Publicado: 25/11/2021Tempo de leitura: 7 min.

Como um assistente virtual ajuda no combate à pandemia de covid-19.

Publicado por

Marketing Dígitro

Marketing Dígitro

Conteúdos Especiais

Como você já sabe, a pandemia da Covid-19 chegou em 2020 e pegou todo mundo despreparado. E, infelizmente, não tivemos setores ilesos das consequências dessa situação. No ano passado, logo no início da quarentena no Brasil, já se enxergavam dados alarmantes. Uma pesquisa do SEBRAE mostrou que, naquele momento, mais de 10 milhões de pequenos negócios precisaram interromper suas atividades temporariamente. Assim, vimos lojas pausando atividades e inúmeros profissionais trabalhando em home office sem estrutura. Sem contar com o impacto mais grave: o colapso na saúde. Em meio a esse quadro, o assistente virtual surgiu como uma alternativa para amenizar os danos.

Imagine esse cenário: novos doentes entrando todos os dias, pacientes já internados sem evolução no diagnóstico e nenhuma resposta sobre como resolver o problema. Não parece nada fácil, certo? A situação, por si só, já era desgastante, mas ainda existia um agravante: a necessidade de cuidar daqueles que estavam salvando pessoas. 

E é aqui que a tecnologia se apresenta. Pesquisadores se juntaram em diferentes lugares no mundo para encontrar formas de agilizar tratamentos, entender o funcionamento do vírus e melhorar o controle da situação. Nessas pesquisas, surgiram diversas soluções e entre elas está o assistente virtual. Ele foi capaz de auxiliar em consultas a distância, diagnósticos, acompanhamento remoto e muito mais. Para entender o assunto em detalhes, acompanhe o conteúdo abaixo!

Entenda melhor o que é um assistente virtual

Em resumo, o assistente virtual é um robô de inteligência artificial programado para realizar atividades com mais eficácia, de maneira mais ágil e mais segura. Ele é capaz de simular uma ação humana ou executar tarefas que seriam impossíveis para as pessoas, como análises complexas de banco de dados. 

Antes mesmo da pandemia, sua utilização já apresentava uma crescente, principalmente em empresas que se preocupam com a qualidade no atendimento ao cliente. Para você ter uma ideia, o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots mostra que, em 2020, já haviam mais de 24 mil trabalhando no país. 

Dentro das companhias, ele auxilia automatizando operações, ajudando a economizar recursos e melhorando o suporte entregue ao cliente. Na área da saúde, foi responsável por prevenir muitas pessoas de se infectarem com a doença. Abaixo, entenda como ele foi essencial no combate ao vírus. Confira!

Entenda como um assistente virtual ajuda no combate à pandemia

Um dos maiores problemas do Coronavírus é a alta capacidade de transmissão. Por isso, uma proposta que permitisse a assistência aos pacientes com qualidade, mas sem prejudicar os profissionais da saúde, foi bem-vinda no surto de Covid-19.

Grande parte das iniciativas vieram de universidades que trabalharam arduamente para dar apoio à população. Um exemplo é a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). Os cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica se uniram para desenvolver um robô que oferecesse atendimento médico ao público com segurança. Ele ajuda a diminuir a contaminação entre doutor e paciente. Além disso, estimula o isolamento social e, por consequência, a redução de circulação de pessoas e do vírus. A tecnologia pode ser controlada a distância e permite que o operador veja, ouça e interaja por meio dela. 

Da mesma forma trabalha o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, também de São Paulo. Eles contaram com o auxílio de duas máquinas para teleatendimento, facilitando, assim, a checagem do estado dos infectados e a comunicação entre os especialistas. 

Além dessa atuação direta, o assistente virtual foi útil na pandemia de outras maneiras. Com esse tipo de inovação, foi possível realizar teleconsultas com quem estava doente e isolado em casa. Desse modo, eles puderam receber o melhor tratamento e acompanhar o histórico de medicação e exames sem se expor a locais de risco. Ainda, tiveram aqueles que fizeram entregas de alimentos para os infectados.

Agora, com o avanço das vacinas, eles aparecem novamente para auxiliar. São milhares de pessoas que precisam receber a vacinação e, para que os gestores tenham controle da evolução, foi preciso apoio da robótica. Ela ajuda a organizar os calendários de imunização, gerenciar quem precisa de primeira e segunda dose e apresenta o status geral.

No próximo tópico, conheça os benefícios do assistente virtual. Acompanhe!

Conheça os benefícios do assistente virtual na área da saúde

Já mostramos anteriormente diversos cenários em que essas inovações foram aplicadas e trouxeram resultado positivo. Mas aqui vamos pontuar as principais vantagens de utilizá-las. Afinal, se o seu objetivo é investir nessa tecnologia, é necessário entender a fundo seu custo-benefício e como ela ajudará toda a empresa.

O primeiro item a ser abordado é a democratização do acesso à saúde. Isso porque diversos pacientes podem ser atendidos direto de suas casas. Assim, o acesso a tratamentos de qualidade para qualquer pessoa fica muito mais fácil. Além disso, quem tiver contato com o assistente virtual, terá uma melhor experiência por combinar a humanização com a tecnologia. 

Agora, falando no aspecto de negócio, os consultórios mais modernos são, consequentemente, mais atrativos. Pois trabalham com o que há de mais novo para tratamento, acompanhamento e diagnóstico. Sem contar na agilidade de dispor de um assistente virtual para tarefas repetitivas. Esse tipo de serviço eleva o patamar da empresa, pois a instituição será vista de forma diferente pelo cliente. E, por fim, pode ser eficiente na redução de custos, tão exigida atualmente.

Para entender em mais detalhes como essa solução pode ajudar o seu local de trabalho, conte com a Dígitro. O Assistente Virtual contribui significativamente para a produtividade e redução de custos operacionais da sua empresa. Afinal, ele soluciona as principais demandas dos seus clientes de forma rápida. E, ainda, é integrado aos canais de comunicação mais utilizados (WhatsApp, Telegram e Facebook Messenger). 

Desde o início da pandemia, estivemos à frente de iniciativas de comunicação que auxiliassem toda a população a passar por esse momento. Seja para desafogar o sistema de saúde ou incentivar o isolamento. Entre em contato e converse com nossos especialistas. Esperamos você!


 
Fale com a gente (chat)
Preencha as informações abaixo para iniciar o atendimento
Chat by Interact, da Dígitro