um suporte humanizado.
  3. Disponibilidade 24h: com um assistente virtual, sua empresa oferece atendimento a qualquer hora do dia, por meio da internet.

Veja qual a melhor maneira de implementar um assistente virtual

Na hora de automatizar as operações de atendimento, busque por um software que conte com uma tecnologia avançada para suprir as necessidades da sua empresa. Um assistente virtual ideal, permite o reconhecimento e transcrição de áudio e de voz, robotizando tarefas repetidas de suporte, de forma avançada. 

Também deve combinar texto e áudio em uma única plataforma. De preferência, que seja multicanal. Inclusive, não se esqueça de verificar se a ferramenta oferece relatórios completos e colete feedback de forma automática dos seus clientes. Todas essas características você encontra no Assistente Virtual da Dígitro. 

Neste artigo, compartilhamos um pouco sobre como o uso de um assistente virtual ajuda na redução de custos de uma empresa. Para entender mais acerca do impacto dessa inovação no seu negócio, leia “A atuação de bots como assistentes virtuais acelera o atendimento”. Continue acompanhando nosso blog para manter-se atualizado sobre essa e outras tecnologias.


 
Fale com a gente (chat)
Preencha as informações abaixo para iniciar o atendimento
Chat by Interact, da Dígitro