Publicado: 22/07/2021Tempo de leitura: 8 min. - Última atualização: 05/08/2021

Conheça 5 tendências de telecom para os próximos anos.

Publicado por

Marketing Dígitro

Marketing Dígitro

Conteúdos Especiais

Com a transformação digital acelerando cada dia mais, é evidente que as telecomunicações também receberiam aporte tecnológico. Cada vez mais, elas vêm evoluindo! Tanto que, de acordo com um estudo da “IDC Brasil”, em 2021, a telecom deve crescer 2%. Quando se trata do mercado corporativo, esse crescimento chega a 10%

Desempenhando um papel muito importante, que é facilitar a comunicação entre pessoas, há diversas tendências para a telecom nos próximos anos. E é sobre isso que iremos falar neste artigo! Sem mais delongas, mostraremos o que entrará em voga nos próximos anos. Mas, antes, entenda melhor o que são as telecomunicações. Confira!

Telecom: o que é e qual sua influência na sociedade 

Telecom, ou telecomunicações, é o nome do conjunto de meios eletrônicos que permite a troca de informações a distância. Refere-se a todos os tipos, como transmissão de voz, dados e vídeos. Apesar de ser bastante amplo, o termo engloba telefones (com e sem fio), fibra óptica, satélites, transmissão de rádio, televisão e internet. 

Antigamente, telecom tinha mais relação com as chamadas telefônicas tradicionais, mas, atualmente, elas estão mais ligadas à transmissão de dados. É por isso que mensagens de texto, e-mails, streaming de vídeos e acesso à internet, por exemplo, são difundidos como redes de telecomunicações. 

Elas possuem uma grande influência na sociedade, afinal, moldam como nos comunicamos. Tanto que há 20 anos muitas pessoas não acreditavam que em 2021 estaríamos conversando por chamada de vídeo. Essa era uma realidade distante, porém, hoje faz parte do nosso dia a dia. 

Além disso, todos os dias surgem novas formas de telecomunicações, aprimorando os meios de compartilharmos informações. E, por causa disso, iremos abordar algumas tendências de telecom para os próximos anos. 

5 tendências de telecom para os próximos anos

Assim como em outros setores da sociedade, as telecomunicações estão cada vez mais tecnológicas. Dessa forma, nos próximos anos, muitas tendências de telecom surgirão. 

Por enquanto, separamos cinco meios que serão bastante utilizados. Você perceberá que alguns já vêm sendo usados, até mesmo, no dia a dia da sua empresa. Então, confira!

1. Tecnologia VoIP

Do inglês Voice Over Internet Protocol, VoIP é, basicamente, a transmissão de voz pela internet. É uma tecnologia que possibilita a realização de ligações de áudio ou vídeo virtualmente, ou seja, sem a necessidade de uma tradicional linha telefônica. Ela transforma os áudios analógicos em dados digitais por meio de Protocolos de Internet - IP e, com a ajuda de um software, são compartilhados pela web.

Há diversos aplicativos em celulares que utilizam essa tecnologia, como FaceTime, WhatsApp, Skype e Google Meet. Além disso, para empresas, há softwares especiais desenvolvidos e programados para suprirem as necessidades de cada negócio, como é o caso do VoIP Manager, da Dígitro. A telefonia por Protocolo de Internet é uma tendência de telecom e proporciona alguns benefícios, como:

  • gestão on-line e centralizada;
  • redução de custos;
  • mobilidade;
  • segurança.

2. Assistente virtual 

Os assistentes virtuais são bots programados para interagir com as pessoas, seja por comando de voz ou mensagem de texto. Ele dá respostas ao usuário de acordo com as informações disponíveis em seu banco de dados. Além disso, esses recursos de inteligência artificial também são capazes de executar algumas tarefas, marcação de compromissos e listagem, além das conversas.

Popularmente, há vários assistentes virtuais famosos instalados em dispositivos como celulares, tablets, computadores, entre outros, como Siri, Alexa e Google Assistant. Há, também, aqueles que funcionam via chatbot, sendo preparados para responder as mensagens de texto dos usuários.  

Os assistentes virtuais vêm se mostrando uma grande tendência de telecom, porque ajudam, também, as empresas a melhorarem a experiência de seus clientes. Além disso, podemos destacar como benefícios dessa tecnologia: 

  • atendimento a qualquer hora do dia;
  • maior velocidade de raciocínio; 
  • falam a linguagem do público;
  • resolvem pequenas dúvidas;
  • agilidade no atendimento;
  • reduzem custos.

3. Data Analytics

Outra tendência de telecom para os próximos anos e que já vem sendo uma realidade, é o Data Analytics. Este que é uma estratégia que investiga dados brutos, visando a encontrar padrões, insights e chegar a conclusões com os resultados obtidos. Utiliza algoritmos, métricas, feedbacks e pesquisas de satisfação para ter apurações mais precisas. 

A análise de dados também permite acompanhar a concorrência, aprimorar processos nas empresas, podendo ser descritiva, preditiva, diagnóstica ou prescritiva. Oferece alguns benefícios para as instituições, tais como: auxiliam na resolução de problemas, mensuram desempenho, reduzem custos, ajudam na melhoria de processos e na tomada de decisões mais assertivas, entre outros. 

4. Network Operation Center 

Também conhecido como NOC ou Centro de Operações de Rede, é uma estrutura com profissionais especializados para realizar o monitoramento e gestão de eventos de TI. Assim, há o monitoramento 24 horas para operações críticas, onde falhas no sistema podem ser graves e gerar enormes prejuízos. 

Dessa forma, a tendência é apostar no NOC e deixar sua equipe cuidando de outras tarefas do dia a dia. Com essa estrutura, é possível ter acesso a indicadores de performance, notificações em diferentes mídias, mapear os serviços e ações on-line e gerar relatórios importantes. 

Uma excelente ferramenta que, além desses recursos citados, ainda dá suporte 24h, por 7 dias, é o NOC da Dígitro. Também, realiza um planejamento para prevenção de falhas e ação de contenção e muitos mais.

5. 5G 

A telefonia 5G é a quinta geração da rede de internet móvel, aquela que consiste em um conjunto de tecnologias que permite a troca de informações via aparelhos portáteis. Diferente das outras gerações, a 5G propõe uma conexão muito mais rápida, superando 1Gb/s, além da latência, que demora menos de 1 milissegundo e muito mais. 

Ela já vem sendo usada em diversos países e, em solo brasileiro, só será implementada após o Leilão de Espectro 5G, da Anatel. Ele está previsto para acontecer ainda em 2021. Quando for aprovada, essa rede proporcionará algumas mudanças para a telefonia, entre elas, a integração com a Internet das Coisas (IoT). 

Sua empresa já utiliza alguma dessas tendências de telecom? Se ainda não, que tal aderir a elas o quanto antes? Com certeza ajudarão a otimizar os processos de comunicação interna e externa do seu negócio.

Continue acessando regularmente o nosso blog para conhecer mais tendências como essas.

Fale com a gente (chat)
Preencha as informações abaixo para iniciar o atendimento
Chat by Interact, da Dígitro