Publicado: 21/02/2022Tempo de leitura: 8 min. - Última atualização: 25/02/2022

5 dicas para potencializar o atendimento ao cliente

Publicado por

Marketing Dígitro

Marketing Dígitro

Conteúdos Especiais

Você já desistiu de uma compra por conta do atendimento ao cliente que não foi satisfatório? Quantas vezes ouviu falar de uma situação negativa quando se trata do suporte das empresas? A interação da marca com o consumidor é crucial para criar um relacionamento duradouro, manter um público fiel e, claro, gerar novas vendas. Mas, mesmo assim, essa pauta ainda é muito negligenciada dentro das companhias.

Para se ter conhecimento da relevância do assunto, pode-se analisar um dado de um estudo da Microsoft. 56% dos entrevistados alegaram deixar de fazer uma compra devido a má experiência. Ou seja, para se manter competitivo no mercado, é fundamental potencializar esse contato com a sua persona. Abaixo, apresentaremos 5 dicas para ter um suporte ágil, efetivo e atualizado. Acompanhe!

Entenda a importância de investir no atendimento ao cliente

Os gestores que ainda acreditam que o preço é o principal fator para a realização de uma compra, estão enganados. Não é de hoje que vemos o atendimento ao cliente ganhar espaço e se tornar cada vez mais importante nessa decisão. Uma pesquisa realizada pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, trouxe essa mesma afirmação. 61% das pessoas disseram que a assistência da empresa é mais relevante do que o valor ou a qualidade do produto.

Visto que essa porta de entrada é tão expressiva para a conversão, é impossível ignorar sinais de melhoria da equipe. Assim como o acompanhamento das tendências do mercado e do comportamento do consumidor, para conseguir aderir às suas preferências.

Então, como considerar esses pontos na estratégia, além de garantir que o contato seja eficaz, humano e ágil? A resposta engloba inúmeros tópicos: qualificação dos times, a utilização de ferramentas auxiliadoras e a análise de dados são alguns deles.

O primeiro se faz essencial uma vez que o principal incômodo na hora do suporte é conversar com alguém que não tem habilidade para resolver a situação. Já, no caso das plataformas, as vantagens são diversas.

Para você ter uma ideia, o principal aspecto que define uma boa conversa com a marca é conseguir resolver o problema em uma única interação. Em segundo lugar, os respondentes apontaram como positivo quando não pulam de agente em agente. Uma tecnologia que unifica as comunicações e apresenta todas as informações sobre o cliente, é excelente para esses casos. 

Por fim, a pesquisa da Microsoft, já citada anteriormente, mostra que conhecer o histórico da pessoa também aparece como essencial para 95% dos brasileiros. E,  esse é apenas um dos benefícios de utilizar a análise de dados.

Conheça 5 dicas para potencializar o atendimento ao cliente

Bom, até aqui, vimos o quão significativo é oferecer um excelente atendimento ao cliente e quais os pontos devem ter mais atenção. Agora, daremos algumas dicas para você potenciar esse setor na sua empresa, considerando esses e outros aspectos ainda não citados. Confira abaixo!

  1. Entenda o comportamento do consumidor no cenário atual

Esse é um tema que deve estar sempre em alta em qualquer mercado. Afinal, o comportamento do consumidor muda ao passar dos anos, com a evolução da tecnologia e com seus ideais. A pandemia do novo coronavírus, que começou em 2020, também teve grande influência nessas alterações. Isso porque as compras on-line e a necessidade de adaptar a empresa ao meio digital cresceram mais rapidamente do que o estimado. 

Atualmente, valorizar sentimentos reais, ao invés da positividade tóxica, é mais importante para o público em geral. Além disso, a sustentabilidade e a dessincronização social (diminuição de pessoas trabalhando em horário comercial) também estão em alta.

Temos outro conteúdo em nosso blog que explica os novos perfis de consumidores para abordar em 2022. Lá, mostramos detalhadamente quais suas características e como conversar com cada um deles. Confira!

  1. Automatize o atendimento ao cliente

Quando uma pessoa entra em contato para entender mais sobre um produto ou resolver um problema, agilidade é um dos pontos cruciais. Visto que, nesses casos, a resposta precisa ser rápida para não perder a venda ou decepcionar um cliente. E a automatização do atendimento auxilia a executar essa tarefa de forma efetiva.

Ela nada mais é que uma forma de solucionar uma demanda sem intervenção humana. Para isso, recorre-se a assistentes virtuais, bots ou chats que usam inteligência artificial para ajudar quem entra em contato. 

Assim, os colaboradores podem ser acionados apenas quando uma ação manual é obrigatória. Então, além de otimizar recursos, você pode realocar algumas pessoas para tarefas mais estratégicas. Entenda mais sobre o assunto no artigo que explica a importância de automatizar o suporte na empresa.

  1. Utilize bots de atendimento

Falando em inovações, a nossa terceira dica é aderir aos bots. Essa tecnologia, diferente do que muitas pessoas pensam, não foi criada para substituir o trabalho humano. Na verdade, seu objetivo é facilitá-lo. Até que o contato chegue em um membro do time, o usuário já consegue iniciar uma conversa. Dessa forma, ele não fica esperando e ainda é possível colher informações relevantes que serão utilizadas mais tarde. 

A adoção dessa ferramenta vem crescendo cada vez mais no país. Em 2020, já existiam 24 mil bots em atividade. Desses, 64% foram direcionados ao atendimento ao cliente.

Você ainda tem dúvidas sobre utilizar essa alternativa com o seu público? Sem problemas! Leia os efeitos do chatbot na assistência ao consumidor e como sua atuação acelera o suporte. Assim, você tira todas as suas dúvidas e pode adotar a ideia sem medo.

  1. Invista em customer experience

Customer experience é um conjunto de percepções que o público terá sobre a empresa ao interagir com ela. Por isso, aqui, ultrapassamos o conceito de bom atendimento ao cliente e precisamos oferecer experiências marcantes. Assim, todos os pontos de contato do funil de vendas devem ser reavaliados visando a esse conceito.

As tendências do mercado atual influenciam diretamente na forma como sua companhia deve agir nesses casos. O mesmo levantamento comentado antes, da Microsoft, traz um exemplo interessante. Ele mostrou que os canais on-line são a primeira forma de contato da maioria das pessoas com as marcas. Então, se a sua empresa não possui uma mídia digital eficaz, a experiência passada ao cliente também não será positiva. Para entender mais sobre o assunto, confira o conteúdo que explica, em detalhes, o customer experience.

  1. Analise os dados disponíveis

Por fim, a popular análise de dados. Hoje em dia, iniciar qualquer planejamento ou ação sem uma base de informações é bastante arriscado. Isso porque existem inúmeras ferramentas que proporcionam avaliações que podem embasar as decisões.

Quando falamos de atendimento ao cliente, o principal benefício é o ganho de produtividade. Uma vez que, com insights relevantes em mãos, será possível observar gargalos, momentos de ociosidade, atrasos e, assim, otimizar os processos internos.

 

Em nosso blog, explicamos como usar a análise de dados para melhorar o rendimento das equipes. Clique e confira!

Conte com a Dígitro para melhorar o atendimento ao cliente da sua empresa! Temos uma série de soluções que auxiliam a colocar em prática cada uma das dicas acima. Converse com nossos especialistas e saiba mais!


 

Fale com a gente (chat)
Preencha as informações abaixo para iniciar o atendimento
Chat by Interact, da Dígitro