Publicado: 12/07/2021Tempo de leitura: 7 min.

Como um assistente virtual vai ajudar a aumentar as vendas da empresa

Publicado por

Marketing Dígitro

Marketing Dígitro

Conteúdos Especiais

A cada dia que passa, a tecnologia ganha mais destaque em nossas vidas como ferramentas facilitadoras de muitas rotinas. Tanto que muitas empresas vêm apostando no uso de assistentes virtuais, até mesmo, como meio de aumentar as vendas. E você, provavelmente, já tem contato com uma dessas soluções inovadoras.

Afinal, quem é usuário de um celular com sistema operacional Android, já deve ter falado a famosa frase “Ok, Google”, para ativar o assistente virtual do smartphone. O mesmo princípio acontece com quem chama a Siri e a Alexa. Com o uso dessas soluções digitais, atualmente, já temos sistemas de casas inteligentes, que controlam temperatura, iluminação, entre outras tarefas. 

E a tendência é que a presença dessa inovação esteja cada vez mais presente na rotina das pessoas. A pesquisa “Voice Assistant Market: Player Strategies, Monetisation & Market Size 2020-2024” estima que até 2024, passarão dos 8,4 bilhões de dispositivos que terão essas tecnologias. 

Trazendo para o mundo dos negócios, essas ferramentas também propõem diversos benefícios para as empresas. Inclusive, como mencionamos, ajudam a aumentar as vendas. Se você quer entender mais sobre esse assunto, então, continue a leitura! 

O que é um assistente virtual?

Antes de mais nada, é importante explicar o que é e como funciona um assistente virtual. Esse é um bot programado para interagir com o usuário, por meio de comando de voz ou texto, dando respostas de acordo com a disponibilidade de informação mais relevante, conforme a necessidade do usuário. Ou seja, são recursos de inteligência artificial que respondem às perguntas feitas, como, também, executam diversas tarefas em interfaces conversacionais. Muitos são capazes de fazer transcrição de áudio em texto, ou vice-versa, com facilidade e alta precisão da língua materna. 

Os robôs estão sendo, cada vez mais, utilizados como soluções para facilitar o relacionamento com os clientes e, assim, aumentar as vendas. Uma forma bastante comum dessa ferramenta são os chatbots, que conversam com os usuários, esclarecendo suas dúvidas. Essas ainda são as maiores ocorrências dessa tecnologia, embora os assistentes de voz também estejam crescendo no mercado. E quem diz isso é o “Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots – 2020”. De acordo com a pesquisa, no Brasil, 98% dos desenvolvedores trabalham com chats de conversação em texto e 68% com bots de voz.  

O relatório que citamos, ainda, aponta que há 24 mil bots em atividade no país, trocando, em média, 92 mil mensagens por mês com 8 mil usuários. Isso mostra que as pessoas estão utilizando ― e, muitas, até preferindo ― manter contato com a inteligência artificial. Pois, por meio dela, é possível realizar atendimento a qualquer hora do dia, no caso de uma empresa. Por isso, na sequência, mostraremos como o uso de assistentes virtuais podem aumentar suas vendas e melhorar o seu negócio. Confira!

Como um assistente virtual vai ajudar a aumentar as vendas?

O uso de um assistente virtual proporciona diversos benefícios para as empresas que o utilizam. E eles, é claro, refletem no aumento de vendas da empresa. O primeiro, como você já deve imaginar, é a proximidade do seu consumidor, pois são programados para falar na linguagem dele. Assim, se sua empresa tem um perfil mais informal nos canais de atendimento, basta projetar seu assistente para utilizar essa forma de falar. 

Também, podem atender seus clientes a qualquer hora e em qualquer lugar. Isso, além de resolver dúvidas e problemas com mais rapidez, trará uma melhor experiência do usuário. Além disso, eles podem proporcionar uma redução de custos, pois o valor de manutenção é baixo e diminuem gastos com telefonia, por exemplo. Assim, possuem um excelente custo-benefício para as organizações. Ainda, podem ajudar sua equipe a ser mais produtiva, 'filtrando' as demandas e levando até o atendimento humano apenas o que o robô não conseguiu resolver. Também, mostra ao mercado que sua empresa está sempre inovando.

Quais os segmentos podem utilizar um assistente virtual?

Atualmente, todas as empresas podem tirar proveito do uso de um assistente virtual, indiferente dela ser de grande, médio ou de pequeno porte. Aqui, separamos 4 setores que podem aproveitar essa tecnologia e automatizar alguns processos. Confira os exemplos.

  1. Empresas ou setores de cobrança: para emissão de segunda via de boleto e de notas fiscais, consulta de faturas em aberto, alteração de titularidade, solicitação de mudança de vencimento e de mudança cadastral.
  2. Consultórios e área da saúde em geral: para automatizar serviços de ouvidoria, agendamentos, teletriagem, acompanhamento, teleconsulta, telemedicina e teleorientação.
  3. Ouvidoria e setor jurídico: pode ser usada para o armazenamento de reclamações via chat ou voz, receber protocolo dessas operações, consulta de processos on-line, contratos, títulos, termos e procurações, buscar processos em andamento nos tribunais e auxiliar advogados a produzir contratos e petições. 
  4. Atendimento ao cliente e centrais de relacionamento: permite o direcionamento de chamadas para os atendentes, fazer pedidos, confirmar e pagar, verificar endereço mais próximo e horário de funcionamento, ouvidoria, promoções e catálogos de produtos promocionais.

Como implementar um assistente virtual na sua empresa?

A melhor maneira de ter um assistente virtual é contar com uma plataforma completa que ajude sua empresa a aumentar as vendas. Por isso, na hora de escolher a sua, procure por uma ferramenta que automatiza tarefas repetitivas, deixando sua equipe livre para cuidar do que é essencial para o seu negócio. Como é o caso do Assistente Virtual da Dígitro. 

Essa é uma solução que transforma áudio em texto, e vice-versa, em tempo real e possibilita a definição de fluxos de automação customizados. Também, gera relatórios completos com definição de metas personalizadas. Além disso, integra o serviço aos principais aplicativos de mensagens, como WhatsApp, Telegram, Facebook Messenger e demais plataformas desenvolvidas para isso.

Neste artigo, você pôde ver como um assistente virtual pode ajudar a aumentar as vendas do seu negócio. Entenda, também, como a atuação de bots como assistentes virtuais acelera o atendimento.
Fale com a gente (chat)
Preencha as informações abaixo para iniciar o atendimento
Chat by Interact, da Dígitro